TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio apresentado a UTA –Ciência tecnologia e Educação - Vídeo na sala de aula

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.487 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GABRIELA PRESSANTO RU - 1152326

VANESSA PIRES RU - 1161006

JANAINA PIRES RU - 1161022

Ciência Tecnologia e Educação

RIO NEGRINHO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

GABRIELA PRESSANTO RU - 1152326

VANESSA PIRES RU - 1161006

JANAINA PIRES - 1161022

Ciência Tecnologia e Educação

Portfólio apresentado a UTA –Ciência tecnologia e Educação, Tutora local: Vanessa de Abreu Silva, Polo presencial de apoio Rio Negrinho Santa Catarina

RIO NEGRINHO

2015


Sumário

Introdução        

Atividade-1        

1.1- USO DO CELULAR EM SALA DE AULA:PROIBIR É A MELHOR SAÍDA?        

Atividade 2        

2.1 Atividades a ser aplicada para os alunos com base no vídeo apresentado:        

Atividade 3        

3.1 Reflexão Individual sobre o vídeo: Antes e depois da Cibercultura        

Atividade 4        

4.1 Considerações individuais:        

Conclusão        

Referências        

Introdução

No trabalho a seguir vamos abordar alguns temas, começando pelo assunto o uso do celular em sala de aula, proibir é a melhor saída? Desvendando os principais aspectos sobre essa polêmica que por lei e proibido o uso indevido dentro da sala de aula, afetando o desenvolvimento estudantil mas procurando uma forma de poder introduzir o uso consciente em sala de aula.

Também falaremos sobre o uso do videio em sala de aula e as vantagens de introduzir novos assuntos com o objetivo em despertar e motivar ainda mais o interesse dos alunos com essa ferramenta que é tão importante para o desenvolvimento das crianças.

Trabalhamos a reflexão sobre o antes e o depois da cibercultura com o parecer individual de cada discente acompanhado a evolução dos meios tecnológicos com o intuito de desenvolver os desafios da educação a distância.

Buscamos esclarecer o nosso ponto de vista individual sobre a importância da autônima para os alunos que assim como nós busca no ensino a distância a oportunidade de se conquistar uma profissão, mostrando que com a autonomia o aluno e capaz de ir muito além do que se espera.

Atividade-1

1.1- USO DO CELULAR EM SALA DE AULA:PROIBIR É A MELHOR SAÍDA?

Em muitos lugares do Brasil e do mundo já vigora a proibição do uso de celulares em sala de aula. A situação com certeza é polêmica, pois trata-se de mais um caso em que a esfera pública (o Estado) resolve invadir assuntos da esfera privada, como na restrição do fumo em locais fechados.

A proibição quer evitar que as aulas sejam frequentemente interrompidas pelo toque dos aparelhos, que os alunos se distraiam conversando com os amigos ou mandando mensagens, acessando as redes sociais, e que atrapalhem os colegas. Além disso, vai impedir também os abusos, como no caso de estudantes que usam o telefone para colar nas provas, por meio de mensagens de texto ou até tiram fotos da prova ou de uma questão e passam para outros alunos.

O aparelho de celular, no mundo contemporâneo, é um equipamento que está presente na sala de aula, de posse dos alunos, com ou sem o consentimento do professor. O celular agrega várias formas de comunicação (verbal, escrita, sonora e visual). Agregar o uso desse equipamento na educação, acredito ser uma forma de aliar tecnologia com educação grande parte dos estudantes, pesquisas mostram que são mais de 50% nas grandes cidades, não conseguem abandonar os celulares e tablets e não se desconectam um minuto sequer da internet. Esses alunos ficam online 24 horas por dia, onde acessam redes sociais, ouvem músicas, baixam inúmeros vídeos, jogos e ainda se comunicam e se interagem uns com outros, seja em qualquer modelo e em qualquer classe socioeconômica da sociedade atual.

O professor contemporâneo tem enfrentado uma grande batalha dentro da sala: conseguir atrair mais a atenção e o interesse dos alunos do que os celulares de última tecnologia. O uso de aparelhos celulares durante as aulas é polêmico entre os professores e os estudiosos da educação: alguns acham um absurdo os estudantes usarem em sala, outros já começaram a procurar formas de incluir os aparelhos, sem comprometer o aprendizado. O fato é que os docentes podem vir a tirar várias vantagens dos celulares durante as aulas e além da classe, desde que saibam como fazer isso.

Alguns estudiosos do assunto afirmam que não se deve dispensar as tecnologias, pelo contrário, exige-se cada vez mais a sua presença na escola, mas como meios auxiliares e não como substitutos dos professores.

Uma ideia bastante inovadora talvez seja criar discussões em aplicativos de conversas, como o Whatsapp, facebook, messenger. Ideias como a de criar grupos para a classe e debater os conteúdos das aulas são inovadoras e dá resultados. Isso pode ser bastante atraente para os alunos, especialmente para os mais tímidos, que não têm coragem de expor suas ideias e opiniões em voz alta.

As pesquisas escolares também costumam ser bastante solicitadas, e muitos professores reclamam da falta de empenho dos alunos nelas. Que tal, então, reservar espaços dentro do horário de aula para que os estudantes realizem as pesquisas na web? Ou ainda, Em projetos escolares, com temas como o meio ambiente, o uso adequado da água, luta contra o racismo e preconceito, combate ao uso de drogas, entre outros, os alunos podem realizar entrevistas com autoridades, realizar filmagens, tudo com os celulares, para depois expor os trabalhos realizados, apresentando-os para a sala e até mesmo para toda a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (749.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com