TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - Movimentos Sociais Cidadania e Educação

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  4.590 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Regional do Cariri – URCA
Departamento de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina: Educação Popular e dos Movimentos Sociais
Professora: Neuma Galvão / IX Semestre / Manhã

Erick Bruno Ferreira da Silva

Movimentos sociais cidadania e educação – Resumo 01

1 – Antecedentes históricos: Este tópico vem abordar a relação existente entre os movimentos sociais e educação, sendo estes intimamente ligados a cidadania. Essa abordagem é feita sobre as diversas visões teóricas, metodológicas, e pelos processos de transformação da sociedade. Sobre a visão do liberalismo, a cidadania é um direito indispensável ao homem, este direito o permite de ser livre, de ser tratado com igualdade perante a lei, e direito a propriedade. Nessa concepção acredita-s no surgimento de um sujeito ‘’político burguês’’ independente de sua condição social ser ligada a nobreza ou ao clero. Diderat defendia que a propriedade era que fazia o cidadão, ou seja, o cidadão que tinha alguma prioridade tinha a garantia de independência econômica tida como necessário a liberdade de espírito e ao desprendimento das paixões. Locke justifica uma diferenciação e direitos entre a classe trabalhadora e a burguesia, por que a classe trabalhadora para os burgueses não seriam sujeitos dignos de outro trabalho a não ser que seja o trabalho braçal, ou seja, seriam incapazes de desenvolver seu lado intelectual.

2- O caráter educativo dos movimentos sociais: Visa à concepção de educação para além do aprendizado dos conteúdos específicos, transmitidos por mão e ferramentas pedagógicas. Esse tópico faz um questionamento com relação a construção de caráter educativo e aponta registros em seus diferentes planos e dimensões que se completam, mas que não se classificam em nenhum grau de prioridade. Essas dimensões são: a dimensão de organização políticas que não se dá espontaneamente e dele participam vários agentes. As acessórias teóricas, políticas e religiosas que atuam junto aos grupos populares desempenham um papel fundamental no processo. A consciência se constrói a partir da agregação de movimentos dispersos sobre como funcionam tal órgão publico, como se deve proceder para obter tal verba, quem administra tal fundo, quais são os agentes que estão presentes na gestão de determinado bem ou equipamento público etc. A dimensão da cultura política nesta dimensão o exercício da prática cotidiana nos movimentos sociais levam a um acumulo de experiência, onde tem importância a vivência do passado e no presente para a construção do futuro.

3 – A dimensão espacial-temporal: A consciência gerada no processo de participação dos movimentos sociais leva ao conhecimento e reconhecimento das condições de vida e parcelas de população no presente e no passado. Essa dimensão possibilita uma grande articulação entre o chamado saber popular e o saber científico, técnico, codificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com