TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro “O Que É Cultura” De José Luiz Dos Santos (Cultura E Diversidade)

Por:   •  18/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO “O QUE É CULTURA” DE JOSÉ LUIZ DOS SANTOS (CULTURA E DIVERSIDADE)

CULTURA E DIVERSIDADE

Quando se fala de cultura e diversidade o próprio nome já diz aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte da música, dentre tantos outros elementos. A diversidade cultural está presente em todo e qualquer grupo social, pois representa a pluralidade e o respeito a tudo que é diferente aos olhos da sociedade. O conceito vai além da definição. A diversidade cultural se atrela também aos sentimentos de pertencimento e aceitação da identidade de cada indivíduo que compõem um grupo. Os povos indígenas e o sincretismo religioso fazem parte da diversidade cultural e os povos africanos também, pois as festas religiosas como as festas de Iemanjá, a lavagem das escadarias do Bonfim, o Círio de Nazaré, a festa do Divino, Dia de Reis e tantas outras celebrações são exemplos clássicos de como a religiosidade se difunde pelo país e mescla a cultura popular.

CULTURA E EVOLUÇÃO

No século XIX diversos estudos foram feitos procurando hierarquizar todas as culturas humanas. Para essas versões a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social, que a conduziriam desde um estágio primordial onde se iniciaria a distinção da espécie humana de outras espécies animais até a civilização. Desse modo toda sociedade humana faria parte dessa escala evolutiva em linha única. As diversas sociedade representaria estágios diferentes da evolução humana: As sociedades indígenas seriam classificadas no estágio da selvageria, reinos africanos, no estágio da barbárie. Quanto à Europa classificada no estágio da civilização, consideravam que ela já teria passado por aqueles outros estágios.

Essa concepção de evolução por estágios era uma visão europeia da humanidade, usando as suas concepções para construir as escalas evolutivas. Mais diversos estudos sistemáticos e detalhados de muitas culturas permitiram destruir os falsos argumentos dessas concepções preconceituosas. A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana e as ideias de uma linha de evolução única para as sociedades humanas é ingênua e está ligada ao preconceito e discriminação raciais.

CULTURA E RELATIVISMO

A cultura é todo conhecimento, comportamento e tradições de um povo, um grupo social, e o relativismo cultural entende que somente a observação de forma etnocêntrica em relação a sociedade pesquisada, se obtém um resultado acertado sobre sua cultura. Atualmente a observação da cultura alheia se faz segundo ponto de vistas definidos pela cultura do observador, os critérios que se usam para se classificar uma cultura são relativos.

Sendo assim, ao estudar sobre cultura, as relações de cultura do observador incluí no seu ponto de vista sobre a cultura observada. Não há de fato, conhecimento desta cultura estudada. Em tempos de tanta mudança e evolução, precisamos conhecer verdadeiramente a história de cada povo, suas raízes, seu desenvolvimento, e compreender que não há superioridade ou inferioridade de cultura ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com