TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA DO PROJETO: APRENDENDO COM O FOLCLORE BRASILEIRO

Por:   •  25/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO PARA O PROJETO

TEMA DO PROJETO: APRENDENDO COM O FOLCLORE BRASILEIRO

JUSTIFICATIVA: 

Folclore é um conjunto de manifestações de caráter popular de um país. A escola precisa resgatar a nossa cultura e garantir as tradições às futuras gerações. O folclore é a expressão mais forte do modo de viver de cada comunidade, considerando a importância das tradições e da cultura na vida das pessoas.

Para valorizar a cultura brasileira, foi desenvolvido um projeto sobre o folclore brasileiro, este projeto permitirá que as crianças e a comunidade que vivem entorno da escola resgatem a memória de um movimento sem idade declarada a estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país com o objetivo de manter viva a história cultural do Brasil e de enfatizar a pluralidade da nossa cultura.

OBJETIVOS:

Gerais:

  • Explorar variações linguísticas de palavras e expressões;
  • Identificar os elementos folclóricos de cada região brasileira;
  • Valorizar as manifestações culturais, estimular a linguagem oral, incentivar a escrita nas suas modalidades.

Específicos:

  • Ensinar o conceito do folclore brasileiro;
  • Promover o desenvolvimento dentro de um ambiente com propostas lúdicas;
  • Permitir que os alunos se apropriem de conhecimento da cultura brasileira;
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação;
  • Fazer comparações entre hábitos e costumes de sua comunidade e de outras regiões do país;
  • Aprender a contar em sequência numérica;
  • Incentivar a comunidade a interagir com a escola.

METODOLOGIA:

A finalidade deste projeto é envolver os alunos da escola e toda comunidade escolar. E a escola com sua equipe pedagógica fez um planejamento com a duração de duas semanas, começando no dia 1º de agosto para que a escola e os alunos se preparem. Este projeto será apresentado no dia nacional do folclore, dia 22 de agosto uma data comemorativa com a participação dos alunos da escola e de toda comunidade. Vejamos o convite no anexo 18.

Todos os conteúdos escolares serão planejados nos temas folclóricos; tendo em vista que o Brasil é um país muito grande e temos uma imensa pluralidade cultural, e sendo os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, ainda pequenos, a esquipe pedagógica dividiu os conteúdos entre as séries e salas para iniciar o ensino sobre o folclore brasileiro. Os planos para este projeto contemplam os alunos das séries iniciais, primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Foram distribuídos convites (anexo 18) para a comunidade para apresentação dos trabalhos feitos pelas crianças para assistirem a apresentação do projeto no dia do encerramento.

Português 4 aulas

Em todas as aulas vamos organizar a turma em roda de conversa e apresentar aos alunos figuras de personagens do folclore brasileiro: as lendas.

  • Contar a lenda da Iara e dar a atividade da história para ler e colorir (anexo 1);
  • Contar a lenda do boto cor de rosa e dar a poesia para ler e colorir (anexo 2);
  • Pedir aos alunos que recontem a história e façam desenhos livres, depois dialogar com as crianças se eles sabem algumas adivinhas, deixar que eles falem, depois distribuir a tarefa das adivinhas para lerem e responderem (Anexo 4);
  • Fazer a brincadeira do trava-línguas com as crianças e deixar eles decorarem (anexo 5); colocar a música alecrim dourado para eles ouvirem e aprenderem. Colar a atividade para fazer em casa (anexo 3).

Matemática 4 aulas

  • Começar a aula falando a parlenda um dois feijão com arroz (anexo 6), fazer a contagem dos números na sequência numérica e ensinar a contarem nesta sequência. colar a atividade no caderno para eles fazerem na sala de aula (anexo 8).
  • Brincar de amarelinha de casas numeradas de 2 em dois no pátio da escola. trazer para a sala e conversar com eles sobre conhecimentos de chá da vovó. colar uma receita de chá (anexo 9) no caderno para se eles compartilharem em casa com a família.
  • Conversar com eles sobre comidas que eles fazem em casa e dialogar sobre diversas receitas típicas, distribuir uma receita (chá) para eles aprenderem sobre medidas, colar receitas e atividades com receitas no caderno; providenciar ingredientes, com os ingredientes da receita de doce de leite em pó (anexo 9), ensinar e preparar uma receita na cozinha experimental da escola. fazer as atividades do caderno (anexo 9).
  • Falar a parlenda um dois feijão com arroz (anexo 6) e colar o ligue-ligue (anexo 7) no caderno para eles fazerem na sala de aula. iniciar o estudo da tabuada de multiplicar de 2.  

