TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estágio Anhanguera Uniderp

Por:   •  10/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL: OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA

Acadêmico: Maria Luiza da Silva Costa

R.A.  23090505-5

Curso: Licenciatura em História

 Disciplina: Estágio Supervisionado:

1 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Está reflexão de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Licenciatura em História, o qual aconteceu na E.E José Baltazar de Souza, no município de São Miguel Arcanjo que, consistiram em 12h/a observações da prática docente e regência de 2h/a que foram divididas em três etapas, sendo: observação, participação e atuação, no qual foram elaborados um plano de aula, observação e interação do estagiário na regência da aula do tutor e colaboração do mesmo para atuação na prática pelo estagiário, e por fim, um relatório final.

Na etapa de observação, no qual foi o primeiro contato com a escola, foi observado atentamente a estrutura física, visto que, já a conhecia a muito tempo, conversei primeiro com o Diretor que me acolheu muito bem e por já ter trabalhado na mesma, o processo foi bem tranquilo.

Durante as aulas totalmente presenciais, foi possível ter uma interação ainda mais intensa com a turma, permitindo uma participação mais ativa dos alunos. As discussões e o engajamento dos alunos foram ainda mais aprimorados, visto que a interação em tempo real proporciona um ambiente mais propício para o aprendizado. Foi notável o aumento da atenção dos alunos durante as aulas presenciais, o que se refletiu em uma maior participação nas atividades propostas. A colaboração do acadêmico com a professora regente da turma durante as atividades também foi bastante produtiva. No entanto, é importante ressaltar que é essencial a presença dos alunos nas aulas, pois a ausência pode prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento da turma como um todo.

Na etapa de atuação, tive a oportunidade de colocar em prática o conhecimento que adquiri no estágio, sendo esse o momento que se atua com mais autonomia no campo de estágio, desenvolvendo um plano de aula e colocando-o em prática e assim se conseguindo experiências para a futura profissão.

1.1 OBSERVAÇÃO GERAL

Durante as observações das aulas do professor regente, percebi que a relação dele com os alunos era bem bacana, cheia de respeito mútuo e cordialidade. Ele se mostrou sempre disponível para ajudar os alunos e esclarecer conceitos, além de ter um ótimo domínio do conteúdo lecionado. Utilizando estratégias pedagógicas diversas, ele conseguia deixar as aulas mais interessantes e dinâmicas.

Analisando as aulas observadas, pude concluir que o trabalho do professor é essencial para o processo de aprendizagem dos alunos. A postura dele em sala de aula, a maneira como se expressa e sua capacidade de se adaptar às necessidades da turma são fundamentais para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Foi interessante ver a importância da utilização de recursos didáticos, como vídeos, imagens e atividades lúdicas, que ajudam no aprendizado dos alunos.

Entre os pontos positivos das aulas, destaco a interação do professor com os alunos, o bom domínio do conteúdo lecionado e a utilização de recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas. Por outro lado, foi possível notar que o planejamento poderia ser mais detalhado e diversificado, permitindo uma melhor organização das aulas e uma maior variedade de estratégias pedagógicas.

Com base nos pontos levantados, é importante que o professor esteja sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades pedagógicas, participando de cursos e eventos voltados para a educação. Além disso, um planejamento mais eficiente e diversificado, que possibilite uma organização mais eficiente das aulas e uma maior variedade de estratégias pedagógicas, pode ser de grande ajuda. Por fim, a utilização de recursos tecnológicos e o estímulo à participação ativa dos alunos nas atividades propostas podem contribuir para um aprendizado mais efetivo.

1.2 OBSERVAÇÃO ESPECÍFICA

OBSERVAÇÕES DE CADA AULA

DATA: 05/04/2023

Ano/série: 6º ano

Quantidade de aulas: 1 hora/aula

Conteúdo: A formação dos impérios na Antiguidade

Metodologia: Exposição dialogada com uso de mapas mentais para apresentação dos conteúdos.

Atividades que foram desenvolvidas: Discussão em grupo sobre os elementos que contribuíram para a formação dos impérios, elaboração de um mapa mental em conjunto.

Recursos didáticos: Quadro branco, giz, mapas mentais impressos.

OBSERVAÇÕES DE CADA AULA

DATA: 05/04/2023

Ano/série: 7º ano

Quantidade de aulas: 1 hora/aula

Conteúdo: A Revolução Francesa

Metodologia: Aula expositiva com uso de recursos audiovisuais e debate em grupo.

Atividades que foram desenvolvidas: Apresentação de um vídeo sobre a Revolução Francesa e discussão em grupo sobre os principais acontecimentos.

Recursos didáticos: Computador, projetor, vídeo sobre a Revolução Francesa.

OBSERVAÇÕES DE CADA AULA

DATA: 06/04/2023

Ano/série: 6º ano

Quantidade de aulas: 1 hora/aula

Conteúdo: As primeiras civilizações

Metodologia: Exposição dialogada com uso de mapas mentais para apresentação dos conteúdos.

Atividades que foram desenvolvidas: Discussão em grupo sobre as características das primeiras civilizações, elaboração de um mapa mental em conjunto.

Recursos didáticos: Quadro branco, giz, mapas mentais impressos.

OBSERVAÇÕES DE CADA AULA

DATA: 06/04/2023

Ano/série: 7º ano

Quantidade de aulas: 1 hora/aula

Conteúdo: O processo de independência do Brasil

Metodologia: Aula expositiva com uso de recursos audiovisuais e debate em grupo.

Atividades que foram desenvolvidas: Aula expositiva com uso de recursos audiovisuais e debate em grupo.

Recursos didáticos: Computador, projetor, vídeo sobre o processo de independência do Brasil.

OBSERVAÇÕES DE CADA AULA

DATA: 09/04/2023

Ano/série: 6º ano        

Quantidade de aulas: 1 hora/aula

Conteúdo: O surgimento das cidades na Antiguidade

Metodologia: Exposição dialogada com uso de recursos audiovisuais para apresentação dos conteúdos.

Atividades que foram desenvolvidas: Discussão em grupo sobre as características das primeiras cidades, análise de imagens de arqueologia urbana.

Recursos didáticos: Computador, projetor, imagens de arqueologia urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com