TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre o tema "Desenvolvimento e comunicação da pesquisa"

Ensaio: Respostas às questões sobre o tema "Desenvolvimento e comunicação da pesquisa". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Ensaio  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

1) Redija um parágrafo para apresentar o conceito de Pesquisa e sua importância. Procure formular seu texto, a partir do que você compreendeu.

É um conjunto de atividades orientadas para busca de um determinado conhecimento científico. Você busca conhecimentos novos em vários tipos de fontes confiáveis para que possa acabar com dúvidas que foram propostas no início do trabalho. Essas atividades tem de ser desenvolvidas com rigidez, não pode ser feita de qualquer jeito, requer um roteiro bem feito para que pesquisa tenha no final o que foi especulado no início. A pesquisa é importante, uma vez que ela começa com um problema a ser resolvido, e no final ela tem por finalidade resolver o problema com novos conhecimentos adquiridos pelo pesquisador de outras fontes. Um bom pesquisador necessita de disciplina, coragem, perseverança e nunca desistir no primeiro obstáculo, porque pesquisa requer um trabalho árduo do pesquisador.

2) Elabore um quadro comparativo ou um esquema em tópicos, para diferenciar os 04 tipos de pesquisa: Bibliográfica, Descritiva, Exploratória, Experimental.

Pesquisa Bibliográfica: se constitui pra todas as atividades acadêmicas, suas principais fontes são:

• Bibliotecas

• Instituições de pesquisa

• Internet

• Base de dados

Pesquisa descritiva: descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades estána utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

Ex:

• Idade

• Sexo

• Procedência

• eleição

Pesquisa Exploratória: permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. O objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Ao final de uma pesquisa exploratória, você conhecerá mais sobre aquele assunto, e estará apto a construir hipóteses. Como qualquer exploração, a pesquisa exploratória depende da intuição do explorador (neste caso, da intuição do pesquisador). Por ser um tipo de pesquisa muito específica, quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso.

Pesquisa Experimental: Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar variáveis e definir formas de controle o observação de efeitos. É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento/prática

Parte 4 – Elaboração e comunicação da pesquisa (p.7

1 a 89)

3) A elaboração de um projeto envolve 04 fases inic

iais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com