TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento Poster

Ensaios: Gestão Do Conhecimento Poster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento

“Autores como Korczynski et al. (2000) e Drucker (1992) enfatizam a combinação dde operações de produção de bens físicos com serviços e relatam que, atualmente, grande parte das organizações oferece um mix de bens físicos e serviços aos seus clientes, fato evidenciado pelo aumento de participação relativa do setor de serviços no PIB dos países.” (p. 58)

“tendo o conhecimento como seu principal ativo, necessitam delinear uma estrutura que possibilite a gestão eficaz do conhecimento dos indivíduos a fim de se manterem competitivas.” (p. 58)

“a estrutura organizacional deve ser flexível, aumentando o fluxo de informações entre as funções da organização (fluxo horizontal), além de propiciar o compartilhamento e a criação de conhecimento que proporcione melhorias de desempenho.” (p. 58)

“Para Grant (1996) e Kogut e Zander o conhecimento é um ativo que, embora intangível, deve ser tratado de maneira especial, pois é um recurso que gera vantagem competitiva sustentada às organizações, além de ser de difícil imitação.” (p. 58)

“Terra (2001) define aprendizagem organizacional como processo de aquisição de conhecimento pelos atores da organização, no momento em que estes analisam e tomam decisões acerca dos processos, sendo função das organizações disponibilizar este conhecimento para que outros indivíduos e grupos o utilizem.” (p. 59)

“(...) estimule a comunicação e a cooperação entre os indivíduos de diferentes níveis hierárquicos, resultando em um processo de aprendizagem individual.” (p. 59)

“A aprendizagem organizacional deve intencionalmente facilitar a aprendizagem individual a fim de continuamente transformar e melhorar o contexto organizacional.” (p. 59)

“Brown e Duguid (2001) e Nonaka e Toyama (2003) afirmam que a criação do conhecimento é intimamente relacionada com a prática. (...).” (p. 59)

“O conceito de comunidade de prática relaciona-se diretamente com a aprendizagem, com o desenvolvimento de conhecimento e também com a formação de identidade nos grupos.” (p. 59)

“A interação social facilita não apenas a comunicação e a coordenação nos grupos de trabalho, mas também a aprendizagem, e esta, por sua vez, é um elemento importante que possibilita aos indivíduos tomar iniciativas de melhoria em relação aos seus processos.” (p. 60)

“(...) a aprendizagem organizacional não é a simples soma de aprendizagem de seus membros, cabendo às organizações criar mecanismos para manter e reutilizar o conhecimento desenvolvido pelos indivíduos.” (p. 60)

“as estruturas hierárquicas transferem conhecimento verticalmente, por meio de uma cadeia de comando, mas inibem a transferência horizontal que devem atravessar as barreiras intraorganizacionais.” (p. 61)

“Stewart (1998) concorda com Nonaka e Takeuchi (1995), ao afirmar que as redes permitem que o conhecimento, antes restrito apenas aos fluxos top-down e bottom-up, flua horizontalmente.” (p. 61)

“uma estrutura em rede é definida por Wilkinson e Young (2006) como um grupo de pessoas formalmente reconhecidas pela organização como experts em suas áreas de atuação.” (p. 61)

“Ostroff (1999) afirma que as estruturas em rede subvertem a autoridade gerencial, inspirando um estilo informal. Há menos supervisão do conteúdo do trabalho e mais supervisão do desempenho e da carreira do individuo.” (p. 61)

“o desenvolvimento de pesquisas de equipes de conhecimento competentes em determinadaárea do conhecimento é o primeiro passo em direção as redes de conhecimento, as quais devem ser integradas por um fluxo de informação vertical (canais de comando) e horizontal (relacionamento entre os indivíduos da rede).” (p. 61)

“caráter interpretativo acerca da organização, a flexibilidade na investigação e a proximidade com o objeto de estudo.” (p. 62)

“Os contratos full service são denominados sites de prestação de serviços, que constituem a base da pirâmide hierárquica quando se analisa o organograma da Service, sendo compostos de grupos de funcionários de frontline, locados na área industrial da empresa cliente, mantendo um relacionamento bastante intenso entre eles.” (p. 64)

“A divisão de clientes por segmento é uma forma de agrupar as empresas com processos industriais similares, formando carteiras que compartilham recursos (mão de obra, máquinas, equipamentos) e, em especial, o conhecimento.” (p. 65)

“os funcionários de cada um dos setores dos sites full service são responsáveis pelas atividades de melhoria de produtividade.” (p. 66)

“Assim, pode-se afirmar que as PAs estão em nível mais macro e as ITs, em nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com