TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE COMPLEMENATAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  3/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.930 Palavras (28 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 28

INET – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

RELATÓRIO DE COMPLEMENATAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

2017

RELATÓRIO DE COMPLEMENATAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

                                                    Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao INET – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, para obtenção da habilitação para Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa.

                         

Professora Orientadora Claudiele Ribeiro Santos.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

2017

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO....................................................................... 04

1 - ANÁLISE DA ESCOLA.......................................................... 05

  1. – IDENTIFICAÇÃO............................................................ 05
  2. –HISTÓRIA........................................................................ 05
  3. – PROPOSTA PEDAGÓGICA........................................... 05
  4. – PERFIL DOS DISCENTES............................................. 06
  5. – PERFIL DOS DOCENTES.............................................. 06
  6. – RELAÇÃO COM A FAMÍLIA-COMUNIDADE...................
  7. – EQUIPE DE TRABALHO..................................................
  8. – NÍVEIS DE ENSINO OFERECIDOS.................................
  9. – ESPAÇO FÍSICO..............................................................
  10. – PROJETOS PEDAGÓGICOS...........................................
  1. – RELATO DAS AULAS OBSERVADAS...........................
  2. – RELATO DAS AULAS MINISTRADAS...........................
  3. – PROJETO DE INTERVENÇÃO........................................

CONCLUSÃO..............................................................................

ANEXOS......................................................................................


APRESENTACÃO

Após concluir o curso superior em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, observei que sempre obtive muito interesse pelas disciplinas voltadas para Linguagem Verbal e Escrita, Construção de Textos e Oratória. Disciplinas estas, que me suscitaram o desejo em realizar minha primeira licenciatura em Letras – Língua Portuguesa.

O acompanhamento das aulas no decorrer da complementação pedagógica assim como o vivenciamento das práticas educacionais no ambiente escolar me proporcionou considerar que a função da docência não pode ser compreendida apenas como o ato de ministrar aulas. É necessário que o professor, independente do tipo de aluno para quem lecione, reflita e se coloque em “estado permanente de aprendizagem” atualizando seus conhecimentos e melhorando seu desempenho.

Para realizar o ofício pleno da docência o profissional deve possuir competências como: pesquisa, domínio na área pedagógica, didática, trabalho em equipe, seleção de conteúdos e desenvolvimento de atividades multidisciplinares. Saberes estes que nos foram passados no decorrer deste percurso e devemos fazer bom uso destes conhecimentos para facilitar o aprendizado dos alunos. Lembrando, que a prática metodológica também deverá sempre ser repensada e aperfeiçoada de modo que possa acompanhar as transformações ocorridas na sociedade e que possa adequar a sua prática para atender as tantas demandas do ensino.

  1. ANÁLISE DA ESCOLA
  1. IDENTIFICAÇÃO

IASES – Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo

Unidade de Internação Sul (Unis Sul)

Endereço: Rod ES, KM 289, Fazenda Monte Líbano, Cachoeiro de Itapemirim – ES

  1. HISTÓRIA

O IASES é uma autarquia pública mantida pelo governo do Estado do Espírito Santo, vinculada a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). É responsável por fazer a gestão e execução das medidas de socioeducação ao adolescente em conflito com a lei no Estado através dos programas de atendimento em meio fechado, meio semiaberto e meio aberto. Na prática da sua atividade, o Instituto segue as diretrizes do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para a aplicação das medidas e prevê ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte. Atualmente, o Iases conta com 13 unidades no Espírito Santo, contemplando as regiões Norte, Sul e Metropolitana.

  1. PROPOSTA PEDAGÓGICA

O IASES possui um projeto político pedagógico que respeita o Direito das Crianças e Adolescentes e tem por missão promover a socioeducação do adolescente a quem se atribui autoria de ato infracional por meio da gestão participativa da política de atendimento socioeducativo no Espírito Santo, sustentada nos princípios dos direitos humanos e em conjunto com o Sistema de Garantia de Direitos. O público alvo do atendimento da UNIS SUL são adolescentes do sexo masculino de doze a vinte e um anos, incompletos (que em virtude do cometimento de ato infracional, aguardam decisão judicial ou encontram-se em cumprimento de medida socioeducativa). Nas unidades socioeducativas do IASES, executa-se a Modalidade de Ensino Regular. Os alunos enquanto internos estudam em salas de aula dentro da unidade e assim que cumprem sua medida socioeducativa, continuam seus estudos em escolas da rede estadual de ensino. No entanto, os fundamentos teóricos-metodológicos que são adotados pela unidade são pautados nas concepções de Transdisciplinaridade, Concepção Humana de Ensino, Educação Social e Gestão Participativa. Em consonância com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a base teórica proposta pela Unidade também apresenta como referencial teórico a Educação Interdimensional de Antônio Carlos Gomes da Costa e os Quatro Pilares Fundamentais da Educação de Jacques Delors, que leva em conta a razão, mas também os sentimentos, a corporeidade e a espiritualidade. As práticas educativas tornam-se um aspecto fundamental no desenvolvimento cognitivo, social e pessoal do indivíduo. A educação deixa de ser encarada como prática escolar somente, tornando-se, sobretudo, processo formativo de individualidades autônomas e solidárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com