TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Orientação Educacional

Por:   •  9/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PORTFÓLIO

DE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão

Aluno: Flavia Melo de Carvalho

Rio de Janeiro

2018

FLAVIA MELO DE CARVALHO

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão

Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado em Gestão do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Carioca

Professor Supervisor: Lana Barbosa Silva

Período: Março a Abril de 2018

Rio de Janeiro

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

5

2.  DESENVOLVIMENTO

2.1. ATIVIDADE (Reuniões com a comunidade escolar)

2.2. ATIVIDADE (Mediações de conflitos entre discentes)

2.3. ATIVIDADE (Desafio de leituras)

6

3. CONCLUSÃO

8

ANEXOS

9

1. INTRODUÇÃO

No primeiro dia de estágio na escola RH, O Fator durante o mês de março à abril de 2018, fui muito bem recebida pelo corpo docente e todos os funcionários que nela trabalham, uma recepção acolhedora; pois eu precisava fazer um bom trabalho de estágio e ao mesmo tempo estava insegura e ansiosa; mas só pelo fato de ser bem recebida por profissionais gabaritados e experientes na área educacional, me deixou à vontade.

Os primeiros dias foram mais de uma questão de adaptação e introdução do que eu iria ser feito no decorrer do estágio; como demonstrei segurança nos temas abordados sobre o Estágio de Orientação Educacional, logo os profissionais foram então desenvolvendo um trabalho muito aplicado sobre as funções que o estágio proporcionava.

O cotidiano me gerou muitas dúvidas no decorrer das funções com atribuições e as situações de um Orientador Educacional convive em sua jornada de trabalho. Mas sempre que me gerava dúvidas e os profissionais com muita didática e paciência sanavam todas elas.

2. DESENVOLVIMENTO

Temos por desenvolvimento neste estágio prático supervisionado várias funções importantes de Orientação Educacional que exerci no período que frequentei na instituição cumprindo a carga horária, dentre elas exalto as práticas de observações das atividades nas reuniões com a comunidade escolar, observações nas mediações de conflitos entre discentes e os desafios de leituras.

2.1 Reuniões com a comunidade escolar

Para conseguir convocar todos os pais e comunidade escolar para a reunião, foram feitos antes uma consulta com todos os envolvidos de disponibilidades, pois os pais e/ou responsáveis dependem de seus patrões para serem liberados do serviço.

Com essas diferenças fizemos, deste modo tentando buscar o máximo de presenças possíveis, com um trabalho diferenciado e atencioso buscamos conseguir uma reunião única, englobando todos os assuntos pertinentes na escola, porque se caso a equipe marcasse mais de uma reunião, não iríamos alcançar um percentual de presenças considerados.

Dentre esses detalhes a comunidade em si acolheu nossa ideia e conseguimos marcar uma reunião muito produtiva, no qual todos os envolvidos eram muitos ativos em todos os temas abordados em referência para o melhor para a comunidade escolar.

Tive um aprendizado diferenciado com esta atividade, percebi que precisamos ter uma postura atenciosa perante a comunidade, no qual possamos atrair espontaneamente todos os envolvidos na comunidade escolar.

2.2 Mediações de conflitos entre discentes

 

Dentre as situações realizadas me deparei com uma situação problema muito diferente no cotidiano escolar, diferente dos alunos que frequentam o ambiente escolar, no meio de todos eles tinha um aluno que sempre aparentava um comportamento inadequado perante as normas da escola, comportamento agressivo ocasionando sempre brigas de contato físico, percebemos que o aluno tem esse comportamento por terem seus pais presidiários ou ex – presidiários, e na vida pessoal deste aluno uma falta de afeto em sua vida pessoal.

O orientador educacional sempre que o aluno ele ocasionava uma briga, tentava sempre demonstrar o que era o certo e repudiava suas ações de maneira adequada ao aluno. Mas percebemos que essas atitudes são muito além de faltas de afinidades com colegas de turma.

O trabalho feito pelo orientador educacional no meu ponto de vista foi excelente, fomos saber com os responsáveis dele, porque pelo tal comportamento e descobrimos os motivos de seus pais serem sempre ausentes em sua criação e que atualmente ele vivia com sua avó paterna que não tinha muita afinidade com ele, desde então todas as atitudes dele eram realizadas dinâmicas específicas para que uma possível melhora ocorresse.

2.3 Desafio de leitura

Dentre as situações que me deparei de imediato sobre a leitura, foi pelo menos uma vez por semana o estímulo e treinamentos do Hino Nacional e do Rio de Janeiro, uma forma muito dinâmica e pedagógica de saberem os hinos de seu país e de sua cidade.

Conseguimos trabalhar de maneira produtiva oficinas de leitura com todos os componentes da comunidade escolar. Trabalhamos de maneira eficaz os estímulos pela leitura, utilizando a biblioteca e sala de aula para nosso desenvolvimento de trabalho, usamos clássicos de literatura brasileira e clássicos infantis; aproveitamos muito o fator que a escola seja a única atividade na região para termos nossa comunidade escolar em nosso lado, todos demonstravam empenho na leitura, o trabalho aconteceu com muita eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com