TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do livro "Armando e as Diferenças"

Por:   •  5/1/2017  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: “Armando e as Diferenças” de Mônica Guttmann.

Resumo e análise

Armando, que agora domina as letras conhece também a importância dos sonhos e a grandeza do tempo. Descobriu que as pessoas apesar de terem semelhanças, têm muitas diferenças também e que, cada uma tem um ponto de vista diferente sobre determinado assunto e um jeito único de escolher suas experiências de vida.

 É difícil para Armando compreender tantas desigualdades sociais, o desrespeito pelas diferenças culturais e a desvalorização das crianças que são vistas como “tábula rasa”, os diferentes pensamentos e formas de expressão, enfim, como tudo é possível em um mesmo “mundo”.

Assim, nosso personagem principal resolveu descobrir, porque havia tantas desigualdades e injustiças. Aprendeu que cada pessoa tem seu tempo interior, apesar de vivermos em um tempo comum a todos. Com o que aprendeu, Armando teve vontade de aprender ainda mais sobre as coisas da vida, e queria estar em vários locais para compreender as surpresas da vida, com suas semelhanças e diferenças.

Armando viajou por vários países e conheceu diferentes culturas, etnias, crenças, enfim uma diversidade de pessoas, mas não descobriu porque apesar das semelhanças as pessoas pensavam de forma diferente. Nosso protagonista tinha mania de desmontar as coisas para entendê-las melhor, assim fez com o mundo, o desmontou como um enorme quebra- cabeças. Com a licença de Deus, o remontou todo misturado e sem fronteiras, unindo povos de diferentes etnias acreditando que assim ficaria melhor e mais colorido, enfim resolveria o problema das diferenças e todos respeitariam melhor as diferenças com suas semelhanças. Mas não foi o que ocorreu, porque apesar das tentativas de comunicação, cada povo tem sua língua, sua cultura.

Então Armando fez com que o mundo voltasse à antiga forma, mas, agora com o direito de todos ler e escreverem a partir dos cinco anos, e mais ainda o direito de sonhar.

Apesar de tudo, Armando sabe que não é tão simples o reconhecimento dos direitos e o respeito pelo que é diferente, que nem todos tem o direito de sonhar, de aprender para que somente assim tenhamos um mundo mais justo e igualitário para todos.

Armando descobriu que foi com sua curiosidade que pode aprender tanto e não a deixou mais. Aprendeu tantas coisas e o mais importante foi que não basta montar e desmontar o “mundo”. Temos que respeitar os nossos direitos e os dos outros, de sonhar nosso sonho e o dos outros, de aprender sobre nós mesmos.  

Este livro infantil tem por objetivo conscientizar o seu público alvo a respeito das diferenças. A autora faz isso demonstrando a importância do respeito e do acolhimento das diferenças, e igualdades, de todos os seres.

           Ela busca desenvolver um pensamento de humildade nas crianças, as fazendo perceber que não são melhores nem piores que outras pessoas, e que sozinhas elas não conseguirão mudar o mundo, mas que desempenham um papel muito importante para tal. No livro, isso é evidenciado quando o personagem Armando desmonta e remonta o mundo, apagando as fronteiras entre os países, para que novas formas de convivência sejam criadas com diferentes pessoas, de diferentes culturas. Porém, Armando percebe que essa atitude não resolve o problema, pois as pessoas continuam com dificuldade de conviver entre si, e logo compreende que a mudança deve vir do interior dessas pessoas, e não de fora. Elas precisam aprender a respeitar e conviver com as diferenças de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com