TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para escrever trabalho acadêmico

Artigo: Recomendações para escrever trabalho acadêmico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução[editar | editar código-fonte]

Em muitas instituições, a TCC é encarada como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "tese de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.1

O escopo e o formato da TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestrado e/ou Doutorado).

A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor,ou algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Escolha do tema do TCC[editar | editar código-fonte]

Professores orientadores recomendam aos alunos, que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto. Se não for um assunto cativante, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.

O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.

Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.

Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.

Tipos de TCC[editar | editar código-fonte]

Estes são alguns tipos de trabalhos de conclusão de curso:

Estudo de caso

Revisão da bibliografia

Pesquisa de recepção

Projeto arquitetônico e/ou urbanístico

Formatação do TCC[editar | editar código-fonte]

Formatação no Brasil (Normas ABNT)[editar | editar código-fonte]

No Brasil, em geral as instituições de ensino superior solicitam as teses acadêmicas dentro das normas ABNT. Estas normas são muito faladas mas pouco conhecidas. Elas podem ser consultadas nas bibliotecas das escolas. Possuem avisos de copyright, mas, como a lei brasileira de direitos autorais não cobre regras e regulamentos, podem ser copiadas livremente, apesar dos avisos.

As normas ABNT que se referem a trabalhos acadêmicos são estas:

NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs. Documento completo para baixar.

NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com