TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO EDUCATIVO NÃO FORMAL DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Por:   •  10/6/2018  •  Artigo  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 15

PROCESSO EDUCATIVO NÃO FORMAL DA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS: Os programas e atividades da igreja mórmon constituindo um processo de ensino e aprendizagem[a]

Maciel Pinheiro de Sousa

Acadêmico da Licenciatura Plena em Pedagogia

Universidade Estadual do Piauí

Uma abordagem inicial que gostaria de fazer é explicitar um pouco sobre o uso do nome da Igreja, pois na medida em que a Igreja vai crescendo torna-se cada vez mais relevante a responsabilidade dos membros e da Igreja em proclamar o nome do senhor Jesus Cristo[b]. Em vista disso, a referência à Igreja deve incluir seu nome completo sempre que possível. Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são mais conhecidos pelo o apelido de os mórmons, palavra concedida pelos não membros, ou seja, uma grande parte da população conhece os membros da Igreja como os mórmons, isto se dá pelo fato de a Igreja possuir uma de suas obras padrão chamado Livro de Mórmon. Porém, apesar de ser aceitável a referência mórmon, ao referir-se aos membros da Igreja, é preferível usar a expressão “membros da igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias”. Como referência abreviada, “santos dos últimos dias” (SUD) é preferível, e “mórmons” é aceitável (Manual 2, administração da igreja 2010,p.202[c]). A igreja mórmon foi fundada ou organizada formalmente no dia 06 de abril de 1830, na casa de um irmão da igreja chamado Peter Whitmer Sênior, em fayette, nos estados unidos. Tendo como principal fundador ou organizador Joseph Smith Junior (ensinamentos dos presidentes da igreja, resumo histórico).[d]

Ao analisarmos a história deste povo vemos o quanto foram segregados e violentados, tanto pelo Estado, quanto por multidões enraivecidas que se sentiam inquietos e angustiados, isto devido às crenças que o povo da Igreja possuía, o estado por sua vez, lhe negava os direitos cívicos oprimindo de forma repressiva o povo da igreja[e]. O que nos interessa analisar nesse artigo é como os programas e as atividades da igreja, que acontece sempre de forma coletiva contribuem na relação ensino aprendizagem das crianças, jovens e adultos consistindo num processo educativo através de relações não formais. A igreja proporciona a organização e os meios para que a doutrina de cristo seja ensinada a todas as pessoas, com isso, os lideres e professores leigos da igreja se esforçampara ensinar as pessoas a tornarem-se verdadeiras seguidoras de Jesus cristo, dito de outra forma um Cristão mórmon. Em vista disso, a Igreja proporciona oportunidades de serviço, trabalho voluntário, e de crescimento pessoal, que ocorre através de processos de compartilhamento de experiências, interação, e essencialmente em espaços e ações coletivas cotidianas, que, por sua vez, se constitui em uma educação não formal (GOHN, 2010, p. 93).

Ademais, os programas e as atividades da Igreja aprovam e reforçam as pessoas individualmente e a família, visto que um dos propósitos da Igreja é ajudar as pessoas e as famílias a qualificarem-se para receberem recompensas em uma vida após a morte (essa questão espiritual será vista mais adiante como uma produção de saberes). Outro ponto relevante se refere às atividades política e cívica e na qualidade de cidadãos, os membros da igreja são incentivados a participar dos assuntos políticos e governamentais, inclusive do envolvimento no partido político de sua escolha. Também são incentivados a envolverem-se ativamente em causas justas para melhorar sua comunidade no intuito de fazer dela um bom lugar para morar e criar a família, todas essas motivações ocorrem no espaço de ações coletivas, através de um ensino não formal,onde se pode afirmar segundo Gohn (2010), que a educação não formal, torna-se essencial para a formação dos indivíduos, sendo parte integrante da constituição dos seres humanos como cidadãos.

A finalidade e objetivo do artigo é primeiro, analisar como os programas e atividades da Igreja se constitui em um processo educativo, segundo mostrar como a formação religiosa leiga dos membros está relacionada a um ideal de cidadania.Vistoque a igreja promove meios onde o ensino e aprendizagem se dá constantemente em formas de ações coletivas, promovendo conhecimentos de habilidades e valores para todos os membros, constituindo assim, uma produção de saberes. Isto ocorre porque todos em geral recebem de forma cotidiana oportunidades para servir, pregar, ensinar, liderar e orar.Enfim, para fundamentar e justificaras relações não formais da igreja num processo educativo é relevante esclarecer que as atividades de serviço dão aos participantes a oportunidade de demonstrar respeito às pessoas, aumentar a fé em suas crenças e sentir a alegria advinda de ajudar o próximo. Por meio dessas atividades, os membros podem ajudar as pessoas em dificuldades, melhorar o aspecto físico das capelas e terrenos da igreja, participar de projetos da comunidadee criar relacionamentos com organizações voluntárias locais. Em vista disso, fica evidente que o despertar para a solidariedade que existe entre os mórmons, torna-se um meio para a conscientização dos indivíduos diante do papel que os mesmos desempenham na sociedade. Ademais há ainda atividades culturais que dão aos participantes a oportunidade de desenvolver talentos e interesses. Promovem também a criatividade, a confiança, as comunicações e a cooperação, e mais os líderes e membros promovem bailes;treinamento em dança e festivais de dança; treinamento musical; festivais de musica; produções teatrais e musicais; shows de talento e oficinas de oratória. Isso se dá através da organização e ação coletiva, essas relações não formais consiste em uma ampla produção de saberes constante.

Além disso, existem ainda as atividades esportivas onde a Igreja proporciona aos membros e não membros atividades físicas sadias, integração e a prática do espírito desportivo, fazendo com que seus jovens se abstenham das drogas sendo motivados pelas práticas esportivas. Os participantes devem esforçar-se para alcançar o melhor desempenho possível, mas a ênfase maior deve recair sobre a participação (Manual 2, administração da igreja, 2010, p.109). Em vista do já mencionado até aqui, podemos perceber que a educação não formal possui a intencionalidade de dados, sujeitos em criar ou buscar determinadas qualidades e/ ou objetivos, ou seja, trata-se de ações e práticas coletivas organizadas em movimentos, organizações e associações sociais (GOHN, 2011,p.107-108). Com isso, os espaços onde se desenvolve ou se exercitam as atividades da educação não formal são múltiplos, a saber: no bairro-associação, nas organizações que estruturam e coordenam os movimentos sociais, nas igrejas, nos sindicatos e nos partidos políticos, nas organizações não governamentais, nos espaços culturais, e nas próprias escolas, nos espaços interativos dessas com a comunidade educativa etc.(idem, 2011, p. 108). É relevante reescrever o conceito de educação não formal, que a Maria da Gloria Gohn nos apresenta em sua concepção, diferenciando-se de outros autores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com