TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estagio

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

Histórico da organização

A Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais foi fundada em 25 de abril de 1956, com sede de sua primeira usina localizada na cidade de Ipatinga (MG). Dois anos depois, mediante uma parceria entre capital estatal brasileiro e acionistas japoneses, passou a ser uma joint-venture, e só então após quatro anos a empresa entra em operação com capacidade instalada de produção de 500 mil toneladas de aço/ano.

A empresa iniciou o processo de expansão para construir três novos fornos, em 1969, visando aumentar sua capacidade produtiva para 1,4 milhões de toneladas/ano. Os anos 70 foram marcados por grande crescimento da economia, e conseqüentemente da empresa, o que propiciou o início de duas novas atividades da companhia: a Usiminas Mecânica e o Centro de Pesquisa. O ano de 1974 foi marcado pela inauguração do alto forno número 3, onde a empresa passou a produzir 3,5 milhões de toneladas de aço/ano e pelo início das obras do forno contínuo de reaquecimento número 2.

Em 1980 ocorre a mudança do escritório central para a cidade de Belo Horizonte (MG). Os anos 80 registraram grande recessão no país, no entanto a empresa encerrou o ano de 1981 com uma produção anual de 11 milhões de toneladas de gusa.

No ano de 1991, através da realização de um leilão concretizado pelo Programa Nacional de Desestatização (PND), a Usiminas passa a ser uma empresa privatizada, mudando seu foco empresarial e adotando um posicionamento no segmento de forma sustentável. Os primeiros investimentos foram direcionados às tecnologias e ampliação da capacidade produtiva. O ano de 1999 foi marcado por dois grandes projetos: a inauguração da nova Linha de Tiras a Frio e a criação da Unigal. Tais investimentos custaram cerca de US$ 852 milhões para a empresa.

Em 2006, ocorre uma mudança da composição acionária da empresa após ser assinado o Novo Acordo de Acionistas. No ano seguinte, a empresa realiza um novo plano de investimentos para modernização e ampliação da capacidade produtiva. Nos anos de 2008 e 2009, foram realizadas respectivamente a aquisição da Zamprogna (maior distribuidora de aço do país na época), e a integração entre a usina de Ipatinga e Cubatão (que desde 2005 tornou-se uma subsidiária integral do grupo Usiminas). Neste mesmo ano, foi anunciado também a criação da Soluções Usiminas, empresa especializada em serviços de distribuição de aço.

Atualmente, o grupo Usiminas possui trinta e um mil colaboradores diretos, e mais de vinte mil funcionários terceirizados e conta com sete empresas coligadas: a Usiminas que atua na siderurgia com duas usinas de Ipatinga e Cubatão que possuem juntas capacidade instalada para produzir aproximadamente 9,5 milhões de toneladas de aço por ano; a Mineração Usiminas que conta com três minas em operação, o minério de ferro extraído abastece a usina de Cubatão e também é exportado; a Soluções Usiminas empresa que atua na distribuição e transformação do aço; a Automotiva Usiminas responsável pela industrialização e comercialização de peças estampadas de aço para a indústria automobilística; a Usiminas Mecânica que oferece produtos de indústrias de bens de capital; Unigal Usiminas cuja principal atividade é a galvanização de aço por imersão a quente; e a Rios Unidos, transportadora rodoviária do grupo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com