TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência didática. Língua Portuguesa

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

NILZA GALDINO RA 1607566

Polo de Guaratinguetá

2017

ROTEIRO PARA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

IDENTIFICAÇÃO

Nível de Ensino/ Turma: 9 ano do ensino fundamental.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Tema: Pesquisando profissões.

Quantidade de aulas: 03 aulas

AULA 01

a) Conteúdo

Pesquisa sobre profissões; discussão sobre áreas de interesse.

b) Objetivos

Pesquisar informações sobre profissões de interesse; interpretar textos com base em roteiro preestabelecido; selecionar e escolher informações com base em um mesmo tema de pesquisa;

c) Recursos

Lousa; internet; caderno.

d) Etapas da aula

• Introdução ao tema

Explicar aos alunos que farão muitas leituras e pesquisas sobre profissões, entretanto deverão focar em algumas de maneira que não haveria tempo para pesquisar sobre todas. Desta maneira serão elencadas na lousa as mais citadas e de interesse dos alunos. Após será feita algumas questões: Você entendeu o que será feito nas aulas? Entre as profissões apontadas existe alguma que você não conhecia? Após esclarecer estes pontos damos sequência a aula.

• Desenvolvimento da aula

Após elencadas as profissões os alunos construirão uma tabulação com os dados obtidos, apontando as preferências dos alunos, das alunas, quantidades de cada. Na sala de informática podemos orientar os alunos a entrar no site do Guia do Estudante para ver os cursos ou profissões indicadas e se estiver disponível no site, fazer um teste vocacional on line. Feito isto, os alunos deverão anotar o resultado da pesquisa e do teste.

• Atividades para os estudantes

        Ao retornarem para sala, os alunos deverão fazer uma reflexão sobre a profissão que escolheu com o resultado do seu teste e também com a pesquisa que fez, de maneira a confrontar seu ponto de vista inicial ao que realmente se refere a profissão que escolheu. Devera o aluno produzir um pequeno texto com estas impressões. E depois, para quem desejar, socializá-lo.

e) Avaliação

Participação coerente com as propostas apresentadas e coerência na produção de texto.

f) Fontes/ Referências

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; língua portuguesa, ensino fundamental – anos finais, 8ª série/9º ano / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Débora Mallet Pezarim de Angelo, Eliane Aparecida de Aguiar, João Henrique Nogueira Mateos, José Luís Marques López Landeira. - São Paulo: SE, 2014. v. 2, 96 p.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2012. 260p.

Guia do Estudante. Profissões. Disponível em . Acesso em 11.out.17

AULA 02

a) Conteúdo

Tabulação de dados; interpretação de textos relacionados ao tema profissões.

b) Objetivos

Elaborar questões para pesquisa sobre profissões; tabular dados; apresentar oralmente os resultados de uma análise de grupo; produzir cartaz com síntese de informações;

c) Recursos

Lousa; internet; caderno.

d) Etapas da aula

• Introdução ao tema

Será apresentada pelo professor um breve histórico da profissão do professor, como surgiu, a importância, as vantagens e desvantagens, o que é necessário para ser esse profissional a fim de estimular os alunos na pesquisa que farão. Novamente será questionado se entenderam o que irão fazer, se no que foi exposto tinha algo que desconheciam ou algo que acharam curioso.

• Desenvolvimento da aula

        Os alunos farão uma pesquisa orientada na salas de informática de maneira a responder as seguintes questões: Aponte algumas informações da profissão que escolheu no Brasil e no Mundo. Que tipo de atividade o profissional desta área realiza? Como é a remuneração e tempo de trabalho diário desta profissão? Em quais universidades é possível fazer um curso nesta área? Onde atua este profissional?

• Atividades para os estudantes

        Os alunos individualmente ou em grupos de mesmo interesse desenvolverão a pesquisa e responderão o questionário e terão a oportunidade de buscar também curiosidades ou novas informações a respeito e que depois será socializado em aula através da produção de um cartaz informativo. Os alunos deverão buscar informações dos próprios profissionais relatando as experiências e impressões de sua profissão.

e) Avaliação

Coleta das informações solicitadas; interpretação pertinente dos textos com base em questões indicadas; produção de cartaz-síntese de informações sobre áreas de interesse profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (397.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com