TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Para Infantil

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 3

Manual de EstágioManual de Orientação da Atividade de OPPI (Plano de aula)[pic 2]

Lembre-se que as crianças devem ser avaliadas de acordo com os objetivos previstos no Plano de Aula, nesse momento não se propõe outra atividade, mas se avalia o que foi desenvolvido no decorrer da aula. Não é necessário descrever o tipo de avaliação – diagnóstica, formativa, somativa. Descreva o procedimento avaliativo indicando: o que será observado, quando e como.  

7. REFERÊNCIAS:

Neste item deve indicar as fontes e a bibliografia consultada, ou seja, caso utilize sites, livros ou apostilas para pesquisa deve relacioná-los, além de referenciar imagens que porventura tenham sido inseridas no Plano de Aula. As indicações bibliográficas devem apresentar formatação conforme as normas da ABNT.

[pic 3]Atenção: Atente-se ao fato de que um Plano de Aula não deve ser redigido no passado, pois é um planejamento para o futuro.

5.EXEMPLO DE PLANO DE AULA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL  (0 A 3 ANOS)

  1. IDENTIFICAÇÃO

Tema da aula: O corpo no espaço

Área do conhecimento: Movimento

Público-alvo: Educação Infantil              (X) 0 a 3 anos          ( ) 4 a 5 anos Duração da aula: 50 minutos

  1. CONTEÚDO: Percepção corporal
  2. OBJETIVO: Reconhecer e explorar o espaço à sua volta.  Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais nas situações de interação.
  3. RECURSOS:
  • Colchonetes. ƒ
  • Bola. ƒ
  • Radio/toca CD. ƒ
  • CD Eliana – Música: Pula cordaƒ

5. ORGANIZAÇÃO DA AULA:

  1. Introdução ao tema da aula:

[pic 4][pic 5]Previamente organize a sala de aula com os colchonetes. Recepcione as crianças e convide-as para sentar livremente nos colchonetes. Questione: “O que podemos fazer sobre esses colchonetes?”. (As crianças nessa faixa etária já conseguem expressar suas respostas, apesar de serem muito pequenas). É provável que relacionem os colchonetes com a “hora do soninho”. Então apresente a bola e questione: “E com a bola o que podemos fazer?” Depois de apreciar as respostas, acrescente outras perguntas, como: “Podemos dançar sobre os colchonetes? Ou rolar, ou pular como a bola?” Observe a manifestação das crianças. Então, dê continuidade ao desenvolvimento da aula.

  1. Desenvolvimento da aula:

Explique às crianças que podemos fazer muitas coisas no colchonete, por exemplo, descansar, ouvir histórias, dormir. Mas que nesta aula vamos usar o colchonete para fazer alguns movimentos como se fossemos uma “bola”. Proponha que uma a uma vá até o colchonete e role sobre ele, como se fosse uma “bola”. Observe os movimentos das crianças e auxilie as que apresentarem maiores dificuldades. Após todas terem feito o movimento, converse sobre a possibilidade de explorar todo o espaço. Diga que podemos aproveitar todo e cada espaço para “brincarmos” (Apesar de estarmos realizando atividades pedagógicas direcionadas ao ensino, utilize o verbo brincar ao dirigir-se às crianças para facilitar o entendimento delas sobre a atividade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com