TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto PIBID Bela Vista - MS 2015

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/EAD

PROJETO DE ENSINO

TÍTULO DO PROJETO DE ENSINO: A Literatura Infantil como auxílio na Alfabetização e Letramento.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 09 meses

ELABORADORES DO PROJETO:

Janiely Burgo Gonçalves

Myllena Jeisse Ricardi Gonçalves

SÉRIE/ANO: 4º ano

TURMA: A

 INTRODUÇÃO

A Escola Estadual Ester Silva, fica localizada na Rua Barão do Melgaço, n° 259, no Centro da cidade de Bela Vista- MS. A escola atende alunos do Ensino Fundamental no período Vespertino, e Matutino do Ensino Médio. Seu horário de funcionamento é das 07h00min às 11h25min e das 13h00min às 17h25min.

  O prédio da escola de alvenaria e está em ótimas condições de funcionamento para atender os alunos que ali estudam. Em sua estrutura física possui um espaço amplo para que as crianças possam brincar a vontade, e as salas de aula tem o número desejado de alunos.

No período Vespertino a escola conta com 09 salas em funcionamento, onde as mesmas possuem ar condicionado e boa iluminação e suas mesas e carteiras estão em bom estado de conservação, onde desta maneia torna-se suficientes para atender todos os alunos.

A escola conta também com quadra coberta, uma quadra de vôlei, sala de tecnologia, cozinha, banheiros (masculino e feminino), sala de professores, e futuramente vai contar com uma biblioteca e refeitório novos, para que desta forma possa dar ainda mais conforto para toda a comunidade escolar.

A sala que iremos aplicar o projeto é 4° ano do período vespertino com turma de no total 26 alunos sendo 16 do sexo masculino e 10 do sexo feminino numa faixa etária de 8 á 11 anos de idade e nenhum aluno eu necessite de educação especial, a professora regente é Maria de Fátima Nunez Barbosa que possuí nível superior completo em pedagogia e pós graduação em psico-pedagogia e artes.

Em entrevista a professora regente da sala nos relatou que as maiores dificuldades e desafios quanto ao letramento da turma é a leitura e a escrita por isso sugeriu a metodologia e as atividades do nosso projeto sejam voltadas ao reforço da leitura e da escrita. Os conteúdos que serão desenvolvidos durante o ano pelo professor são de acordo com o referencial da secretaria de educação.

Em sala apenas uma aluna tem dificuldade de aprendizagem, a maior dificuldade dessa aluna é na leitura interpretação e escrita e a professora Fátima nos sugeriu trabalhar especialmente com essa aluna as sílabas, desde simples as mais complexas.

JUSTIFICATIVA:

O processo de ensino-aprendizagem, no Brasil, tem sido alvo de inúmeros estudos, os quais revelam problemas de várias ordens. Porém, em meio a esse debate, há diversas experiências escolares bem sucedidas no que diz respeito à formação de leitores e escritores no espaço escolar. Essas experiências evidenciam a importância do trabalho em sala de aula com os textos literários.

Alfabetizar e letrar uma criança significa mais do que apenas ensiná-la a ler e a escrever, é apresentar a criança um mundo de novas formas. (FREIRE, 2006).

Nesse sentido “todos nós antes mesmo de chegar á escola já sabemos ler, a chamada leitura de mundo onde trazemos uma leitura do meio de onde vivemos” (FREIRE, 2006).

 Assim levando em consideração essa leitura e jamais a menosprezando, ao chegar à escola aprende outro tipo de leitura, a chama educação formal que se dá a partir da alfabetização e do letramento.

 De acordo com Soares (2004):

“Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias.” (SOARES, 2004).

Magda Soares nesse trecho fala sobre a importância da alfabetização e do letramento e também retrata também em sua obra “Letramento: Um tema em três gêneros” a real importância de letramento e alfabetização andarem sempre juntos.

 Mas a tarefa não acaba pura e simplesmente quando os alunos já estão alfabetizados e letrados. Muito pelo contrário, continua e sempre deve continuar, é uma tarefa que dura para sempre e não deve partir apenas da escola, a família deve estar sempre presente incentivando as crianças a lerem de tudo.

Sabendo que aplicaremos o projeto na sala do 4° ano do Ensino fundamental da Escola Estadual Ester Silva, levamos em conta que uma grande maioria das crianças já estarão alfabetizadas e letradas, portanto acreditamos em algo que possa continuar ajudando os alunos nesse processo contínuo.

A Literatura Infantil nos chamou bastante atenção, pois tem relação com o letramento e a alfabetização. Estamos buscando a partir dessa ferramenta não só ajudar na leitura e escrita, mas fazer disso um hábito. Também buscamos a partir desse projeto sanar dúvidas perante atividades desenvolvidas pelo professor regente em sala, e usaremos histórias antigas, mas com ilustrações deixem os alunos aguçados em descobrir mais sobre o passado, e desta forma o ensino-aprendizagem se dará de forma rápida, dinâmica e eficiente.

OBJETIVO GERAL:

  • Melhorar da formação leitora das crianças e da qualidade da aprendizagem em relação à leitura e a escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Superar as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas.
  • Tornar a leitura e a escrita uma ferramenta de aprendizagem habitual.
  • Facilitar a construção do conhecimento da leitura e da escrita.

METODOLOGIA:

O Projeto é interdisciplinar e será desenvolvido semanalmente no período de 06 meses, correspondente ao mês de Maio a Novembro de 2015. O primeiro momento vai contar com a apresentação do projeto para os professores e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Em seguida serão mostrados os livros de Literatura Infantis que serão trabalhados, e todas as sextas- feiras no período da aula estarão sendo desenvolvidas atividades em sala como:

  • Ditado divertido com palavras relacionadas aos livros, estimulando a grafia correta;
  • Leituras poéticas trabalhando a rima, enfatizando textos poéticos, identificando o autor.
  • Projeção de filmes desenho animado, que desperte e desenvolva o comportamento leitor.
  • Uso de literaturas que estabeleçam conexão com a matemática e a leitura/escrita para auxiliar alunos com dificuldades em ambos.
  • Teatros com dedoches de historinhas infantis com material produzido pelas próprias bolsistas.
  • Releituras de histórias contadas

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados constantemente durante o projeto, através de fichas diagnósticas de como foi a participação, o envolvimento dos professores e alunos nas atividades, a interação entre os elementos do grupo, apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos), e verificando se a turma tem comportamento leitor no manuseio dos matérias.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

ATIVIDADES/ETAPAS

Abr.

Maio

Jun.

Agos.

Set.

Out.

Nov.

Apresentação do projeto

  x

Preparo e execução das atividades

x

x

x

x

x

Preparação de material didático (jogos, atividades, cartazes e textos).

  x

x

x

x

x

x

Execução do projeto

x

x

x

x

x

Conclusão do projeto

X

RECURSOS:

  • Data show
  • Aparelho de som
  • Sala de tecnologia.
  • Computadores
  • Cartolinas
  • Papel Sulfite
  • Coletiva de livros diversos
  • Livros da Biblioteca
  • Lápis
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Lápis de cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com