TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPOEIRA: ESPORTE, CULTURA, LAZER E RESPEITO À DIVERSIDADE.

Por:   •  3/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO SOCIAL

CAPOEIRA: ESPORTE, CULTURA, LAZER E RESPEITO À DIVERSIDADE.

1. JUSTIFICATIVA (razões, motivos, importância)

Fundamentar e justificar a proposta com base na análise institucional realizada e nas leituras teóricas sobre a especificidade da temática e do fazer profissional. Esclarecer as motivações que levaram à escolha pela proposta, sejam elas pessoais ou institucionais. Indicar a relevância da intervenção para sua formação, para a instituição, para a profissão e para os cidadãos beneficiários. Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: por quê? Para quê? Para quem?). Local onde será executado o projeto.

A capoeira que hoje é uma pratica histórico-social e cultural, cujo sentido restrito significa, é parte integrante da cultura afro-brasileira, e de suma importância para a construção cultural e social da identidade da sociedade emergente.

Socialmente expondo, a capoeira hoje é uma das maneiras mais dinâmicas e criativas para exterminar com a cultura de fronteira, ainda existente em povos e nações.

Visando a interação e o intercambio entre povos, etnias e aproximação entre os valores éticos e culturais, os quais constroem as diferentes identidades humanas no Mundo Contemporâneo desde os tempos mais remotos e que a própria LDB no seu Art. 26 e a Lei 10.639/2003 sugere que as unidades escolares por meio de ações do Projeto Político Pedagógico, que sejam voltadas para a realidade e diversidade cultural de seu contexto histórico.

Pedagogicamente, a capoeira além de contribuir com o que foi acima exposto; se bem direcionada: bem coordenada, traz como objetivo trabalhar a expressão corporal e oral, a psicomotricidade, a interação entre os alunos, o respeito, a diferença cultural dos indivíduos, a musicalidade, e outros e que são sugeridos na estrutura curricular vigente.

Esse trabalho vem buscando dar uma ênfase a questão culturais de caráter popular, lutando pela cidadania no combate ao preconceito racial, na elevação da autoestima da criança e do adolescente; auxiliando na construção de sua identidade social, buscando reaproximar as crianças e adolescentes e as culturas populares.

O objetivo fundamental da capoeira não é o desempenho dos jogadores. Muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno, não se trata, então de formar jogadores de capoeira, mas de ajudar na formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença com a alteridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes.

2. OBJETIVOS

(Devem ser claros, realistas e mensuráveis. Passando pela análise institucional, será possível identificar com clareza o que se quer). Para quê?

A. OBJETIVO GERAL

• (O motivo maior da proposta ou projeto, são as mudanças a longo prazo. Segundo Pfeiffer (2000) é um objetivo de orientação bastante necessário, vez que orienta de forma geral a atuação dentro do contexto organizacional, geralmente está vinculado à missão da organização responsável pelo projeto) Interação e o intercambio entre povos, etnias e a aproximação entre os valores éticos e culturais, os quais constroem as diferentes identidades humanas.

B. ESPECÍFICOS

(Segundo Pfeiffer (2000), o objetivo do projeto aborda o propósito de intervenção, não sendo necessário descrever o que se pretende fazer, mas contemplando a nova situação que se deseja alcançar com a realidade do projeto – não confundir com atividades).

• Trabalhar a expressão corporal e oral, a psicomotricidade a interação entre alunos o respeito a diferença cultural dos indivíduos a musicalidade e outros e que são sugeridos na estrutura curricular vigente.

• Interação e o intercambio entre povos, etnias e a aproximação entre os valores éticos e culturais, os quais constroem as diferentes identidades humanas.

• Estimular o desenvolvimento através dos movimentos da capoeira dos aspectos psicomotores e cognitivos: coordenação motora, agilidade, lateralidade, equilíbrio, ritmo, descontração, força, velocidade, conhecimento corporal. Afetividade e estrutura espacial e etc.;

• Estimular o desenvolvimento do aspecto cognitivo através da observação analise dos elementos da capoeira. Favorecendo assim a manifestação da inteligência memória, criatividade e raciocínio;

• Estimular o respeito às normas (direitos e deveres dos alunos);

• Promover a Inclusão Social e afetiva dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, bem como, os deficientes físicos;

• Difundir danças, o ritmo e o respeito à cultura afro-brasileira e a diáspora africana no Brasil;

• Fortalecer o vinculo entre a cultura e comunidade.

3. PÚBLICO ALVO

Caracterizar quem são as pessoas ou os grupos de pessoas que serão mobilizadas, que participarão das atividades, mais especificamente aquelas que estarão envolvidas diretamente no contexto do objetivo geral.

O projeto esta inserido em um grupo de pessoas tais como: empresários que são os patrocinadores, prefeitura e comunidade. Porem o projeto esta direcionado as crianças e adolescentes.

4.

5. METAS A ATINGIR

Qualifica e quantifica os objetivos. Projeto com metas torna-se mais delimitado, viável e claro.

QUANTIDADE:

50% Adolescentes

25% Crianças

25% Pais

QUALIDADE: Os adolescentes, crianças e pais são frequentes nas aulas de capoeira, apresentam a dança em praças publica da cidade de Campos Belos-GO. Atraindo atenção dos visitantes na cidade e também da própria comunidade. Metodologia aplicada todos citado acima para participar do projeto capoeira e lazer tem que estar frequentando a escola tirar nota boa, e ter bom comportamento tanto na escola quanto em casa e nas ruas. Vale destacar todo mês os pais apresentam o boletim dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com