TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESTAGIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.732 Palavras (19 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6. PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem a finalidade de relatar o período que ocorreu o estágio e também refletir sobre a relação entre a teoria aprendida na Universidade e a prática em sala de aula. 

O estágio curricular obrigatório da educação infantil tem como objetivo desenvolver aos alunos do curso de pedagogia, o conhecimento prático de múltiplas situações de ensino e aprendizagem e organização do trabalho pedagógico em suas diversas linguagens.

Entretanto, devido à pandemia COVID – 19, esse estágio precisou ser reformulado e algumas atividades foram comprometidas de serem executadas, principalmente no que diz respeito a tarefas que seriam realizadas presencialmente dentro de uma escola. 

Apesar de ser uma situação atípica, esse estágio me proporcionou desenvolver pensamento crítico das especificidades de cada criança quanto a aprendizagem na educação infantil e a importância do professor em saber mediar a aprendizagem aplicando múltiplas estratégias que motivem os alunos a se tornarem independentes e estimulem o conhecimento.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O trabalho do professor acontece não só por meio dos conteúdos teóricos ministrados pelas universidades, faculdades ou cursos de formação, ou seja, na sala de aula, mas também no cotidiano das escolas a partir do Estágio Curricular Obrigatório. Assim, o estágio

tem como preparação à realização da prática em sala de aula, o tradicional estágio se configura como uma possibilidade de fazer uma elação entre teoria e prática, conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar, pois, quando o acadêmico tem contato com as atividades que o estágio lhe oportuniza, inicia a compreensão aquilo que tem estudado e começa a fazer a relação com o cotidiano do seu trabalho. (PIMENTA, 1997)

Sendo, portanto, o estágio um passo muito importante para o estudante para ter a capacidade de se encontrar com a realidade social da educação, e depois disso, preparar seu futuro como profissional da educação, procurando fazer a diferença onde quer que se encontre. 

De acordo com o texto utilizado como leitura obrigatória para o desenvolvimento desse relatório, a autora relata que se faz necessário romper o pensamento de que a educação infantil, apesar fazer parte da educação básica, tem como foco o ensino- aprendizagem. A educação infantil vai muito além disso, ela precisa abranger as relações educativo-pedagógicas, pois para Postic (1996, p. 92) “[...] é nas relações sociais, introduzidas pelo ato educativo, que o indivíduo – criança – adolescente ou adulto – se descobre, evolui e se estrutura”. 

É na educação infantil que a criança socializa, desenvolve habilidades, é nesta fase que elas adquirem capacidades essenciais que as estimulam para as próximas fases do desenvolvimento. Através da educação infantil a criança também desenvolve aspectos psíquicos, físicos e o caráter, sendo assim um período muito importante na vida das crianças.

Vygotsky alega que aprendizagem é o resultado da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo. Ou seja, cada aluno é um agente ativo nesse processo.

Desse modo, o papel do professor consiste em guiá-lo enquanto cede as ferramentas adequadas para que seu desenvolvimento cognitivo aconteça da maneira mais adequada. Assim, a função do profissional é conduzir o indivíduo até a aquisição do conhecimento.

Pois, o primeiro contato da criança com novas habilidades, atividades ou informações deve ter sempre a participação de um adulto. Depois que internaliza um procedimento, ela se apossa dele e o torna voluntário. Assim, o papel do educado é ativo e decisivo nesse processo.

Assim, o profissional dos anos iniciais do ensino fundamental precisa aguçar a curiosidade natural que cada indivíduo possui, e estimulá-lo a se desenvolver plenamente, a partir do meio em que vive partindo da sua realidade. Essas crianças estarão fazendo novas descobertas, abrangendo seus conhecimentos adquiridos nas educação infantil e sendo direcionados para os próximos passos que virão através da educação. Então, os profissionais, precisam ajudá-las a experimentarem o mundo, a traduzi-lo de uma forma compreensível, oportunizando a elas a ampliação de seu repertório de conhecimentos e experiências, bem como ofertando espaço para elas criarem e transformarem com suas produções e desejos este mundo que experimentam.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico, mais conhecido como PPP é um   documento   que   deve   ser   realizado   para   descrever   os   objetivos sociais e educacionais da escola, como também explicar o seu plano de ação para alcançar as metas de ensino e de inserção da comunidade escolar. O documento é uma exigência pública que segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e que se estende para todas as instituições de ensino do país, tanto públicas como privadas).

O PPP é um documento que mostra a identidade da   escola, apontando os   caminhos   que   favoreçam   a   construção   de   um   ensino   de qualidade por meio de objetivos, metas e sonhos que os gestores e profissionais da instituição de ensino almejam para a instituição. De acordo com Vasconcellos (1995), o   projeto   pedagógico:   “É   um   instrumento   teórico-metodológico que   visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica   e, o   que   é   essencial, participativa.   É   uma metodologia de trabalho que possibilita resinificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (532.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com