TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre educação pré-escolar no Brasil

Ensaio: Respostas a perguntas sobre educação pré-escolar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Ensaio  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 11

1.Como foi a criação da educação infantil? Responda, contextualizando historicamente.

Durante séculos a educação da criança esteve sob-responsabilidade exclusiva da família. Hoje, a criança convive e aprende sua cultura interagindo com outras crianças em um ambiente socializado. No final do século XVIII começava despontar na Europa instituições para educar crianças de zero a seis anos, pois no início do século XIX, grande parte das mulheres que eram mães de crianças pobres por força da necessidade, optaram por trabalhar nas fábricas, deixando assim seus filhos sob os cuidados de mães mercenárias, que vendiam seus serviços para cuidarem dos filhos de mães operárias. Depois com o tempo foram surgindo outras formas de cuidar dessas crianças, através de propostas mais formais, com atividades que desenvolviam bons hábitos, canto e formação religiosa.

Na França surgiram as primeiras instituições educacionais para atender as crianças pobres de mães trabalhadoras, onde elas perdiam os maus hábitos, aprendiam as letras minúsculas, a soletrar, e adquiriam as primeiras noções de moral e religião. As propostas para a infância eram tema obrigatório nos Congressos sobre higiene, religião, direitos, educação e assistência social. Froebel em meados de 1840 o primeiro Jardim de Infância em Blankenburgo, uma instituição exclusivamente pedagógica, onde o objetivo era não só educar e cuidar das crianças, mas transformar a estrutura familiar para que cuidassem melhor delas.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

Atualmente a finalidade da Educação Infantil é inteiramente pedagógica e educativa, bem diferente dos objetivos de instituições antigas que visavam simplesmente atender às necessidades das mães trabalhadoras.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

Diferente dos países europeus, no Brasil, as primeiras instituições que atendiam crianças de zero a cinco anos, surgiram com objetivos assistencialistas, para dar auxílio às mães trabalhadoras e viúvas desamparadas. Mas com a ocorrência de vários acidentes domésticos levou alguns segmentos da sociedade a pensar em oferecer um espaço adequado a essas crianças, como creches, jardins de infância e pré-escolas, que tinham como meta combater o alto índice de mortalidade infantil e diminuir os riscos de vida a que a criança ficava exposta, quando se encontrava em situação de insegurança.

Até 1970, as instituições de Educação Infantil tiveram um lento processo educativo e pedagógico, mas a partir de 1988, a LDB definiu que as creches e pré-escolas para crianças de zero a seis anos fariam parte do sistema educacional como primeira fase da Educação Básica.

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.

Froebel reunindo teorias de Rousseau, Pestalozzi e outros educadores, defendeu ideias que inspiraram muitas reflexões pedagógicas. Suas ideias não eram apenas reformar a educação pré-escolar, mas também mexer na estrutura e os cuidados dedicados à infância, tanto na esfera pública como na privada, defendendo que na educação das crianças era necessários horas de trabalho manual e cuidados sensitivos à infância tanto que no seu livro “Jogos para a Mãe”e “Canções Carinhosas”, Froebel conversa com as mães através de poemas, que refletiam os sentimentos, o vínculo maternal, as brincadeiras e principalmente a obediência, onde ele enfatiza que as crianças não poderiam fazer “tudo” e que soubessem diferenciar o certo do errado. Para Froebel os jogos eram importantes, pois levavam as crianças a um contato com a natureza e com outros seres humanos.

5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?

Ela impõe aos pais a obrigação de matricular seus filhos na pré-escola, a partir de dos quatro anos de idade.

6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.

Minha opinião sobre esta mudança é que as crianças possam ter seus potenciais estimulados, mais o Estado está tomando para si uma decisão que cabe à família, onde os pais são e sempre serão responsáveis por seus filhos em todo período escolar.

As escolas que detêm a Educação Infantil, ou seja, as creches, nem sempre têm professores bem capacitados para atender a educação dessas crianças. Os pais primeiramente deveriam ser simplesmente instruídos para que pudessem ser realmente pais e não transferir esse papel para a escola.

UNIDADE 2

OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.

Desenvolvendo e estimulando a expressão artística através de desenho, onde a criança expõe de forma concreta seus pensamentos e sentimentos,

- Proporcionando à criança livros de literatura infantil, com ilustrações adequadas à idade e estimulá-la a narrar o que estão vendo,

-Contar histórias adequadas à idade da criança, estimulando-lhe movimentos, dramatizações, sons, etc;

2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.

A criança desenha por prazer, até certa idade ela desenha sem barreiras. Aos dois anos elas fazem seus primeiros rabiscos, suas primeiras garatujas. Quando ela adquire mais controle visual, seus traços vão ficando mais firmes. A partir dos quatro anos os elementos representados nos seus desenhos já são identificados. Aos sete anos seus desenhos são estruturais e esquematizados, com uma visão simultânea de tempo e espaço. Entre os nove e doze anos, a criança adquire autocrítica e também consciência do ambiente natural que tem proporções e profundidade. Dos doze aos quatorzes anos, os desenhos desses jovens são apreciados como algo infantil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com