TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "Tipos e propósitos da educação"

Ensaio: Respostas sobre "Tipos e propósitos da educação". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Ensaio  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

1-Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, ela recebe indicação para atendimento psicológico. Nesse atendimento, é correto afirmar que a atenção do profissional deve focalizar:Escolher uma resposta.

Resposta correta: A criança dentro de seu contexto familiar e escolar.

2- O trabalho realizado em uma brinquedoteca pode ter a intenção de serdiagnóstico e de intervenção com crianças que apresentam dificuldades escolares. Nesse contexto, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: O jogo infantil realizado em uma brinquedotecapode privilegiar aspectos cognitivos que auxiliam a criança a superar suas dificuldades.

3- Os teóricos nem sempre concordam sobre adefinição de dificuldades escolares. Com relação à definição de dificuldades de aprendizagem, considere as alternativas a seguir:

I. São aqueles sujeitos que são incapazes crônicos de permanecer naescola pelo menos até o final do Ensino Fundamental, não garantindo, assim, os benefícios da escolarização.

II. É a criança que apresenta uma discrepância entre o potencial atual e o esperado.

III. Sãoas crianças que apresentam comprometimentos de origem neurológica ou por disfunção do sistema nervoso.

Estão corretas somente as alternativas:

Escolher uma resposta

Resposta correta: I e II

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação? A educação de caráter institucional, racional e burocrático pode ser definida segundo Max Weber como um tipo de educação onde o professor ensina de uma forma como se estivessem treinando os alunos, impedindo-os de impor suas ideias. Nesse tipo de educação o professor fala e o aluno simplesmente ouvi, sem ter a liberdade de questionar ou impor novas ideias. O aluno ia pra escola simplesmente pra ouvi o que o professor tinha a dizer.

É um tipo de educação criticada por Max weber pelo o fato de que para ele a educação deve ser de modo que incentive o aluno para que ele possa refletir e questionar sobre o que o professor esta ensinando e que cada aluno tem seu próprio ponto de vista sobre determinada situação e que esse certo ponto de vista deveria ser exposto e questionado.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado? proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário que o professor incentive o aluno a refletir sobre o que foi apresentado e, então adote uma opinião condizente com a sua compreensão e importante também que o professor tenha uma posição neutra para não só na sala de aula mais também fora dela, o aluno reflita e questione sobre o que observa , experimenta e decida.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocrático-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam. Pra Max Weber e Alonso Bezerra o objetivo principal da educação é

Acredito que independente que seja no ensino fundamental ou médio se forem professores burocráticos disciplinados eles comprometem na formação do aluno, de forma que o aluno não pode expor sua opinião sempre fica algo a perguntar, sempre duvidas. E na minha formação escolar no ensino médio eu tinha uma professora da disciplina de historia, que hoje após ter estudado um pouco a teoria de Max Weber, considero essa professora burocrática disciplinada. A aula dela era de forma que a gente ouvia o que ela tinha pra falar, sem se importar com nossa opinião ela mencionava sua aula e pronto!

E acredito que de certa forma comprometeu sim na minha formação escolar a aula parecia não ser completa sempre faltava algo.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos. Esses tipos de professores agem como se os alunos não tivesse opiniões próprias, é como se a função deles fossem só passar o conteúdo. Eles poderiam agir de uma maneira que respeitassem o aluno como um ser humano em si e que cada um tem seu próprio e diferente ponto de vista e que e com muitas ideias a ser expostas, um aprendendo com o outro. E que cada aluno precisa expor suas opiniões para não ficar duvidas e assim questionando, aprendendo e refletindo melhor cada aula, e a atitude de cada professor é muito importante para o aluno se encontrar no seu processo de formação escolar.

Referências Bibliográficas:

www.resvistaescola.com.br

www.slidechare.com.br

PLT sociologia e educação

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »