TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Senso Comum

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade I Psicologia     -    CLEUZA ROSA DE SOUZA

             14.05.2018

 Psicologia do senso comum

Trata-se de um conhecimento acritico, espontaneneo, baseada em intuicões e opiniões sem fundamentaçao teorica solida cientifica, e contruido na experiencia do dia a dia de cada um.

O senso comum de modo geral são as açoes  diarias das pessoas, costumes que vem sendo passado de geração para geração, onde se acredita em coisas como: cortar cabelo na lua crescente,  leite com manga  faz mau.  

  Psicologia cientifica

Trata-se da ciência que estuda os processos mentais através de três dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental. Onde entendimento psicológico das situações com as quais se deparam. Talvez isso se deva a popularização que o termo ganhou a partir do século passado graças, principalmente, a mídia (revistas, jornais, radio, televisão e, mais recente, a internet).

A Psicologia cientifica está ligada a ações comprovadas por meio de pesquisa, onde o senso comum deixa de ser a verdade  cultural, e a ações são comprovada em forma de pesquisa.

Dentro da historia da Psicologia são tratado de vários caminhos, vou iniciar sobre a subjetividade: e a síntese singular individual que cada um de nos vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiencias da vida social e cultura; e uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.

        Essas teorias serviram de base para o leque de possibilidade de abordagens que surgiram ao longo XX. Atualmente, podemos classifica-las em:    

        Abordagem biológica – a psicologia ou a neurociência relaciona o comportamento com eventos elétricos e químicos que ocorrem dentro do corpo(cérebro e sistema nervoso)

        Abordagem comportamental – o behaviorismo acredita que o comportamento e controlado por estímulos externos e, e por isso, estuda como  comportamento e adquirido ou modificado seu comportamento.

        Abordagem cognitiva – os psicólogos cognitivistas acreditam que o conhecimento afeta o comportamento e, por isso, estuda a cognição e outras processo mentais como a percepção, a memoria, a linguagem, o raciocínio, as decisões e soluções dos problemas.

        Abordagem psicanalítica ou psicodinâmico – os psicólogos enfatizam a importância das influencias dos processos de comportamento.

         Abordagem fenomenológica – as teorias   humanistas baseiam-se na motivação das pessoas para crescerem no âmbito psicológico, a influencia das relações interpessoais na autoimagem de uma pessoa e a importância da escolha e do auto direcionamento  nos  desafios para atingir a realidade pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com