TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poster - Superdotação

Por:   •  24/9/2018  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1]

                                                                                                                                                                                                                                                                                 

                                                                                       [pic 2]

INTRODUÇÃO: Segundo Simonetti, da ABAHSD Associação Brasileira para Altas Habilidades, “superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais, o talento indica destrezas mais específicas.” (2007, p.1). Estima-se que no Brasil existam 2,5 milhões de alunos com AHSD nos ensinos fundamental e médio. No entanto, no Censo escolar de 2016 registrou-se cerca de 16 mil alunos. Isto, evidência a dificuldade de identificar estes alunos e que o teste do QI não é suficiente. Após a identificação do aluno surge então uma dúvida: Onde o aluno deverá estudar, na mesma escola? Se não, em qual? Neste trabalho pretendemos responder estas questões concentrando-nos somente no município de Niterói e Rio de Janeiro.

METODOLOGIA: Iniciaremos a pesquisa recopilando material bibliográfico referente ao tema. A seguir, pesquisaremos sobre o melhor local para o ensino dos alunos com AHSD. Após isto, realizaremos buscas na Internet sobre escolas que atendam especificamente alunos com AHSD em Niterói e Rio de Janeiro.

DESENVOLVIMENTO: Segundo a ABAHSD “Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as Pessoas AHSD são pessoas com necessidades educacionais especiais. Da Educação Infantil à Educação Superior, em escolas públicas ou privadas, os estudantes com AHSD DEVEM receber Atendimento Educacional Especializado (AEE), em sala de recursos multifuncionais ou em outros espaços, sem qualquer cobrança financeira por esse atendimento, assim como também podem ser acelerados, mediante avaliação da escola, quando também apresentarem maturidade emocional e social para isso.” Isto significa, que a escola comum deve se adequar aos alunos com AHSD. Sabendo das limitações em Niterói os alunos com AHSD são acompanhados de forma complementar no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Rio de Janeiro (NAAH/S – RJ), com sede no Instituto de Educação “Professor Ismael Coutinho – IEPIC”, situado no Bairro de São Domingos. Também existe o Projeto CEL, realizado na Avenida sete de setembro em Icaraí, com o objetivo de atender as crianças e adolescentes e seus familiares por meio de avaliações específicas, orientações aos familiares, encaminhar por meio de relatórios as escolas e oferecer espaço em grupos de convivência que tem como objetivo oferecer desafios desenvolvendo as potencialidades de cada um no grupo. No Rio de Janeiro os alunos contam com o projeto “Estrela Dalva” do Instituto LECCA, entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é Dar a uma criança condições de desenvolver seus talentos e o Instituto Rogeiro Steinberg uma organização sem fins lucrativos que atua na identificação e desenvolvimento de crianças e jovens com AHSD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com