TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PALESTRA PITANGA,

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

        UNICENTRO- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE DO PARANÁ

ANDRESSA DA SILVA SANTANA

RELATÓRIO PALESTRA

PITANGA,

2019.

ANDRESSA DA SILVA SANTANA

RELATÓRIO PALESTRA

Trabalho elaborado pela acadêmica Andressa da Silva Santana do 1º ano do curso de Pedagogia, na matéria de Pedagogia: Identidade e Prática sob a orientação da professora Klevi Reali para obtenção de nota parcial.

PITANGA,

2019.

No dia sete de outubro, de dois mil e dezenove realizou-se nas aulas de Identidade e Prática, uma palestra com alguns funcionários do Patronato, o objetivo do evento era proporcionar conhecimento aos acadêmicos do primeiro ano do curso de pedagogia sobre o assunto.

        O patronato é um órgão de execução penal que em meio aberto que tem como objetivo promover ações de inclusão social dos assistidos através do monitoramento, fiscalização e acompanhamento do cumprimento das Alternativas Penais, cuja alternativa consiste em toda e qualquer forma de cumprimento de pena o medida alternativa em meio aberto, o patronato deve desenvolver suas atividades sob a perspectiva da corresponsabilidade entre os Poderes Públicos Estadual e Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público de maneira educativa de ressocializadora, pautada no respeito aos direitos humanos e na correlação entre direitos e deveres, inerentes à condição de cidadania.

No município de Pitanga o Patronato iniciou suas ações em setembro de 2013, sua criação deve-se a Lei Municipal Nº 1798 de 12 de setembro de 2013. Suas atividades são estruturadas pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU, por meio do Patronato Central. Os princípios do patronato são: Respeito à dignidade da pessoa humana; Universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos; transversalidade das dimensões de gênero, orientação sexual, deficiência, origem social, raça e faixa etária nas políticas públicas; promoção da participação da comunidade nas atividades ligadas à execução das alternativas Penais. O público alvo do patronato é aquele que possuem penas privativas de liberdade: regime aberto ou livramento condicional.

O Setor de Pedagogia como parte da equipe multidisciplinar do patronato municipal oferece o amparo educacional para os assistidos, mostrando-lhes a importância do retorno ao processo educacional para sua vida pessoal, social e profissional, pois por meio do estudo o egresso terá mais oportunidades de ser bem-sucedido profissionalmente. O Setor de Pedagogia tem como objetivo desenvolver ações que possibilitem o acesso dos assistidos ao âmbito escolar entre as atividades realizadas as principais são:

- Realizar a triagem pedagógica dos assistidos quando de sua entrada ao Patronato Municipal de Pitanga, fazendo assim, uma análise de sua vida escolar;

- Realizar o acompanhamento dos assistidos, no que se refere à escolarização e profissionalização;

- Acompanhar o processo de matriculas e o desempenho escolar dos assistidos junto aos estabelecimentos de ensino que ofertam Educação Formal de jovens e adultos;

- Propor reativação da matrícula dos assistidos, visando à continuidade e aproveitamento dos estudos já realizados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com