TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes Enade

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO____________________________________________________04

2-QUESTIONÁRIO ENADE___________________________________________05

2.1- Questão 01_______________________________________________05

2.2- Questão 02_______________________________________________05

2.3- Questão 03_______________________________________________06

2.4- Questão 04_______________________________________________08

2.5- Questão 05_______________________________________________09

3-CONCLUÇÃO____________________________________________________11

4-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS___________________________________12

1 - INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir relatará um questionário do ENADE, no qual será respondido pelos alunos com objetivos de preparação dos alunos para a resolução da prova do ENADE, relembrar os conteúdos estudados ao longo do curso e resolver questões adaptadas de Enades anteriores. Dessa forma os alunos poderão se adaptando para a realização da prova do ENADE.

2 – QUESTIONARIO ENADE

2.1 - (ENADE/2008 - questão adaptada) Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. Pergunta-se: Considerando os avanços científicos e tecnológicos na sociedade atual, como deve ser a prática pedagógica das disciplinas curriculares para proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos?

Nos dias atuais em que a tecnologia esta cada vez mais presente em nossas vidas seja na forma de brinquedos, ou em formas reais. Nos adultos, crianças, jovens e adolescentes são bombardeadas, cada dia com uma novidade diferente no mundo dos avanços tecnológicos. Os educadores e nos futuros educadores não podem abrir mão desta realidade no momento de ensinar as crianças, desta forma, o estudo comparativo será bem mais viável. Mostrando como era antes e como foi ocorrendo mudanças no decorrer dos anos; isto posto pedir para que os alunos façam um estudo comparativo do como era antes e atualmente, o que, na visão deles é indispensável nos dia de hoje. Fazendo com que analisem, também, como era a vida antes de tantas inovações tecnológicas. Além do mais, o educador deve, também, enfatizar nesses estudos das mudanças o que é indispensável para a sobrevivência e que mudanças radicais nesse âmbito podem causar impactos irreparáveis.

2.2 - (ENADE/2008 - questão adaptada) Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro. Pergunta-se: Sabemos que a Educação Ambiental deve ser tratada em todas as fases de escolaridade. Assim, elabore uma proposta para inserção interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo escolar.

        A educação ambiental e um mecanismo ideal e mais viável para a educação dos humanos para a preservação do meio ambiente. Este mecanismo é 100% válido e deve ser tratado como prioridade nos setores educacionais desde o inicio do processo educacional, não deve ser somente no inicio da formação escolar, mas sim, permanecer durante todo esse ciclo, pois desta forma, impulsiona o educando na preservação do meio ambiente.

Um método que pode ser usados nas escolas são o de preservar e reciclar no ambiente escolar e fora do mesmo também, mostrando e fazendo com que os alunos aderissem às ideias. Métodos que podem da certo são os pedagogos realizarem aulas fora de sala de aula, mostrando aos alunos a importância de preservar a natureza, reciclar os lixos, economizar agua, entre outras.

O interessante neste trabalho é implantar a ideia, de que cada um de nós não esta na natureza, e sim que a natureza esta em nos, que somos a natureza faz parte de nossas vidas. Estamos na natureza, que vivemos um ciclo, a partir do momento que um dos elementos deixa de existir automaticamente todos terão consequências e posteriormente deixarão de existir também. Por fim, utilizar o saber dos educando para transmitir a novos que ainda não tiveram a oportunidade de se relacionar como meio ambiente.

2.3 - (ENADE/2008 - questão adaptada) Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como:

• Toda água que sai da torneira é boa para beber?

        Nem toda agua que sai da torneira que sai das torneiras são confiáveis para se beber, devido à alta quantidade de cloro que sai das torneiras, dessa forma e aconselhável que se filtrem as aguas antes de bebê-las. Infelizmente não podemos responder este questionário de forma afirmativa, pois dependendo de onde se mora a água da torneira pode não ser 100% confiável para o consumo doméstico.

• A água suja pode se tornar limpa?

Sim, a água suja, ao passar por um severo processo de tratamento pode sim se tornar limpa e viável ao consumo.

• Existem casas sem água boa para beber?

        

        Sim, devido ao frágil acesso a agua tratada o ate mesmo em nascente, muitas pessoas ficam sem acesso a agua devidamente tratada para o consumo, infelizmente esta é uma realidade que acontece e em nosso país.

O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com