TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Alimentação Ciências Tecnologia e Sustentabilidade

Por:   •  22/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Internacional UNINTER

Atividade Portfólio – B FASE II

Nome: Daiane Cristina da Silva

RU: 1401499

Polo: Uninter, Colorado - Pr

Alimentação, Ciências , Tecnologia e Sustentabilidade.

Receita inovadora e sustentável

Colorado-Paraná

2021

Daiane Cristina da Silva

Alimentação, Ciências , Tecnologia e Sustentabilidade.

Receita inovadora e sustentável

Trabalho apresentado no curso de

Graduação de Pedagogia do Centro

Universitário Uninter

Colorado-Paraná

2021

Um terço da população brasileira busca unir alimentação saudável com hábitos ambientalmente responsáveis. Por incrível que pareça, uma alimentação saudável não é apenas uma questão de contagem de calorias e nutrientes. Ela também envolve questões maiores, pois está relacionada com a sustentabilidade, ciência e tecnologia.

Nos últimos anos, a busca por uma alimentação saudável tem alcançado grande destaque na grande parte do nosso país.

Mas o que a alimentação saudável tem a ver com a sustentabilidade ? A resposta é simples e objetiva, “ É melhor sobrar do que faltar ", pois isso leva o desperdício de muitos alimentos, tanto no Brasil como no mundo todo. São mais de 40 quilos de comida desperdiçadas indo para o lixo por ano. Uma verdadeira falta de comportamento sustentável. Sem contar que os alimentos sustentáveis são mais saudáveis para as pessoas. A sustentabilidade leva em conta desde o processo no campo até o prato de cada pessoa em todo mundo.

É possível manter uma alimentação sustentável e, ao mesmo tempo, saudável. Questões básicas como a separação de lixo, reciclagem , o reaproveitamento de cascas, alimentos que no nosso dia a dia desperdiçamos. Alimentação sustentável é um conceito bem complexo que envolve muitos aspectos além da comida que está no nosso prato.

O reaproveitamento de alimentos, como frutas e hortaliças (polpa, cascas, talos e folhas), pode ser utilizado na elaboração de novos produtos. E é uma alternativa tecnológica limpa que está ao alcance de todos, pois pode ser aplicada tanto no ambiente industrial como residencial. A elaboração de bolos, geleias, doces, pães, entre outros, a partir do aproveitamento dos resíduos alimentares, tem se tornado uma ótima alternativa para evitar o desperdício e enriquecer nutricionalmente os alimentos. Existem diversas formas de aproveitar alimentos para fazer outras receitas igualmente saborosas.

Com base na sustentabilidade, alimentação , ciência e tecnologia, o reaproveitamento de alimentos, utilizado de forma sustentável, reduz a produção de lixo orgânico, prolonga a vida útil do alimento, promove a segurança alimentar e beneficia a renda familiar. 

Existem vários tipos de alimentos que podem ser aproveitados completamente como :

Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora.

Folhas de: cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete, talos de: couve-flor, brócolis, beterraba.

Entrecascas de: melancia e maracujá,sementes de: abóbora, melão e jaca, nata, pão amanhecido.

Já com as sobras em boas condições podemos fazer ;

Aparas de carne: molhos, sopas, croquetes e recheios.

Feijão: tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos.

Pão: pudim, torradas, farinha de rosca, rabanada, frutas maduras: doces, bolo, sucos, vitaminas, geleia, leite talhado: doce de leite.

Carne assada: croquete, omelete, tortas, recheios etc.

Carne moída: croquete, recheio de panqueca e bolo salgado.

Arroz: bolinho, arroz de forno, risotos.

Macarrão: salada ou misturado com ovos batidos.

Hortaliças: farofa, panquecas, sopas, purês.

Peixes e frango: suflê, risoto, bolo salgado.

Infrutescência: casca do abacaxi, casca de manga, casca de mamão etc.

Existe também outra opção é fazer renda utilizando restos de alimentos para fazer adubo. Nessa opção , obtém-se o fertilizante natural pela compostagem, tratamento biológico no qual os micro-organismos fazem a decomposição dos resíduos orgânicos. O tratamento biológico dos resíduos orgânicos evita que as sobras sejam descartadas incorretamente, diminuindo o impacto ambiental. Essas são algumas formas de adotar uma produção sustentável.

E como podemos conscientizar nossa geração a respeito de uma alimentação sustentável e suas consequências sociais no nosso âmbito ?

Colocando em prática o desperdício de cada alimento , incentivando e buscando reduzir a quantidade de alimentos que iriam para o lixo em perfeitas condições de consumo. Isso se faz por meio do aprimoramento de habilidades culinárias que permitam utilizá-los de forma integral e criar pratos saborosos e nutritivos.

Como parte importante deste conceito, o intuito de incentivar hábitos alimentares saudáveis, que vão desde orientações acerca de boas práticas de manipulação e elaboração de cardápios até temas mais abrangentes relativos ligadas à alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (945.9 Kb)   docx (876.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com