TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio fudamentos socioantropologico da educação

Por:   •  18/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Os pensadores da psicologia da educação: Jean Piaget

Apresentaremos os estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano, denominada Epistemologia genética.

A biografia sobre o autor Jean Piaget: Jean William Fritz Piaget (nasceu 9 de agosto de 1896 e faleceu 17 de setembro de 1980) foi um epistemológista suíço considerado um dos mais importantes pensadores do século xx. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a epistemologia genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Jean Piaget defende a visão interacionista de desenvolvimento. Ele considerou que se estudasse cuidadosamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais do conhecimento lógico-tais como as de tempo, espaço, objetos, causalidade etc.

Epistemologia genética

A evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágio sucessivos de organização do campo cognitivo, que vão sendo construído em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita a mesma.

Estágios do desenvolvimento sensório motor (0 a 2 anos).

Nessa fase irá ocorrer a organização psicológica básica em todos os aspectos (perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social). Esta pode parecer uma fase sem muita importância para o desenvolvimento da criança, mas, ao contrário. É um estágio marcado por extraordinárias transformações mentais e, por conseguinte, o processo da inteligência dar passos longos nesse período. Segundo Piaget no Estágio sensório-motor, que vai do zero até os 2 anos de idade, é onde se inicia o desenvolvimento das coordenações motoras, a criança aprende a diferenciar os objetos do próprio corpo e os pensamentos das crianças está vinculado ao concreto.

Dos 2 aos 7 anos, aproximadamente: pré-operatório

A criança busca adquirir coordenação motora e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Período em que a criança capta o mundo pelas sensações. É nesse Estágio simbólico, que é dos 2 até por volta dos 7 anos, o pensamento da criança está centrado nela mesma, é um pensamento egocêntrico. E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.

Dos 7 aos 11 ou 12 anos: operatório concreto

Nessa fase aumenta-se a capacidade de concentração quando a criança trabalha sozinha, mas, por outro lado, aumenta-se também a capacidade de se trabalhar em grupo quando as crianças necessitam trabalhar coletivamente. A criança adquire habilidade verbal e simbólica. Nesse estágio ela consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente lógicas.

De 11 a12 anos: operatório formal

A criança começa a forma conceitos como os de números e classes. Possui lógica consistente e habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com