TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina escolar

Resenha: Disciplina escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

A indisciplina vem se concretizando como um dos maiores obstáculos pedagógicos do cotidiano escolar brasileiro; portanto, é um tema transversal que necessita de mais atenção por parte dos profissionais da educação. Neste sentido, Objetiva-se com esta pesquisa analisar um conjunto de desafios destacados de uma série de observações realizadas em uma escola pública do Leste de Minas Gerais, analisando os distúrbios disciplinares que envolvem o aluno e a sua instituição de ensino. Para tanto, será utilizado como estudo de caso a Escola Municipal Alda Fernandes Gouveia, localizada a Praça Antônio Fernandes, nº 58, em Fernandes Tourinho. Esta instituição foi selecionada por ser um colégio que atua com as séries iniciais.

Os problemas de indisciplina representam um dos mais antigos e persistentes desafios encontrados nas escolas, em todos os países industrializados (ESTRELA, 2002).

Nas últimas duas décadas, diversas questões relativas à indisciplina escolar têm sido debatidas em eventos educacionais no Brasil, e este tema tem sido explorado em periódicos científicos, bem como em diversos trabalhos de mestrado e doutorado no campo educacional (ZENCZUK, 2004).

A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser permeado por um currículo oculto; entre outros.

Aquino (1996) nos remete à responsabilidade da escola enquanto instituição, que não está preparada para receber o aluno que a procura hoje. Denuncia práticas excludentes da escola que, por si só e pelo confronto com os alunos, produz a indisciplina e, assim, aponta para uma não evolução da escola, diante das mudanças sócio-históricas.

Dessa forma, Aquino (1996) discute que a escola passa a receber sujeitos não homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.

A indisciplina vem se concretizando como um dos maiores obstáculos pedagógicos do cotidiano escolar brasileiro; portanto, é um tema transversal que necessita de mais atenção por parte dos profissionais da educação. Neste sentido, este artigo pretende contribuir com a temática em questão, analisando os distúrbios disciplinares que envolvem o aluno e a sua instituição de ensino.

2. TEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com