TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA- UNIP INTERATIVA A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.398 Palavras (26 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 26


Unip interativa

PROJETO DE PESQUISA- UNIP INTERATIVA

A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL

Erica Moreira Gouvea Alves RA 1304947

PROF

SÃO PAULO, SETEMBRO

2016

Código de Entrega

1dd7783d-75cb-4584-bdb4-0016161f2c04

Erica Moreira Gouvea Alves RA 1304947

A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO E O SERVIÇO SOCIAL

                                                   Projeto de pesquisa como disciplina obrigatória

Orientador: Prof

SÃO PAULO, SETEMBRO.

2016

Curso de serviço social

Trabalho conclusão do curso

Unip Polo Itaquera 6º semestre

DEFINIÇÃO DO TEMA

O objetivo deste documento é formalizar e validar o tema escolhido, bem como a definição do trabalho em grupo ou individual a ser realizado durante o ano letivo de 2015.

Identificação Do Aluno

Nome completo

e legível

Numero de matricula

E-mail

Telefone para contato

Erica Moreira Gouvea Alves

1304947

gouvea.alves@bol.com.br

959506766

Resumo

Diante o acelerado crescimento da população idosa nas últimas décadas, a violência contra essa classe começa a se tornar um problema político, social e de saúde cada vez mais relevante. A violência contra pessoas nessa faixa etária é uma violação aos direitos humanos e é uma das causas mais importantes de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança, sendo causada geralmente pela família ou Instituições de Longa Permanência para idosos - ILPI. O Trabalho construído tem como objetivo compreender a situação da violência institucional contra os idosos brasileiros, vivenciada em instituições de longa permanência. Destacando, na pesquisa, a violência institucional contra idosos, envelhecimento como um desafio para a saúde pública, ações de políticas públicas, atuação da sociedade e equipes de saúde frente a essa problemática, aspectos legais e éticos da violência contra o idoso dentre outros aspectos. Diante desse fato, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para analisar os tipos de maus tratos e abusos vivenciados pelos idosos que vivem em instituições.

PALAVRAS- CHAVE: Violência; idosos; instituição; família; estatuto.

ABSTRACT

Given the rapid growth of elderly population in recent decades, violence against this class begins to become a political, social and health increasingly relevant. Violence against people in this age group is a human rights violation and is a major cause of injury, illness, lost productivity, isolation and hopelessness, and usually caused by the family or the long term institutions for the elderly - ILPI. The work built aims to understand the situation of institutional violence against elderly Brazilians, experienced in long stay institutions. Highlighting, research, institutional violence against the elderly, aging as a challenge to public health, public policy actions, society's activities and health teams against this problem, legal and ethical aspects of violence against the elderly and other aspects. For that reason, we performed a literature search to examine the kinds of mistreatment and abuse experienced by older people living in institutions.

KEYWORDS: violence, elderly, institution, family, statute.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

            A violência doméstica não é um acontecimento muito novo, ela já vem sido debatida á anos. Mas, segundo Machado (2002), foi somente nas duas últimas décadas que a questão começou a despertar real mérito na comunidade científica.
            No âmbito do estudo da violência doméstica, aquela perpetrada contra os idosos foi a última a despertar o interesse da comunidade científica e a ser considerada uma questão de saúde pública. No Brasil, principalmente a partir da década de 1980, as mortes por acidentes e por violências de qualquer natureza vêm aumentando proporcionalmente como causa de óbitos, inclusive entre os idosos (Drumond Jr, 1999).
  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema que fez despertar o interesse em buscar mais informações sobre os idosos que passam por situações de violência.

         Cada vez mais ouvimos falar no aumento da população da melhor idade, ou da terceira idade, será que estamos preparados para acolher está população. Com o aumento dessa população, estamos preparados para melhor atende-los, não só os idosos mais sim as pessoas que vivem em seu meio.

Infelizmente ouvimos falar muito da violência contra o idoso, porque isso ocorre e como combater esse problema, apesar de ter leis que os protegem e cada vez mais comum essa violência.

Essa violência na maioria das vezes acontece sempre por um parente mais próximo, são diversas as práticas de violências como física, psicológica e financeiramente. 

A violência é considerada um problema de saúde pública na medida em que incide na saúde física e/ou psíquica das vítimas, daí o crescente número de pesquisas que visam obter conhecimentos específicos sobre a velhice e dos fatores de risco que tornam o idoso vulnerável à violência (Minayo, 2005).

Com o idoso vivendo mais as famílias não tem estrutura e com a vida corrida do dia a dia, acaba se afastando e perdendo a paciência com o idoso, existe várias situações envolvidas como a questão da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (280 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com