TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUM PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL PIBID/UVA1

Monografias: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUM PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL PIBID/UVA1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 12

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUM PROJETO DE FORMAÇÃO INICIAL PIBID/UVA1

Áquila Sales de Souza2

Francisca Janaína da Silva Bruno3

Msc. Maria Valcidéa do Nascimento4

RESUMO

Trata-se nesta pesquisa de uma investigação que visa realizar reflexões e análise sobre a influência das relações afetivas no contexto escolar e no cotidiano da sala de aula de uma escola Municipal, Antônio Barbosa Braga no município de Irauçuba, Ceará, numa turma de 3º ano do fundamental, a partir de observações e análise por nós realizadas, enquanto bolsistas da CAPES inseridos num subprojeto do curso de pedagogia intitulado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. A abordagem da investigação é de cunho qualitativo, exploratória referendados na observação dos sujeitos e na análise documental sobre a temática. Um dos objetivos desta investigação é analisar se as relações afetivas entre professor, aluno e comunidade escolar interferem na construção de aprendizagem desenvolvendo e analisando uma pesquisa bibliográfica sobre a temática afetiva nas construções do conhecimento. O estudo baseou-se nas ideias dos seguintes autores: WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011). A partir das experiências vivenciadas por nós e das atividades realizadas no contexto da sala de aula com foco nas relações afetivas, percebeu-se mudança no comportamento dos alunos, como interesse em aprender e desenvolver as atividades propostas em sala. Foi uma experiência muito positiva, encontramos nas relações afetivas e nas atividades lúdicas uma forma alternativa de ensinar, fazendo com que os alunos aprendam em um ambiente mais lúdico.

Palavras-chave: Relações Afetivas, aprendizagem, Contexto Escolar

1 Descreva o titulo

2 Licencianda em Pedagogia da UVA, aluna bolsista – PIBID/UVA. aquila_sds@hotmail.com

3 Licencianda em Pedagogia da UVA, aluna bolsista – PIBID/UVA. janaina_hull@hotmail.com

4 Descreva o item 4

INTRODUÇÃO

Este artigo trata de uma investigação no cotidiano da sala de aula de uma escola Municipal, Antônio Barbosa Braga no município de Irauçuba, Ceará, numa turma de 3º ano do fundamental, tendo como foco investigar a influência das relações afetivas na escola e em especial no lócus da sala de aula na construção das aprendizagens significativas.

A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo que investiga as pessoas em contexto cotidiano, para Bauer (2002, p.68) “A finalidade real da pesquisa qualitativa não é contar opiniões ou pessoas, mas ao contrário, explorar o espectro de opiniões, as diferentes representações sobre o assunto em questão.” Neste caso a investigação aborda análise sobre as representações nas relações afetivas na escola e sua influência na construção de aprendizagens dos alunos, partindo de observações e análise por nós vivenciadas, num período de Agosto a Dezembro de 2011, enquanto bolsistas da CAPES inseridos num subprojeto do curso de pedagogia intitulado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID.

Algumas pesquisas realizadas por autores como WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011), sobre a influência da família e da relação professor aluno na aprendizagem das crianças levantam algumas questões sobre as dificuldades de aprendizagens que apresentam algumas crianças diante dos conhecimentos exigidos na proposta curricular das escolas onde estão inseridas. Sobre a formação do educador, o trabalho indica que, quanto mais ela estiver conectada à realidade da sala de aula, mais positivo é o impacto sobre o aprendizado. Segundo os pesquisadores, são três as características fundamentais de um professor bem preparado: domínio sobre o conteúdo, compreensão do processo de aprendizagem dos alunos e habilidade no gerenciamento da rotina profissional.

Referendamos como suporte teórico nossa investigação baseada nas ideias dos seguintes autores: WALLON (1879-1962), VASCONCELOS (1994), BAUER (2002), FREIRE (1996), SALLA (2011). Portanto pretendemos realizar nesta pesquisa os seguintes objetivos:

- Analisar se as relações afetivas entre professor, aluno e comunidade escolar interferem na construção de aprendizagem;

- Conhecer fatores ambientais que põem contribuir nas construções de saberes conceituais, atitudinais e nas habilidades e competências;

- Desenvolver e analisar uma pesquisa bibliográfica sobre a temática afetiva nas construções do conhecimento.

O referido artigo está organizado na seguinte estrutura: no primeiro capitulo citamos um breve histórico da instituição onde desenvolvemos a pesquisa. No segundo capítulo realizamos estudos teóricos sobre a temática das relações afetivas nas aprendizagens dos alunos e no terceiro capítulo realizamos análises sobre a experiência por nós vivenciada no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID.

Observa-se que os professores mesmo apresentando discurso de educação progressiva apresentam comportamento autoritarista no que concernem as relações afetivas na escola. Portanto a pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar a problemática que envolve a relação professor, aluno e escola na construção das aprendizagens.

2. HISTÓRICO DA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BARBOSA BRAGA

A Escola Municipal de Irauçuba está localizada á Rua Lucas batista da Mota nº 135, Bairro da Esperança. Foi fundada em l978 na Administração do Sr. Antonio Negreiros Bastos, funcionava através de convênio com CEPB (Centro Educacional Paulo Bastos), sob o Parecer nº 785/79. Neste período a escola contava com 4 salas de aula, 4 professores e 1 Secretaria, funcionava apenas o Ensino Infantil e 1ª a 4ª Série e chamava-se Escola Municipal de Ensino Fundamental de Irauçuba.

A Primeira Diretora foi Maria de Fátima Teixeira Matos, que exerceu o cargo a partir de l980, sob o parecer nº l946/80 expedido pelo Conselho estadual de Educação, ficando na administração da escola até o ano de l989.

A referida Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com