TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Educação e Trabalho: bases para a educação profissional emancipadora

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 4

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora.Florianópolis: Perspectiva, v. 19, n.01, pg. 71-87, jan./ jun. 2001.

        

        Ao analisar o texto de Frigotto, observamos que seu objetivo principal é argumentar contra as tendências e ideologias neoliberais e pós-modernas, as quais possuem o lucro e o crescimento econômico como foco principal sendo apoiadas pelo Estado, que defende os interesses do capital passando a intervir no mercado gerando crise do trabalho assalariado.

        O autor aborda em um primeiro momento, a diferença entre o trabalho na sua dimensão ontológica (na construção do ser humano) do trabalho assalariado no capitalismo. Para Frigotto os homens são seres da natureza e criam e recriam pela ação consciente do trabalho sua própria existência. Para ele, o trabalho tem um princípio educativo quando o homem aprende que, enquanto ser da natureza, precisa transformá-la para em meios úteis para sobreviver. O homem exerce o trabalho livre e de direto, ou seja, na sua dimensão ontológica, quando cria, recria e transforma a natureza pela ação consciente do trabalho, onde neste contexto percebe a importância da ciência e da tecnologia como valores de uso para a melhoria das condições da vida humana. Não obstante, com a chegada do capitalismo, que se caracteriza pela acumulação de capital e surgimento da propriedade privada, surge o trabalho assalariado, no qual os trabalhadores necessitam vender sua força de trabalho para sobreviver, fazendo com que o trabalho se torne uma atividade opressiva, sufocante e alienada para muitos homens.

        Frigotto enfatiza que o que determina a crise do trabalho assalariado “radica-se na própria essência do capital – acumular, concentrar, centralizar e, como consequência, excluir concorrentes e explorar a força de trabalho” (pg. 77). A partir da década de 40 com o surgimento das multinacionais, da globalização e “mundialização do capital”, as sociedades nacionaisperdem o poder de controlarem o “poder anárquico do capital”. (pg. 77), resultando na falência dos estados nacionais mediante a perda da capacidade de suas moedas.Destaca que as políticas neoliberais e a hegemonia do capital, e o desenvolvimento produtivo centrado sobre o crescimento excessivo do capital morto acabam por gerar a desestabilização dos trabalhadores estáveis, precariedade de trabalho e grande aumento de pessoas à margem do mundo da produção, rompendo garantias e direitos em relação ao trabalhador.

        Nesse contexto, o trabalhador sofre com a desigualdade social, a exploração, a alienação, o desemprego, a falta de educação qualificada e outras condições impostas pelo mercado neoliberal, resultando em uma crise do trabalho.

        E para concluir, Frigotto defende que a ciência, a tecnologia, a educação em geral ou a educação profissional, simultaneamente, em que podem ser instrumentos de ampliação e legitimação da exclusão, podem ser também importantes mediações sociais, culturais e econômicas de emancipação do homem. Instituições como Banco Mundial, governantes e autoridades capitalistas, têm desenvolvido projetos como LDB e FUNDEF, propondo uma educação moldada nas estratégias neoliberais.Considera, que a Educação Profissional subordina-se às aspirações do mercado e do capital e de um modelo de desenvolvimento que exclui e concentrador de renda. “Neste horizonte, a educação em geral, e particularmente a educação profissional se vincula a uma perspectiva de adestramento, acomodação, mesmo que se utilizem noções como de polivalente e abstrata.” (pg. 80) Porém, estudiosos da área da educação tem sugerido uma educação centrada em uma perspectiva emancipadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com