TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS LITERATURA PORTUGUESA

Por:   •  23/4/2022  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

CAMPUS AVANÇADO DE MOSSORÓ

DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS

LITERATURA PORTUGUESA III

Discente: Lucas Varela

Estudo dirigido

  1. Em Portugal, o início do século XX foi marcado por grandes ocorrências políticas, como a tomada do poder do país por parte de forças civis contra a monarquia, originando a primeira república portuguesa, e o início da Primeira Guerra Mundial. Tais fatos, cedo ou tarde, inspirariam artistas, resultando em várias manifestações artísticas no país. Ademais, em 1915, a ascensão do modernismo em Portugal, movimento literário o qual quebrar com o “tradicionalismo” da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas era seu objetivo, resultou em desconfiança, do lado de alguns intelectuais. Tendo esses episódios em vista, em meio a todo esse caos sócio-histórico, surgi Fernando Pessoa, que em 1915 junto a um grupo de jovens escritores o qual era líder fundou a revista Orpheu – que defendia a liberdade com uma visão mais futurística a respeito da criação literária.

  1. Dos fatos da vida de Fernando Pessoa que mais me chamaram a atenção foi o de ter sido criado na África do Sul e educado com a língua inglesa, e mais tarde transformando-se num dos maiores escritores portugueses, o que me cativou, pois é certamente um ocorrido singular, já que nunca ouvi uma história como essa.

  1. A linguagem da sua poesia do heterônimo Alberto Caeiro é simples, pois não estudou além da escola primária. O heterônimo Ricardo Reis, assim como Caeiro, valoriza a simplicidade na escrita, contudo, opondo-se ao que é moderno. Por outro lado, Álvaro de Campos, formado em engenharia, valoriza o modernismo nas suas obras.
  1. O seu caráter nacionalista, já que seus poemas analisam e comentam a história de Portugal, projetando um futuro glorioso para a nação mais ocidental da Europa.
  1. A necessidade de romper os paradigmas literários impostos na época, tendo em vista o início do movimento modernista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com