Ciências 2 aulas

  • Fazer perguntas os alunos sobre conhecimentos de remédios populares feitos de plantas medicinais como chás para gripe e resfriado e entre outros, mostrar para eles caixinhas de chás (anexo 10) para eles conhecerem. Fazer chá pra eles experimentarem se quiserem.
  • Ensinar sobre o ciclo das plantas na natureza, levar uma   semente   plantada   no copinho com algodão para eles verem as raízes. colar uma atividade no caderno sobre as partes das plantas para fazer na sala de aula (anexo 11).
  • Ouvir a música alecrim dourado do link do anexo 16.

Geografia: 2 aulas

  • Preparar um mapa do Brasil e falar sobre as grandezas do brasil mostrar a região de origem das lendas. montar o quebra-cabeça do mapa do Brasil (anexo 12).
  • Falar sobre comidas típicas de Minas Gerais: queijo de Minas, pão de queijo, frango com quiabo; falar sobre as danças típicas que os alunos conhecem nome da região onde minas se localiza, fazer perguntas sobre parentes e amigos que moram em outros estados.
  • Colar no caderno uma atividade da região sudeste do Brasil para fazer na sala de aula (anexo 13).

História 2 aulas

  • Começar a aula falando sobre a data do carnaval que é comemorada no dia 22 de agosto e a importância da data para os brasileiros. colar no caderno um jogral (anexo 14) para eles aprenderem sobre o folclore, ler e colorir, escolher 4 alunos para apresentarem o jogral no final da aula e no dia da culminância do projeto também.
  • Fazer um mural com os alunos sobre o dia do folclore, preparar o material antecipadamente para os alunos terminarem na sala de aula. Depois colar na parede (anexo 15).

Arte 2 aulas

  • Cantar as cantigas o Cravo e a Rosa (anexo 16), ensaiar a coreografia com a música Alecrim Dourado (anexo 16). A música Alecrim Dourado será ouvida durante toda semana até decorarem a letra.
  • Repetir o mesmo conteúdo para ensaio da música e da coreografia (anexo17).

RECURSOS

Papel A4, lápis preto, borracha, lápis de cor, T.N.T e E.V.A. de várias cores, papelão, papel cartão, isopor, cola branca, cola quente, pendrive, sala multimídia, caixa amplificada, microfone, materiais impressos.

AVALIAÇÃO:

Na culminância do projeto os alunos apresentarão as características de cada região com as músicas cantadas, trava línguas, adivinhas, jograis e danças. As atividades serão colocadas nos murais da escola para apreciação da comunidade. Serão avaliadas as aprendizagens das regiões brasileiras com destaque para a região Sudeste, tendo trabalhado o respeito com as diferentes culturas de todas as regiões. Essa avaliação será contínua priorizando a aprendizagem total dos conteúdos apresentados até o encerramento do projeto. E os alunos obterão notas de participação como participação de trabalhos em grupo.

REFERENCIAS:

MENDONÇA, Camila. Lenda da Iara. Educa mais Brasil, 16/04/2019, Conto popular do folclore brasileiro. Disponível em: www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/lenda-da-iara acesso em 23 de abril de 2021.

DIANA, Daniela. Lenda do Boto. Toda matéria, Lendas do folclore. Disponível em: www.todamateria.com.br/lenda-do-boto/ Acesso em 23 de abril de 2021.

ALECRIM DOURADO, 2016 1 vídeo (1:21 min.). Publicado pelo canal Beatriz Paulistana. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=VtGuMyhTkHI Acesso em 23 de abril de 2021.

HESS, Francieli. Chá de folha de laranja é calmante natural e aliado no combate à gripe. Pajaris,13 dez, 2020. Disponível em: blog.pajaris.com.br/cha-de-folha-de-laranja/ Acesso em 23 de abril de 2021.

TORRES, Taíza. A importância das atividades culturais na escola. Canal do Ensino. Disponível em: canaldoensino.com.br/blog/a-importancia-das-atividades-culturais-na-escola Acesso em 23 de abril de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com