TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Brasília

Pedagogia – Licenciatura

Plano de Aula

Ingryd Antunes RA: 6451318045

Lorrayne Antunes RA: 6617343832

Maely da Silva RA: 6890514810

Marcia Maria RA: 6449328762

                                                                     Vanessa Moreira RA: 6655382380

                                                                5° B

Brasília

2015

1 - Público alvo:

1.1 - Etapa de ensino: Ensino Fundamental 1

1.2 - Série\ ano turma: 1º ano

1.3 - Número de alunos: 30

2 - Descrição do perfil de classe: A classe é composta por 30 alunos, sendo 15 meninas e 15 meninos com faixa etária de seis a sete anos. São bem tranquilos, apresentam bom relacionamento entre si e com a professora. As atividades propostas são recebidas com entusiasmo, principalmente as que são feitas ao ar livre. Demonstram interesse ao ouvir histórias, cantar, conversar e tirarem as dúvidas. Cooperam com os colegas durante as atividades de acordo com o esperado para a idade. As atividades nas áreas externas, passeios são a preferência de todos. De modo geral a turma apresenta-se bem entrosada e participativa.

3 - Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/a

4 - Tema da aula: Conservando o Ambiente

5 - Justificativa: O tema da aula desperta o interesse das crianças desta faixa etária sobre o conhecer e compreender relações com a sociedade e a importância de cuidar do ambiente em que vive.

6 - Disciplina vinculada ao tema: Geografia

7 - Objetivos pretendidos: 

  • Compreensão das diferentes relações com a sociedade por meio de problematização como o comportamento social em relação do desperdício da água.
  • Despertar o interesse da criança em preservar o ambiente.
  • Conscientizar sobre a reutilização e utilização da água.

8 - Conteúdo: Reutilização e utilização da água.

9 - Situação didática: 

Primeiro momento: Os alunos são recebidos em sala pela professora, em seguida vão fazer a acolhida no pátio, após a acolhida a professora irá conversar com os alunos perguntando como foi o final de semana deles, depois irá conversar com os alunos sobre como ocorrerá à aula do dia. A professora iniciará a aula falando sobre como utilizamos a água em nossas casas e para que a usamos. Como objetivo da importância dela em nossas vidas. Despertando o interesse das crianças para a aula, em seguida mostrará alguns livros aos alunos e entre eles a professora irá selecionar uma história, sendo ela o conto “O último pingo de água da terra’’. (Minéia Pacheco), e será contada a história de forma que desperte o interesse das crianças, envolvendo ilustrações.

Segundo momento: Após a história a professora irá fazer algumas perguntas, trazendo a história para a realidade das crianças, para se entrosarem. Depois pedirá que algumas crianças falem como utilizam a água, se ao escovarem os dentes e lavar as mãos  desligam ou não as torneiras se reutilizam a água que foi reaproveitada da máquina de lavar. A professora fará uma dinâmica na sala com umas latinhas fingindo que tem água e pedirá para a criança demonstrar como reutiliza-la, terá figuras de carros, panos, escovas de dente, roupas, entre outras que os alunos ajudarão a escolher. A professora observará a interação da turma e se as crianças realmente aprenderam a reutilizar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (532.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com