TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula para Alunos da Educação Infantil

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula para Alunos da Educação Infantil

Turma com crianças de 4 anos de idade

Título da lição: Os cinco sentidos

Data: 08/ 05/ 2012

Nome do Professor: Elisangela de Souza Piveta Garcia

No Final desta aula o aluno será capaz de:

  1. Explorar os cinco sentidos. Conhecer quais são os órgãos dos cinco sentidos, suas funções e importância para a nossa sobrevivência;
  2. Sentir de forma concreta a função de cada órgão, bem como o seu funcionamento;
  3. Ter condições de diferenciar cada um dos órgãos e fazer comparações entre eles.

Material necessário:

 [pic 1]                                                         [pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]                                                           [pic 6]       [pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]                                                            [pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

Divisão da Lição

Métodos Didáticos

Duração

Captação

Iniciar a aula com as crianças sentadas no chão, em círculo. O professor apresenta as figuras ilustrativas com os órgãos dos sentidos e pede para que as crianças digam o nome de cada uma delas e para o que elas acham que servem. Na sequencia, o professor escolhe um voluntário para ficar no meio da roda e deitar sobre uma folha de papel pardo. Outra criança é escolhida para desenhar o colega na folha enquanto os demais observam. Feito isso, as crianças deverão identificar se os órgãos apresentados anteriormente pelo professor constam na figura do colega, e consequentemente deverão desenhá-los na própria figura. O professor com a ajuda das crianças colará o desenho na parede da classe para exposição. Esta abertura da aula será importante para que o aluno possa perceber a importância dos órgãos dos sentidos em sua vida e a percepção de que cada órgão tem uma função específica. Será uma aula bastante dinâmica, participativa e de fácil entendimento.

50 minutos

 

Explicação

Explicar aos alunos a função de cada um dos órgãos.

O professor poderá utilizar como referência o texto “Órgãos dos Sentidos” (Anexo 1).

Durante a explicação o professor deverá mostrar em si mesmo sobre qual órgão está falando e pedir para a criança também repetir esta ação, para que a mesma possa senti-lo.

20 minutos

Atividades dos Alunos

Será montada uma atividade onde cada uma das crianças poderá estimular e diferenciar cada um dos sentidos:

- Paladar: uma mesa com algumas frutas (limão, banana), açúcar e sal;

- Tato: itens com texturas e temperaturas diferentes – esponja, gelo, água morna, madeira;

- Olfato: perfumes, flores, temperos;

- Visão: Pedir para as crianças fecharem os olhos e mostrar um objeto qualquer;

- Audição: colocar música, crianças batendo palma.

40 minutos

Revisão/ Recapitulação

Recapitular oralmente com os alunos a função de cada órgão.

15

minutos

Aplicação/ Desafio final

O aluno deverá sair desta aula reconhecendo a importância dos órgãos dos sentidos e conseguindo identificar a função de cada um deles, utilizando a música “Meus Sentidos – Ritmo Terezinha de Jesus” (Anexo 2).

20 minutos

Tarefa: Como tarefa o aluno levará para sua casa uma folha impressa com os órgãos dos sentidos e juntamente com seus pais deverá relacionar com as figuras (anexo 3).

Avisos: Anotar na agenda do aluno que os pais deverão fazer a atividade com a criança.

Semana que vem: Na próxima aula o tema será “Reciclagem”. Procurar identificar com o papai e com a mamãe quais materiais podem ser reciclados.

Avaliação/ Observações sobre a aula: Os alunos participaram de forma bem ativa na aula, principalmente no momento em que houve a experiência dos sentidos, na qual, vivenciaram as sensações de cada um deles.

Anexo 1

Os órgãos dos sentidos são grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir objetos. Essas sensações se dão graças aos: olhos (visão), ouvidos (audição), boca e língua (paladar), nariz (olfato), mãos e pele (tato).

Pelos sentidos podemos perceber se um ambiente está agradável ou não, se possui sons irritantes ou tranquilizantes, se o cheiro é gostoso ou não. Além disso, sentimos o gosto dos alimentos, podendo achá-los bons ou ruins; sentimos coisas quentes e frias; achamos os lugares bonitos ou feios.

A visão é o que nos faz enxergar as coisas. Para isso é necessário ter os olhos saudáveis e ter luz no ambiente, pois no escuro ficamos impossibilitados de enxergar. Para manter a saúde dos olhos é importante não colocar as mãos neles, ler em locais bem iluminados, não assistir televisão em ambientes escuros, não olhar direto para o sol e não esfregar ou coçar os olhos.

Com a audição podemos ouvir os diferentes sons, sejam eles uma música, o toque do telefone, as pessoas conversando, barulhos de máquinas e eletrodomésticos, barulhos de carro, trovões, alarmes, etc. Os ouvidos são muito sensíveis e devem ser limpos com cuidado. Objetos pontiagudos nunca devem ser introduzidos nas cavidades das orelhas, para não perfurar o tímpano, o que pode causar surdez. O correto é limpar os ouvidos com água e sabão, durante o banho, e com o uso de cotonetes, somente pelo lado de fora, sempre auxiliado por um adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (208.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com