TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre o livro "Filosofia da Educação" Maria Lucia Arruda Aranya

Seminário: Seminário sobre o livro "Filosofia da Educação" Maria Lucia Arruda Aranya. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

Proposta de ATPS

Maria Lúcia Arruda Aranha, em seu livro “Filosofia da Educação” (2011), define o trabalho da pedagogia como prática social intencionada, isto é, uma prática que deve necessariamente ser antecedida por uma reflexão teórica consciente sobre o processo educativo de uma sociedade, sobre a formação do indivíduo e sobre a formação de cidadãos críticos. O pedagogo é o cientista que investiga o modo como são inventadas e desenvolvidas as práticas educativas. Contudo, ele também é o agente social que, a partir de sua ação, atuará conscientemente na prática educativa, seja como gestor, planejador ou educador. Segundo ela, “a ciência pedagógica não visa apenas a pesquisar e conhecer a realidade educativa, mas agir sobre ela, fecundando-a, transformando-a” (ARANHA, 2011, p, 34). A realidade educativa é o início e o fim da prática pedagógica.

Para cumprir esse objetivo e se estabelecer efetivamente como a área do conhecimento voltada à organização e à prática da educação em uma sociedade, a pedagogia deve se valer de parcerias com diversas ciências auxiliares, com a psicologia ou a filosofia. A pedagogia é, já de início, uma ciência multidisciplinar, que trabalha em conjunto com as outras ciências que também têm a educação como um objeto de estudo.

O profissional da pedagogia deve estar atento a esses elementos da prática pedagógica e compreendê-la de forma integral, seja baseada na práxis pedagógica (a união indissociável de teoria e prática), seja por seu viés multidisciplinar. Portanto, estamos propondo uma Atividade Prática Supervisionada (ATPS) que possa, por um lado, apresentar o embasamento teórico que permeia a prática educacional consciente dos professores em sala de aula e, por outro, demonstrar o caráter integralizante da pedagogia como ciência que integra conhecimentos próprios e das ciências auxiliares. Quando desenvolvida, o aluno compreenderá, de maneira sistematizada, como a teoria e a prática se relacionam dentro das multidisciplinaridades da ciência pedagógica.

DESAFIO:

Cada grupo irá produzir um mapa conceitual e um relatório de atividades a partir de análises práticas e teóricas em relação à atuação de professores de escolas públicas e privadas. Esse mapa conceitual deve integrar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de “Didática”, “Fundamentos Filosóficos da Educação” e “Psicologia da Educação” com dados colhidos através de entrevistas realizadas com um professor do ensino público e um do ensino privado. Em sua elaboração, o grupo irá identificar as concepções das escolas pedagógicas presentes no discurso dos professores entrevistados, as fundamentações filosóficas que embasam o aprendizado, bem como a abordagem psicológica e as práticas pedagógicas utilizadas na didática da escola.

Na entrevista serão identificados os métodos didáticos aplicados na educação naquela instituição de ensino.

Na observação dos alunos (Anhanguera) no local escolhido, poderão observar se o que está sendo falado pelo entrevistado corresponde na prática e apresentar possíveis soluções para o problema.

Já o relatório (diário de anotações) deve conter comentários, registros e relatos sobre as atividades e encontros realizados, como um diário de atividades do grupo. Ele deverá conter um relato crítico não só das atividades de campo (entrevista e observação), mas também de todas as atividades do grupo. Todas as atividades serão integradas no blog do grupo.

Essa atividade será integralizadora e a nota será a mesma nas disciplinas de FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E DIDÁTICA. Sendo que cada professor irá corrigir o material correspondente a sua disciplina e a nota final será a soma das notas.

O trabalho será realizado em grupo de 03 (três) a 06 (seis) integrantes.

ETAPAS:

Etapa1: Realização de entrevistas e sistematização do material

Fase 1:

Criar um nome criativo para a equipe, que esteja relacionado ao conteúdo da disciplina, que busca apresentar os pressupostos filosóficos subjacentes às práticas educativas e às teorias pedagógicas que foram e são adotadas e que movem os educadores.

Criar um blog ou um site para o grupo para que os resultados da ATPS sejam publicados e compartilhados.

Fase 2:

O grupo deve realizar duas entrevistas: uma com um professor do ensino infantil ou de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma instituição privada e outra com um professor da mesma série de uma escola particular. O questionário que será utilizado na entrevista será padrão e segue abaixo. No dia da entrevista, os alunos devem estar atentos ao ambiente escolar onde o professor trabalha e observar a estrutura da escola, o perfil dos alunos e dos funcionários e as condições de trabalho dos profissionais da educação.

Fase 3:

Os registros de observação e os comentários sobre eles devem ser utilizados no relatório de atividades como parte da análise. O relatório deve ser entregue aos professores e, se aprovado, postado no blog do grupo.

Fase 4:

O grupo deve destacar na fala dos professores entrevistados, alguns trechos que possibilite identificar as caraterísticas da escola pedagógica presente em suas práticas educacionais. Esses trechos devem ser transcritos e entregues aos professores.

QUESTIONÁRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com