TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação democratica no ensino superior

Por:   •  19/4/2017  •  Artigo  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 15

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR:

“FORMANDO FORMADORES”

DEMOCRATIC PARTICIPATION IN HIGHER EDUCATION:
  "FORMING TRAINERS"

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a participação democrática no ensino superior como proposta de gestão de qualidade. O ensino superior aqui apresentado é aquele que tem o governo como entidade mantenedora. Este tipo de gestão se estabelece tendo como base a participação de um público bem amplo nas tomadas de decisões. A descentralização do poder e a transparência de suas práticas podem ser percebidas na eficácia e predomínio da questão pedagógica e seus desenvolvimentos. Portanto, o pressuposto teórico aqui apresentado é a participação  democrática como uma excelente proposta para a administração de uma instituição de ensino superior , a qual irá garantir a ocorrência de melhores resultados.

Palavras chave: Democrática. Ensino Superior. Educação.

.

ABSTRACT

ABSTRACT: This article aims to discuss democratic participation in higher education as proposed quality management. Higher education presented here is one that has the government as an entity sponsor. This type of management is established based on the participation of an audience much broader in decision making. The decentralization do power and transparency of its practices can be perceived effectiveness and prevalence of pedagogical issue and its developments. Therefore, the theoretical assumption made ​​here is democratic participation as an excellent proposal for the administration of an institution of higher education, which will ensure the best results occur.

Keywords: Democratic. Higher Education. Education.

INTRODUÇAO

O desenvolvimento da educação superior brasileira é permeado por momentos que vão desde a demora na implementação dos primeiros cursos superiores, até o controle para autorização e funcionamento de novas faculdades e universidades, haja vista o crescimento descontrolado dos últimos anos. Portanto, neste item, far-se-á apenas algumas considerações para melhor localizar no tempo e no espaço, a trajetória da educação superior brasileira e sua importância na formação docente deste País1. A formação docente no Brasil está alicerçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB de 1996, que visa regularizar, fazer cumprir e atender as necessidades do ensino nas suas diferentes modalidades2.

 Azanha (2004) desenha o “perfil profissional”, por meio de uma listagem de competências cognitivas e docentes que deveriam ser desenvolvidas pelos cursos formadores. Embora este traçado das discussões seja um pouco simplificado, ele capta duas tendências sempre presentes no encaminhamento: a primeira, a de que num país com tão grandes diferenças econômicas, sociais e culturais, a única política nacional de formação de professores deva ser uma simples indicação de rumos; e a segunda, de que o problema torna-se mais grave ainda, porque as discussões e propostas que surgem em congressos, seminários e outros eventos tem se detido na caracterização da figura abstrata da figura de um profissional dotado de determinadas qualidades como sendo um ideal de formação3.

 No contexto histórico, conforme observa-se em Gonçalves e Peres (2002), dois processos básicos de formação se apresentam: o autodidatismo, onde não há cursos e nem instituições formadoras de professores e a fase posterior quando surgem as instituições formadoras4. No contexto educacional, a democracia tem sido uma proposta na forma de gestão democrática de ensino, o que caracteriza sua aceitação dentro da esfera organizacional das instituições públicas de ensino e, não diferente, das instituições de ensino superior. Esta realidade está inserida num aspecto geográfico global, pois o direcionamento da gestão democrática de ensino compreende uma vasta proporção territorial, pois, a legalização deste tipo de gestão é estendida para todo o território brasileiro. A democracia na esfera pedagógica é marcada pela descentralização administrativa, pela transparência do movimento geral das instituições, pela perspectiva de uma construção real e não utópica do princípio da igualdade entre os indivíduos que compõem o corpo educacional das instituições de ensino5.

De acordo com Bastos (2001), a democracia dentro do contexto pedagógico é o único caminho para reconstruir a educação pública de qualidade. Se uma instituição for pública seu aspecto terá que ser amplamente público, ou seja, aberto para pensamentos e ideias de outros que não sejam membros diretos da administração. Nesta perspectiva, vigora o modelo democrático como requisito para uma administração pública que torna o funcionamento mais dinâmico das partes que constituem as instituições6.

Este artigo aborda a prática democrática no ensino superior, tem como objetivo discutir a  participação democrática no ensino superior como proposta de gestão de qualidade. Este tipo de gestão se estabelece tendo como base a participação de um público bem amplo nas tomadas de decisões. A descentralização do poder e a transparência de suas práticas podem ser percebidas na eficácia e predomínio da questão pedagógica e seus desenvolvimentos. Portanto, o pressuposto teórico aqui apresentado é a democrática na formação dos futuros formadores como uma excelente proposta para a administração de uma instituição de ensino superior , a qual irá garantir a ocorrência de melhores resultados.

Diante do exposto tomei como objeto de estudo da participação  democrática  no ensino superior: “formando formadores” . Como questão norteadora: Qual a importância da participação democrática no ensino superior

E para responder estes questionamentos determinou-se o seguinte objetivo analisar através de um estudo bibliográfico Participação democrática  no ensino superior: “formando formadores”.

E para responder estes questionamentos determinou-se o seguinte objetivo analisar através de um estudo bibliográfico Participação democrática  no ensino superior: “formando formadores”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com