TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Mapeamento das Areas de Risco do Bairro Alto Bela Vista

Por:   •  21/2/2016  •  Artigo  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

Identificação e mapeamento das áreas de risco de desastres naturais no bairro Alto

Bela Vista na cidade de Teófilo Otoni – MG

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET

Ciências do Solo – CTT310 – Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Gabriel Mendes Abreu – gabrielmendesa@gmail.com Verônica Christina Corrêa Alves – veronicachristina@hotmail.com Hugo Mendes Cruz – huggomds@gmail.com

Guilherme Lopes Negreiros Gazel – guilherme.gazel@hotmail.com

Resumo

Um país de grande variedade de relevo e clima como o Brasil é propenso a diversos tipos de eventos naturais. Estes eventos estão relacionados a muitos fatores relativos às dinâmicas interna e externa da Terra. Exemplos de eventos recorrentes no Brasil, principalmente na região sudeste, são inundações, movimentos de massa e erosões, todos relacionados a fatores externos, como vegetação, relevo, clima e ação antrópica. Quando atingem áreas habitadas causando grandes perdas à população, os eventos naturais são chamados de Desastres Naturais. Devido à declividade e concentração pluviométrica, a cidade de Teófilo Otoni – MG possui alto risco de movimentos de massa e erosão. O Bairro Alto Bela Vista, a norte da cidade, foi o objeto de pesquisa deste trabalho, onde buscamos informações e dados para definir áreas onde os deslizamentos e erosões são iminentes. Através de estudo de campo realizado pudemos identificar desabamentos de casas e de ruas devido à ocorrência de deslizamentos e erosões provocados pela ocupação de  forma excessiva da  área.  Segundo a  defesa civil,  o  local possui a  segunda mais  alta classificação de risco, que, como foi concluído, se deve principalmente à falta de planejamento urbano. Palavras-chave: Eventos naturais, Movimentos de massa, erosão.

Abstract

A country of great variety of topography and climate like Brazil is prone to various types of natural events. These events are related to many factors relating to the internal and external dynamics of the Earth. Examples of recurring events in Brazil, mainly in the Southeast, are flooding, mass movements and erosion, all related to external factors such as vegetation, topography, climate and anthropic action. When they reach populated areas causing large losses to population, natural events are called natural disasters. Due to the slope and rainfall concentration, the city of Teófilo Otoni - MG has high risk of mass movements and erosion. The Bairro Alto Bela Vista, in the North of the city, was the object of this research work, where we seek information and data to define areas where landslides and erosions are imminent. Through field study conducted could identify landslides houses and streets due to the occurrence of landslides and erosions. According to the civil defense, the place has the second highest rating of risk, which, as completed, is mainly due to lack of urban planning.

Keywords: Natural Events, Mass Movements, Erosion.


1. Introdução

Tem  se  tornado  comum  no  Brasil  a  incidência  de  fenômenos  naturais  de proporções catastróficas para a população. Esse fato pode estar relacionado diretamente com o relevo das regiões afetadas e principalmente com o clima, devido à concentração pluviométrica.

Dados do CENAD do ano de 2011 indicam que mais de 12 milhões de pessoas em

2.370 municípios brasileiros foram afetadas por algum desses eventos naturais. O evento a atingir o maior número de habitantes foi a enxurrada, com registro de ocorrência em 944 municípios, e mais de 7.000.000 de pessoas afetadas. Apesar disso, o deslizamento é o fenômeno que possui o dado mais desastroso para a população, pois detém a maior proporção de óbitos no Brasil, causando aproximadamente três mortes a cada município registrado, enquanto a enxurrada resulta em uma morte a cada duas cidades.

“Na Região Sudeste do Brasil, principalmente pelas condições de relevo, ocorrem

os escorregamentos nas áreas com alta declividade.” (Amaral e Gutjahr, 2011).

Existem parâmetros específicos utilizados para caracterizar regiões com potencial para essas ocorrências. As condições socioeconômicas, o elevado adensamento populacional, a falta de planejamento urbano e a falta de investimento em infraestrutura são alguns dos fatores que aumentam a vulnerabilidade das comunidades expostas ao risco de desastres naturais (Marcelino, 2008).

O bairro Alto Bela Vista está situado em uma região periférica no norte da cidade de Teófilo Otoni – MG, e é o objeto de pesquisa deste trabalho. Como grande parte da cidade, a área possui relevo dissecado e por isso, sofre com ocorrências de pequenos deslizamentos.

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar os eventos (ou os riscos de eventos) ocorridos na área em questão, bem como apresentar os motivos naturais e antrópicos para a ocorrência dos mesmos, demonstrando os prejuízos causados por eles à comunidade a fim de apresentar meios de prevenção a esses desastres.

2. Referencial Teórico

Fenômeno natural é qualquer fenômeno físico que ocorra na natureza independentemente  da  intervenção  humana,  e  tem  origem  nas  dinâmicas  interna  e externa da Terra. Erupções e terremotos são exemplos de fenômenos oriundos da dinâmica interna, e tempestades, enchentes, deslizamentos e erosões exemplificam fenômenos da dinâmica externa terrestre (Amaral e Gutjahr, 2011; Tominaga et al., 2011).


Os fenômenos naturais que ocorrem em locais ou regiões habitadas pelo homem (podendo ou não ser influenciados pelo mesmo) são chamados desastres naturais, e acarretam um número especifico de danos ou perdas (Tominaga, 2011). Os critérios que definem a ocorrência de um fenômeno como um desastre, são: mínimo de 10 óbitos; 100 ou mais pessoas afetadas; declaração de estado de emergência ou calamidade publica; pedido de auxilio internacional (Scheuren, et. al. 2008).

Uma das principais ocorrências de desastres naturais no Brasil são os movimentos de massa, que estão relacionados à ação gravitacional sobre o solo e tudo que compõe a superfície da Terra, como as rochas e a vegetação. Há outros fatores que contribuem para esse evento, como a água e o gelo, que reduzem a resistência dos materiais e induzem um comportamento plástico e fluido dos solos (Tominaga, 2007).

Os movimentos de massa de ordem gravitacional representam um importante agente externo modelador do relevo e são processos ligados ao quadro evolutivo das encostas. Para Drew (1986, p. 132) “ele varia em função da natureza do material, da topografia, do clima e da vegetação, mas pode ser tão lento que se torna imperceptível (creep ou reptação) ou brusco (desabamento ou desmoronamento)” (Pinto et al., 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (367.1 Kb)   docx (211.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com