TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexiva O sujeito e o seu lugar no mundo

Por:   •  18/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Discente:

I. Tema da aula: O sujeito e o seu lugar no mundo

II. Dados de identificação:

Série: 5°

Duração: 60 minutos

III. Objetivos: Observar as diferenças de ambientes, apresentar ao aluno a relação do espaço com aquele que o ocupa inclusive no sentido de tempo, por meio de jogos e brincadeiras, proporcionando aprofundamento do conhecimento dos estudantes sobre si mesmos e sua comunidade. Mostrando que é necessário conhecer, preservar e ser ativo nesta inserção o que gera benefícios mútuos na própria sociedade.

Estimular o desenvolvimento das relações espaciais, a criança tem o poder de transformar o espaço em um produto como mediação, o que torna possível a condição de ser mediações das mediações, projetivas e euclidianas, além do raciocínio geográfico, respeitando a natureza, relações sociais ao longo da história. Objetivo também é deixar claro a importância das intervenções visando as degradações do próprio humano é constatar importância para o processo de alfabetização cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens (formas de representação e pensamento). Possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro; valorizando suas memórias e marcas de um passado vivenciado em diferentes momentos da vida; alfabetizar, ampliar sua compreensão do mundo. Permitir que as crianças percebam e compreendam a dinâmica de suas relações sociais e étnico-raciais, identificando-se com a sua comunidade e respeitando os diferentes contextos socioculturais.

IV. Conteúdos: Construção de conhecimento, preservação nos atos em ambientes principalmente natureza, respeito com o outro e identidade, articulação com espaços e escalas de análise, relações existentes entre os níveis local e global.

V. Habilidade(s) da BNCC: (EF01GE01), (EF03GE01). Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas) É necessário que os alunos se organizem em seus assentos. Utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares, e alguns locais públicos. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.

Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula, neste momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Após as respostas conte que as fotos apresentadas são de fachadas de casas, parques, escolas, entre outros ambientes por eles já frequentados, fotos fornecidas por eles mesmos registrados em algumas solicitações feitas pela escola.  Sinalize que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira ou o ambiente num todo, ressalte que é muito importante atenção para que observe detalhes; características externas sem contar o porquê.

Para permitir que todos os alunos falem ou que as respostas não se concentrem em alguns, você pode usar um recurso chamado “bastão de fala”. Aqui usaremos um sino. Avisando que somente a pessoa que estiver segurando o sino poderá falar, enquanto as demais prestam atenção. Se sua sala for pequena, com no máximo 12 alunos, pode pedir que a criança que está com o sino passe para o colega do lado, assim todos poderão falar (se se sentirem confortáveis, é claro). Contudo, se sua sala for numerosa, peça que os alunos interessados em falar ergam as mãos e passe o sino da fala para eles (um recurso que ajuda é anotar o nome da criança que levantou a mão no quadro, assim ela não precisa permanecer com a mão levantada e você poderá organizar a ordem e o tempo para esta atividade).

VII. Recursos didáticos utilizados: Computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, quadro, giz e as imagens das casas, parques, escolas dos alunos.

VIII. Avaliação: 

IX. Bibliografia: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/100/entenda-as-cinco-unidades-tematicas-da-base-para-geografia 

https://sme.goiania.go.gov.br

https://novaescola.org.br/

https://blog.elos.vc

X. Anexos (se houver):

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com