TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO DO DESENHADOR NO DESENVOLVIMENTO DE POSTERES DA UNIÃO SOVIÉTICA

Projeto de pesquisa: FUNÇÃO DO DESENHADOR NO DESENVOLVIMENTO DE POSTERES DA UNIÃO SOVIÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.244 Palavras (21 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DO DESIGN

A FUNÇÃO DO DESIGNER NO DESENVOLVIMENTO DOS CARTAZES DA UNIÃO SOVIÉTICA.

Eduardo Ferri

Orientador: Prof. Mauro Fernandes

São Paulo

2014

RESUMO

Rússia sempre foi um país extraordinário por toda sua tradição e cultura. O que muita gente não sabe, ou melhor, o que muito designer (Ilustrador) não sabe, é a importância desse país para a evolução do design gráfico. A proposta deste artigo é antenar a comunidade de designers (Ilustradores) ou qualquer outra pessoa que se interesse não apenas por design, mais, por história também, e por todo o conceito gráfico aplicado pelo construtivismo nos cartazes. A tipografia, a fotomontagem, as cores e linhas, ou seja, todo o layout que caracterizava o movimento, várias dessas técnicas são utilizados até os dias de hoje por designers (Ilustradores) do mundo todo.

Este pesquisa abrange análise de cartazes de propaganda política soviética que situam entre o ano de 1917 e o ano de 1945. A fundamentação se dará a partir da recomposição da história daquele período e do estudo de escritos clássicos sobre propaganda política, teoria comportamental, semiótica e mitologia.

Palavras-chave: “Rússia”; “União Soviética”; “Cartazes”, “Propaganda Politica”, “Designer”, “Ilustração”.

RÉSUMÉ

La Russie a toujours été un pays extraordinaire pour toute sa tradition et la culture.

Ce que beaucoup de gens ne savent pas, ou plutôt, que beaucoup des designer (Illustrateurs) ne sait pas, c'est l'importance de ce pays à l'évolution de la conception graphique. Le but de cet article est la communauté antennaire de designers (Illustrateurs) ou toute autre personne qui s'intéresse non seulement par sa conception, mais aussi par l'histoire ainsi, et tout le concept graphique appliquée par le constructivisme des affiches. Les typographie, photomontage, les couleurs et de lignes, la disposition entière qui a caractérisé le mouvement, la plupart de ces techniques sont utilisées aujourd’hui par les designers (Illustrateurs) à travers le monde. Cette recherche comprend l'analyse des affiches de propagande soviétiques qui sont entre l'année 1917 et l'année 1945. Les raisons se produiront à partir de la recomposition de l'histoire de cette période et l'étude des écrits classiques sur la publicité politique, la théorie comportementale, et aussi la sémiotique et la mythologie.

Mots-clés: "La Russie"; "L’union Soviétique"; "Les affiches", "Propagande politique", "Designer", "Illustration".

INTRODUÇÃO

Não é menor o valor da influência da sociedade soviética na formação do contexto do séculos XX quando comparado com episódios que alteraram sistemas sociais, políticos e econômicos. O Estado fundado pelos bolcheviques em 1917 impactou diretamente todos os regimes similares vindouros e lançou as bases da teoria “marxista-leninista”, que estruturou os programas políticos de muitos partidos comunistas do século passado. Segundo Hobsbawn, sem os “revolucionários profissionais” de Lenin seria difícil imaginar que “em pouco mais de trinta anos após Outubro um terço da raça humana se visse vivendo sob regimes comunistas”.

(HOBSBAWN, 2008, p.79)

Difícil conceber a sustentação de tal empresa ideológica sem o aparato quer servia a propagação da revolução: a confluência de diversas técnicas persuasivas auxiliou a estruturação do maior exemplo de “Estado Propaganda” já conhecido. Barreto explica que esse tipo de estrutura de poder se caracteriza pelo “fato de a propaganda invadir tudo, condicionar tudo, envolver todas as coisas com uma diáfana embalagem de ideologia e significados”. Em tudo em todo o tempo.

(BARRETO, 1966, p.23)

A propaganda política soviética através dos cartazes produziu uma enorme quantidade de material e o resgate histórico-social dessas peças mostra como aquele regime visava controlar seus cidadãos, além de refletir um específico momento histórico; destaca-se que trabalhos nesses sentido não são abundantes. Daí a importância de uma pesquisa que objetive analisar algumas destas peças: recuperar a história da comunicação do regime bolchevique. Nesta pesquisa, a análise visa os seguintes objetivos específicos: identificar os valores ideológicos de cada cartaz, identificar as principais técnicas persuasivas e situar cada peça no seu espaço histórico. Para isso, quanto à metodologia, serão expostas algumas das teorias que fundamentem o estudo das técnicas persuasivas da propaganda política através da ilustração, além de serem identificados os sistemas de segunda ordem a partir dos seus significantes correspondentes e, também, serão recuperados os respectivos ambientes sociais, políticos e econômicos dos cartazes.

1. A FUNÇÃO DOS CARTAZES (ILUSTRAÇÕES) E O PAPEL DO DESIGNER

Os cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz. Segundo Abraham Moles, eles dispõem de algumas outras funções: as já previamente descritas – uma ligada à publicidade e propaganda e outra à estética-, além de mais quatro: uma primeira ligada à teoria dos signos e à semiótica; outra à educação e cultura; a terceira ligada à psicologia do ambiente urbano, o que chamamos de ambiência; e uma última, a qual chamamos função criadora, ligada diretamente às artes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com