TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos?

Por:   •  13/11/2018  •  Dissertação  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  3.016 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

“Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos e fazermos o que fazemos?”

Filosofia da Educação Brasileira

Pedagogia

Professora: Juliana Coqueiro

Aluna: Natália Soares Bolzan

O ato de pensar nos permite questionar e agir. É porque pensamos que sabemos o que dizer e o que fazer em determinadas situações. O pensamento nos dá a direção, do crítico e do transformador, tanto no falar, quanto no agir.

¹ “Pensar, filosoficamente, é procurar a verdade de tudo quanto existe, na ordem do ser e do conhecer, à luz dos primeiros princípios e dos últimos fins.

Mais simplesmente: pensar metafisicamente é subir do particular ao geral, do acidental ao substancial, do plano das existências ao das essências. É o primado da razão sobre a sensibilidade, do discurso ²ôntico sobre o natural, o descritivo ou o literário.”

Como dizia Saviani, a filosofia é radical por buscar o fundamento, a raiz de todo conhecimento, isto é, os fundamentos do pensar e do agir.

CULTURA

A cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos, que envolve seus conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo, entre outros.

O acesso às pluralidades culturais nos permite ter conhecimento das diversidades culturais, reconhecendo-as como um direito de todos, valorizando e reconhecendo as qualidades da própria cultura, exigindo respeito a si próprio e ao próximo, compreendendo a desigualdade, desenvolvendo uma atitude empática e solidária para com o outro, renegando todo e qualquer tipo de situação discriminatória.

Ao meu ver, ter acesso a todos os tipos de cultura e ter tais pensamentos e ações aqui citados, nos torna mais humanos, pois, dessa forma, pensamos não só no nosso bem-estar “cultural”, mas como no bem-estar de pessoas culturalmente diferentes.

³“Falar em Filosofia da Educação implica em reconhecê-la como “exercício de um pensar sistemático sobre a educação, ou seja, de um pensar a educação, procurando entendê-la na sua integralidade fenomenal”. Sendo assim, compreender a educação como uma totalidade da existência real dos homem.

POR QUE DECIDI CURSAR PEDAGOGIA E QUAIS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS FORAM PRIMORDIAIS PARA MINHA CONSTITUIÇÃO COMO SER HUMANO E COMO FUTURA EDUCADORA?

  • Bom, desde que me lembro meu sonho é ser professora. Eu admirava, e continuo admirando, meus professores, a forma como eles faziam uma matéria que não me agradava se transformar de chata para interessante, a leveza que eles tratavam o conteúdo, introduzindo-os no nosso cotidiano para que seja mais fácil o entendimento, tudo pra mim era fascinante. E também o fato da minha mãe ser pedagoga ajudou bastante, apesar dela ter se formado a pouco tempo.

  • Manifestações Culturais:
  1. Painel em homenagem aos 95 anos do nascimento de Paulo Freire

“Educação, Autonomia e Liberdade“

19 de Setembro de 2016

Em comemoração aos 95 anos, o Núcleo de Educação Paulo Freire promoveu uma palestra no Teatro Popular Oscar Niemeyer, onde estavam presentes a primeira-dama, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, o presidente da Fundação Municipal de Educação, subsecretário de Projetos Especiais, entre outras.

Nesse evento foi exibido um vídeo cujo nome é ¹“Paulo Freire – Educar para Transformar”, no qual é apresentado ao público uma espécie de bibliografia, chamada ²“O menino que lia o mundo” dedicada ao povo sem terra, uma apresentação do Coral, um grupo formado por alunos e professores da EJA e uma mesa onde foi proferido o tema “ O Legado de Paulo Freire: passado ou atualidade”, destacando, aspectos históricos, as obras e os pensamentos do homenageado.

No vídeo foram ditas algumas coisas que aumentaram meu desejo de ser professora, como por exemplo, quando foi dito que o profissional deve ensinar usando o que esta ao redor, as coisas do dia a dia, trabalhando com a realidade do povo e não ensinando de qualquer forma, sem se importar se o aluno esta compreendendo ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com