TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  13/2/2022  •  Monografia  •  6.366 Palavras (26 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 26

FAQ FACULDADE XV DE AGOSTO

JULIANA ZANETTI DA SILVA

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

                                       

AMERICANA

2016

[pic 1]

FAQ FACULDADE XV DE AGOSTO

JULIANA ZANETTI DA SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

[pic 2]

 

AMERICANA

2016

RESUMO

Venho por este trabalho mostrar de forma objetiva a importância da leitura na formação do individuo e no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Apresentei conceitos de literatura; falei o quanto é importante prática constante de ler na escola. Busquei apresentar metodologias e estratégias que facilitem o encontro das crianças mostrando a importância e a necessidade da leitura para a socialização. Expliquei a importância do livro didático para que os professores e alunos tornem-se leitores. Selecionei alguns episódios de sala de aula mostrando que a leitura era uma fonte de informação e ler era a atividade principal. Sendo indispensável à presença de um professor capacitado e interagindo com o ambiente escolar desenvolvendo assim suas habilidades na pratica de leitura e da escrita em sala de aula. No decorrer do trabalho encontramos algumas contribuições, de diversos autores como Paiget e Vygotsky, com objetivos específicos de incentivar a socialização através de leitura mostrando a importância e a necessidade de ler.

Palavras-Chaves: Ler. Aprender. Criar.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 A importância da leitura para o desenvolvimento da criança.        5

2.1 O ENSINO INICIAL DA LEITURA        9

2.2 LEITURAS NA ESCOLA        11

2.3 A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA E A MEDIAÇÃO DA LEITURA        12

2.4 O ATO DE LER        13

2.5  PROFESSOR LEITOR: UM EXEMPLO QUE TRANSFORMA        14

2.6 METODOLOGIA        18

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

1. INTRODUÇÃO [pic 3]

Reunir crianças e livros é a grande tarefa do professor. E isso não será difícil se ele conhecer livros e as crianças para quem foram escritos. O professor consciente sabe que a literatura não pode ser adquirida rapidamente porque cada aluno ou criança tem seu tempo, tem que ser aos poucos. Sabe-se que o gosto literário é estimulado pelo entusiasmo dos adultos que a introduzem nos livros.

Com trabalhar a leitura nos primeiros anos das series iniciais do ensino infantil com alguns problemas detectados como a falta de leitura, pais que não tem a cultura de ler e falta de acesso ao livro.

Esta pesquisa se justificou pela falta de interesse das crianças em ler, por isso foi lançadas a hipótese de uma causa. Será falta de estimulo dos pais ou talvez dos professores nas series iniciais do ensino infantil? Ler não é do tido como algo prazeroso e, sim, como uma coisa “chata”, “cansativa”, em que muitas vezes ao mesmo não conseguem compreender aquilo que não é lido. Uma das coisas mais observadas é que muitos apenas decodificam, mas não compreendem o que leem. Diante de todos esses problemas relacionados a leitura foi proposto este trabalho, para que através dele, a leitura seja vista sob uma nova ótica e possa despertar o interesse e a compreensão dos educando. Pretendi estimular o senso critico da criança, as habilidades de expressão oral e escrita e dar a possibilidade do aluno a desenvolver suas habilidades. Alguns professores queiram que os alunos tivessem um posicionamento critico, mas utilizava atividades repetitivas, simples leituras de textos, redações, dissertações ou fichas de leitura, o que nos faz deduzir que o problema existe mais na metodologia do que na bagagem cultural daqueles que frequentam a escola.

O objetivo geral da pesquisa foi de despertar e motivar a leitura como fonte de informação. E o objetivos específico foi de promover diálogos sobre a importância e a  necessidade de se ler . Incentivar a socialização através da leitura, apresentar leituras diferenciadas na perspectiva de Piaget e Vygotsky.

Este projeto tem fundamentação teórica nos estudos sócia históricos para as questões de letramento principalmente no que diz respeito aos processos de leitura. Segundo Regina Zilberman, a leitura infantil atinge o estatuto de arte literária e se distancia de sua origem comprometida com a pedagogia, quanto apresentam textos de valor artísticos a seus pequenos autores; e não é porque estes não alcançaram os status de adultos que merecem uma produção literária inferior. Em vista disso, a grande carência da criança é o conhecimento de si mesmo e do ambiente no qual vive, que é primordialmente o da família, depois o espaço circundante e, por fim, a histórica da vida social.

A metodologia que foi empregada é de natureza básica com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos foi descritiva e aos procedimentos técnicos é bibliográfica. A pretensão deste projeto foi incentivar a leitura, mostrando assim sua importância e para isso vai ser usado um projeto de incentivo que compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre o leitor e o Texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com textos, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno. A pesquisa foi de campo, pois foi feita uma entrevista com a professora do 1º ano do Ensino Fundamental e com alguns alunos a mesma serie, tendo como objetivos investigar o incentivo e o interesse e gosto do mesmo pela leitura e até onde vai seu habito diariamente em ler. A partir dos resultados de minhas pesquisas e entrevistas foi dado um parecer e forma de porcentagem sobre o habito e o gosto que o professor observa em seus alunos pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com