TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensibilizar as crianças como é importante cuidar do meio ambiente

Seminário: Sensibilizar as crianças como é importante cuidar do meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto Meio Ambiente

Publico alvo – Maternal 2

Justificativa: Visando explorar o meio ambiente e a preservação da natureza, a valorização da água, a divisão do lixo (coleta seletiva e reciclagem) e os animais de todas as espécies. Porque vivemos em que um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.

Objetivos gerais- Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente.

Objetivo especifico- Explorar o meio ambiente.

. Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;

. Desenvolver a percepção visual, auditiva e motora;

. Explorar a imaginação e criatividade;

. Aprimorar a motricidade ampla e fina;

. Proporcionar novos conhecimentos e vivências.

Cronograma: Duração de dois meses.

Desenvolvimento:

. Pintura com tinta;

. Atividades com sucata;

. Confecção de carimbos;

. Recortes e colagens;

. Contação de historias;

. Confecção de mascaras;

. Oficina de Criação;

. Cartazes;

. Criação de um mascote da turma;

. Criação de uma mini-horta;

. Ornamentação de lixeiras;

. Jogos;

. Passeio pela escola.

Etapa 2

Observando uma sala de aula de 1° ano podemos compreender a necessidade de ter uma relação de amizade e confiança entre os alunos e o professor, pois é através dessa confiança que o aluno se dispõe a colaborar de forma espontânea tudo que lhe é proposto.

Ao acolher o aluno precisamos que eles se sintam confortáveis. Os alunos chegam à sala de aula, e coloca sua mochila no seu respectivo lugar, logo após começam a seguir a rotina, as crianças sentam nas suas carteiras que são coletivas e a professora distribui brinquedos para todos, elas ficam brincando sentados até o horário do lanche. Nessa hora, todos fazem uma fila, vão ao banheiro, lavam as mãos e passam na cantina pra poder pegar o lanche, e voltam pra sua sala de aula em fila. Antes de comerem rezam e cantam musicas. Depois do lanche, a professora escolhe um ajudante do dia para auxiliar a turma.

A participação das atividades propostas varia de aluno para aluno. A maioria dos alunos participa de forma espontânea, outros demonstram dificuldades, mas com a ajuda da professora e a monitora eles acabam conseguindo. A parte das atividades propostas eles até gostam, pois é uma fase onde se trabalham muito com pintura, desenhos, coordenação motora etc.

Ao concluirmos o trabalho, terminando mais um período de aula, podemos observar a satisfação de forma integral da parte dos alunos, quanto da parte do professor, pois os mesmos concluíram a tarefa satisfatória e agradável, chegando a hora da saída se despediam com alegria, abraçando e beijando a professora.

Ensinar e aprender são duas tarefas constitutivas do fazer da sala de aula. Entretanto o lugar e a ênfase que se dá a cada uma dessas tarefas caracterizam as diferentes concepções teóricas que estão subsidiando as praticas pedagógica.

Assim ao trabalhar diferentes conteúdos pode estar priorizando o ensinar ou o aprender, a transmissão ou construção do conhecimento. Tomar consciência daquilo que se faz compreender o que, e porque estar fazendo algo, porque estar usando determinadas estratégias e não outras. É fundamental para um trabalho serio e produtivo. Ao realizar este trabalho a equipe pode observar o quanto é valioso a integração de todos no âmbito escolar, pois aprendemos que com responsabilidade, disposição e muito amor podem aprender e transmitir conhecimentos de forma integra e pedagógica.

Etapa 3

Serie: Jardim II

Área de conhecimento: Matemática

Conteúdo: Numerais 0-1-2-3-4-5

*Noção de numeral associado à quantidade.

Estrutura: Relacionar números com a quantidade.

Descrever as etapas: Preparar o ambiente físico com um mural demonstrativo, relacionando números com quantidade.

. Fazer agrupamentos com diversos objetos do cotidiano infantil, representando os numerais.

. Modelar, com massinha plástica, bichinhos, bolinhas etc. nas quantidades representadas pelo numeral.

. Contar musicas relacionadas aos conceitos matemáticos estudados, como “A galinha do vizinho”, “que é da margarida” e “ O indiozinho"

.Ilustrar quadrinhas, provérbios e parlendas relacionadas à matemática. Exemplo: Minha Mão tem cinco dedos. / Onde eu aprendo a contar. / Conto os dedos todos os dias. / Sempre estão em seu lugar.

Dando continuidade ao trabalho com novas possibilidades de atuações didática para o desenvolvimento das atividades relacionada com números, quantidade, agrupamento, trabalhando as habilidades para sequenciar, classificar, ordenar e corresponder objetivos, bem como explorar as noções de semelhança e diferença. São ampliados os conhecimentos sobre formas geométricas e inicia-se um trabalho mais sistemático com os numerais de 0 a 5.

Todas essas atividades fazem referencia a temas de situações do universo infantil.

Etapa 4

“A criança é um grande pesquisador.”

“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”

Pedro Demo nasceu em Santa Catarina, em 1941, em Pedras Grandes, é filho de pais agricultores, cursou a escola primária e com nove anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com