TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

No dia 05 de junho e comemorado o dia do meio ambiente e a Escola Municipal Criança Feliz desenvolveu um projeto para ser trabalhado com crianças de 4 e 5 anos, o projeto de conscientização inicia se na primeira semana do mês de junho, trabalharemos o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, contudo esse projeto seguirá a dinâmica da escola sugerida pela coordenadora pedagógica.

Uma das principais questões a ser abordada é “Natureza e Sociedade” afim de que as crianças conheçam a importância da preservação do meio ambiente.

Em um país onde se busca a construção de um mundo ecologicamente e socialmente mais justo e equilibrado é preciso uma grande responsabilidade individual e coletiva, do nível local e global. Portanto os valores devem ser ensinados para as crianças e vivenciados por elas por meio de práticas voltadas para a resolução de problemas concretos que levem a uma participação ativa de cada criança e da coletividade. Com esse tema temos também a possibilidade de trabalharmos outras áreas do conhecimento de forma integrada, buscando uma aprendizagem mais ampla e significativa para as crianças.

2. Fundamentações Teóricas

Para que a educação ambiental seja uma estrutura adequada ao meio é preciso rever a educação em si. A educação ambiental não pode ser feita apenas de informações, precisa ser crítica, incomodativa, gerar uma provocação no ser humano, para que esse crie compaixão e consciência em relação ao meio, para uma transformação social. (ANDRADE; BATTINI; ZOMPERO, 2009, p, 44)

[...] O meio em vivemos é rico em possibilidades de exploração, por isso devemos sempre colocar a realidade concreta, como ponto de partida para criança entender melhor o seu mundo, o seu espaço, sua historia, reconhecendo a natureza como provedora de bens para nossa sobrevivência na terra. É preciso que ela compreenda a sua cotidianidade, a sociedade em que vive, conhecendo o espaço que está sendo construído e a natureza que está sendo transformada por essa sociedade.

3. JUSTIFICATIVA

A importância deste projeto para o grupo de 4 e 5 anos se dá na valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente para a vida de todos os seres vivos.

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

Partindo do ponto de vista de a que a educação ambiental é um processo longo e contínuo precisamos mudar nossos hábitos e atitudes de forma natural. Sabemos que a Educação Ambiental vai além de conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É preciso levantar situações que possibilitem a comunidade escolar a pensar sobre propostas de intervenção sobre a realidade que nos cerca. Sabe se que a criança é mais sensível e sendo assim é mais fácil desenvolver, o gosto e o amor pela natureza, quanto ao adulto, muitas vezes, é necessário desenvolver o respeito. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento que existe em todo mundo. O projeto desenvolvido na escola sobre conscientização da destruição do meio ambiente será para resgatar a necessidade de juntar a teoria com a prática no dia a dia, a fim de garantir um futuro para a humanidade e também para o planeta. Assim, todos terão noção que tudo está interligado e que somos parte da natureza e não devemos nos esquecer disto. (ANDRADE; BATTINI; ZOMPERO, 2009, p, 9]

[...] durante muitos anos o homem foi considerado o centro do universo e com isso acreditou que a natureza estava à sua inteira disposição. Em razão desse modo de pensar foram retirados de modo desenfreado muitos recursos naturais. Muitas matas já foram destruídas assim como diversas espécies de animais e vegetais. Poluentes são lançados nos rios, no solo e na atmosfera, alterando o ciclo e o equilíbrio dos ecossistemas. Hoje uma crescente preocupação em retomar esse equilíbrio natural devido à crise ambiental que se instalou a qual coloca em risco a vida do próprio planeta.

Como professores, precisamos colaborar para formação de uma sociedade consciente em relação ao seu desempenho como cidadão voltado para uma valorização social, ambiental, ética e econômica, pensando em uma escola que promova esse aprendizado, com a finalidade de ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as futuras gerações não venham sofrer com o estrago ambiental.

Por entender a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto tem por objetivo desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVOS GERAIS

• Sensibilizar os alunos sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que trazem prejuízos à ecologia como: desmatamentos, queimadas, poluição, extinção de animais entre outros incitando assim o desejo pela preservação da natureza, e também destacar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.

• Conscientizar os pais e alunos sobre a importância da coleta seletiva do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com