TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peão Na Amarração e Pai e Filho

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Metodista de São Paulo

Turma 1 – Pedagogia

Componentes do grupo:

Allan Barbosa de Souza

 Camila Rodrigues dos Santos Alexandre

Fabiana Bezerra da Silva

Marize Okusono Rodrigues Pinto

Miriã Dourado Pereira

Tamires Oliveira de Morais

Thays Gimenes Cabral

Trabalho Temático 1 – Professora Cristiane Gandolfi.

  1. Aproxime as letras de música “Pai e Filho de Renato Teixeira” e “O Peão na Amarração” de Elomar à sociologia de Marx e Durkheim

 Através da sociologia de Durkheim deu-se origem aos fatos sociais que consiste na maneira do individuo pensar, agir e sentir, onde se vê obrigado  a se adaptar as regras da sociedade que estão inseridos. Onde há relação com a música de Renato Teixeira  mostrando a história do filho que está indo embora da casa de seus pais,em busca de algo melhor.

 A teoria de Marx foi voltada para a ação, um grande critico ao sistema capitalista, procurava defender e trazer melhorias aos direitos trabalhistas. Buscava um rompimento com o capitalismo rumo à conquista de um sistema político econômico mais generoso e que rompa com as desigualdades sociais. Na música de Elomar mostra um trabalhador explorado  que não está satisfeito com sua posição.

  1. Escreva sobre do que as músicas falam, qual é a problemática que apresentam e como essa se resolve na música. Junto a isso, pense na posição política-educativa-formativa do professor (a), diante desse letramento musical.

Na música “pai e filho” de Renato Teixeira mostra a história de um pai conservador que não quer ver o filho partir e diz que o “aconchego do lar” é o melhor lugar para ele ficar. Já o filho busca mudanças e quer novas oportunidades. O professor deve seguir uma rotina, afeto para com o outro, cuidado e preocupação, o que remete o cuidado do pai com o filho.

Já a música “Peão na Amarração” de Elomar fala de um trabalhador rural que não está contente com sua vida e não consegue deixar suas raízes e tomar uma iniciativa para mudar de vida. Levando em consideração a letra das músicas e o posicionamento do professor, é que sempre precisamos buscar algo novo, não se acomodar com seu método de ensino e que não tenha medo de buscar e trocar experiências com outros profissionais.

  1. Entre aspas traga uma frase da música e a aproxime ao pensamento de Marx, Durkheim e o papel do professor na atualidade.

O peão na amarração se relaciona a sociologia de Marx, na questão da exploração do trabalho e o abuso do sistema capitalista. Quando ele relata na música “De não sê impregado” “E tomem num sê patrão” é uma crítica ao capitalismo em uma ideologia comunista (modo de produção que valoriza o trabalho). E a relação com Durkheim é a realidade social, onde relata a cultura, a linguagem e os costumes de onde o ser está inserido. Na atualidade o papel do professor e ser critico no que é imposto, devem argumentar e discutir suas ações e não ser “boi manso” aceitando as ideias prontas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com