TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCATIVO: Multidisciplinar

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu-SP

Curso: Pedagogia 5°SEMESTRE

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

                   Andréia Renata Bonfim     RA 412077

                   Rosilene Aparecida de O. Rodrigues   RA 417375

“PROJETO EDUCATIVO”

Tutor Presencial: Maria Emília Pimentel Soares

Piacatu/ SP

Maio de 2015

1.RESENHAS

  1. Projeto:Uma nova cultura de aprendizagem

O desenvolvimento de um  projeto na prática pedagógica é uma forma de envolver o aluno, professor, recursos disponíveis, novas tecnologias e estabelecer nesse ambiente uma ambiente de aprendizagem.

Os projetos ocorrem por meio de interação e articulação entre áreas distintas de conhecimentos conexões estas que se estabelecem a partir do cotidiano dos alunos.

O professor que vai trabalhar com projetos de aprendizagem tem que respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalhos dos alunos, a primeira etapa é o planejamento do tema. O professor e os alunos têm que ser parceiros e sujeitos de aprendizagem atuando no seu papel e nível de desenvolvimento.

O professor é consultor, articulador, mediador, especialista e facilitador do desenvolvimento do aluno nesse processo.

1.2.Integração das tecnologias na educação

O computador e a internet enfatizam um papel importante cabendo a escola a realizar a inclusão destes na educação das novas gerações, sabendo que tem que evitar a exclusão social.

O professor tem um papel importante neste processo de introdução da mídia na educação escolar, o mesmo pode incluir imagens,animação,vídeos na aprendizagem dos seus alunos que passam a ser co-autor no processo de comunicação e de aprendizagem.

Há sim a necessidade de o professor deixar de lado a postura do único responsável e junto com seus alunos, criar novas interessantes e diversificadas possibilidades para a construção de seu conhecimento.

1.3. O fazer e o compreender

O processo de ensino-aprendizagem baseia na idéia que o aluno demonstra que aprendeu se é capaz de aplicar as informações adquiridas.

O uso de objeto e atividades prioriza a compreensão do aluno envolvido com o que faz.Devem ser ricos em oportunidade que permite ao estudante explorá-las e nessa exploração vem destacar a educação por meio de projetos educacionais.

No processo de aprendizagem o educador deve se preparar para ser capaz de transformar as informações em conhecimentos.

Tem que haver um movimento entre duas abordagens pedagógicas, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender, reconstruindo o conhecimento.

As atividades educacionais devem ter uma direção de assumir os objetivos que pretende atingir.

1.4 Aprendendo com o projeto

O uso da tecnologia na escola tem sido um grande auxílio para modernizar e atualizar os educadores.

O texto vem destacar que os currículos têm que ser uma reflexão um planejamento aonde vem ser uma visão global do ser humano e dos seus valores.

Essa visão nem todos têm onde volta pela pobreza de interesse e com isso os currículo torna a ser uma prisão curricular.

A criação de projetos vem destacar e provocar aos alunos os seus verdadeiros desejos e com isso se torna importante a interação entre professor e o aluno sempre trabalhando juntos.

E com o projeto podemos destacar as questões reais da sociedade em que vivem e com paciência se unem a construção de um projeto que é importante nesta realidade educacional.

O projeto deve ser trabalhado dentro e fora da escola para construir novas idéias co isso se torna prazerosos.

1.5 Projeto Pedagógico. Por quê, quando e como-Educação Infantil

Nos primeiros anos de atuação o trabalho acabava por acontecer com o atendimento as necessidades das crianças e com isso era orientar na rotina na creche.

Os educadores por sua iniciativa tiveram o hábito de trocar experiência a respeito do trabalho.

A estruturação do projeto educacional levaram-se em conta o compromisso na formação da criança de 0 a 6 anos com esse projeto tiveram que se organizar com os espaço, tempo e as necessidades das crianças.

Tiveram que integrar outras áreas nesse projeto para trabalharem com objetivos de experiências diversificadas a todas as crianças.

Durante esses trabalhos houve troca de experiências sobre o desenvolvimento infantil, havendo também mudanças se necessário na forma de trabalho dentro desses projetos.Na educação Infantil é muito diversificado pos esse currículo pode ser modificado.

1.6 Conceito de Projeto Educativo

O projeto educativo vai além de conhecimentos que visam na formação de indivíduos intelectualmente preparada e comprometida com a sociedade em questão inseridos. O processo de ensino aprendizagem se da através da interação professor, aluno e sociedade. Segundo Fernando Hernandes todo projeto deve ter relação com os objetivos conteúdos para não se perder o sentido que se quer alcançar, sendo necessário o estabelecimento de metas e limites para a culminância do trabalho. A escola tornar mais próxima dos alunos através de pesquisas de seu interesses, curiosidades e investigação de fatos atuais para o processo de ensino aprendizagem.

Os professores devem discutir propostas enfatizando dúvidas aceitando idéias e sugestões para que todos se envolvam no processo.

 

2.ESCOLHA DO TEMA PARA O PROJETO EDUCATIVO

A escolha do grupo foi a “Invenção da Infância” e o vídeo Palavra Cantada “Criança não trabalha”. Este vídeo traz vários elementos que deveriam estar no mundo das crianças: brinquedos, material escolar, alimentos e fantasias.

2.1 Justificativas para o Tema Educativo

A justificativa deste tema serve para enfatizar a realidade de muitas crianças brasileiras, denunciando grandes diferenças sociais de um lado famílias de baixo poder aquisitivo, o índice de mortalidade infantil é elevado. Do outro lado famílias com melhores condições financeiras exigem que suas crianças preencham seu tempo com atividades mais referidas aos ideais sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com