TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.547 Palavras (23 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE DE UBERABA UNIUBE

MARCELA BENTO TAVARES

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS

Cachoeiro de Itapemirim-ES

2015


MARCELA BENTO TAVARES

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS

TCC apresentado a Faculdade Uniube, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Professor-tutor Monica Aparecida de Oliveira Cruz.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2015


AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus, por ter direcionado nossas vidas em um caminho que servirão futuramente como exemplo para nossos filhos e netos. E também pela grandiosidade da vida. E por terem surgido pessoas com disponibilidade para alcançarmos os nossos sonhos.

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.

(Anísio Teixeira)


RESUMO

Avaliação compreende um processo que vem do resultado de ensinar e aprender. É muito comum falar para o aluno que ele precisa de notas para passar de ano o que não garantem para o aluno que avaliação é garantia de aprendizagem. É problemático quando o aluno não atinge os objetivos do professor. Tanta polemica esta levando aos teóricos a se preocuparem com o sistema usado até então e estão tentando mostrar com seus estudos e pesquisas que a avaliação é dinâmica, é acompanhamento. Vem sendo utilizada a anos muitas vezes de formas tradicionais. Avaliar é um compromisso do educador com o educando, portanto toda e qualquer pessoa que se submete ao processo avaliativo muda de comportamento e poderá passar por alguma tensão. Contudo, o estudo sobre avaliação se torna tão importante no cenário da Educação, adequando à escola a realidade cotidiana, marcada pelo dinamismo, pelo conhecimento e criatividade. Uma avaliação que marca é aquela com conteúdos alinhados ao contexto social do educando, e será quase impossível preparar, competentemente, os discentes para a vida, sem ensinar a serem autônomos, críticos, criativos que compreendem as etapas de ensino. E ainda vale ressaltar que a Legislação brasileira apresenta em seus artigos a importância e o como avaliar sem prejudicar os alunos.


INTRODUÇÃO

A Legislação brasileira criou o sistema avaliativo sempre pensando em formar alunos capazes. E essa preocupação sempre foi o grande debate nas escolas e eram polêmicos. Muito se falavam sobre esse método que na opinião da maioria dos professores não estavam de acordo com a realidade escolar ou de acordo com os alunos que as escolas possuíam.

A Lei nº. 9394/96 LDB, criou a recuperação paralela, progressão parcial obrigatoriedade dos docentes participantes da elaboração da proposta pedagógica da escola. A recuperação paralela é atualmente muito utilizada em muitas escolas de acordo com a proposta pedagógica da rede de ensino tanto estadual quanto municipal. No caso o estudo em questão refere-se mais a rede municipal de ensino. A recuperação propriamente dita vem sendo um trabalho com êxito, pois os resultados estão sendo melhores de acordo com a vivência escolar e experiência. A pesquisa em questão refere-se ao sistema avaliativo das series iniciais de acordo com a base curricular comum que sistematiza rede estadual e municipal. Debater a forma que a avaliação vem sendo aplicadas ao longo dos anos com suas mudanças, várias formas de avaliação foi transformando o ensino, mas as mudanças sempre ocorreram muitas não deu o resultado esperado ou não se enquadrava ao novo estilo de aluno que a escola possuía.

Avaliar nas séries iniciais e delicado e importante devido a capacidade de ensino que e aplicado e também pelo publico que as escolas tem em seu âmbito. Séries iniciais e a base do estudo das crianças, conforme a dificuldade de aprender em alguns casos que está aliado a dificuldade de avaliar.

A sociedade exige um sujeito critico e criativo, então, é dever da escola preparar os seus alunos para exercer a cidadania, com idéias transformadoras e solidárias. Dessa forma, uma avaliação de excelência é essencial para que os conhecimentos apreendidos na escola sejam aplicáveis ao dia a dia.

.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NAS SERIES INICIAIS

O sistema educacional brasileiro vem ampliando seu modo de articular sobre a avaliação, dessa maneira concebe a avaliação como um instrumento importante e preocupante para o ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação aprova em 1996, sobre a avaliação, em seu artigo. 24, parágrafo v, que na avaliação passa a ser concebida como um processo contínuo e cumulativo, no qual se destacam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, possibilitando aos educandos pleno desenvolvimento social, cognitivo e afetivo.

Afirmar que a avaliação deve fazer parte do caráter educativo, oportunizando uma tomada critica acerca dos eventos sociais e históricos. Então afirma:

(...) a avaliação educadora é aquela que se propõe a ajudar o estudante a ver e analisar sua realidade, para que ele, juntamente com seus professores, possa descobrir ou criar novas formas de que permitam modificar seu comportamento (...) um meio que facilita a pessoa do estudante a pensar e repensar sua situação.

Dessa maneira, conceber a avaliação como um instrumento classificatório e isolado das demais ações pedagógicas será descaracterizar o processo educativo como atos de reflexão problematizarão e investigação, ao considerar-se-á o ensino e a aprendizagem como tarefas múltiplas, sem qualquer compromisso com a realidade social. Sendo assim que a avaliação deve ser um processo que promova uma aprendizagem competente e consciente ao papel que lhe compete no contexto escolar, trabalhando um conhecimento transformador de vidas e situações, dado a complexidade e relevância da tarefa avaliativa. Então sendo assim diante dessa realidade, HOFFIMANN (1996) que afirma que “avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, num acompanhamento permanente do professor que instiga o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com