TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo, natureza e requisitos para a produção de trabalho acadêmico

Artigo: Tipo, natureza e requisitos para a produção de trabalho acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Luis Claudio Figueiredo e Pedro Luiz de Sant

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

II

2.1 CONCEITO DE CITAÇÃO

Segundo a NBR 10520/2002 - Citações em documentos: apresentação, as citações são trechos transcritos ou informações extraídas de outras publicações consultadas para a realização do trabalho. São introduzidas no texto com o propósito de esclarecer, ilustrar ou sustentar um determinado assunto, conferindo respeito ao autor da idéia e ao leitor.

As citações podem aparecer no texto ou em notas de rodapé. A menção no texto poderá ser uma transcrição literal (citação direta), onde as palavras são reproduzidas no trabalho exatamente como constam no original, ou uma citação indireta onde se reproduzem idéias e informações do documento, sem, no entanto, redigir as próprias palavras do autor.

2.1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada que pode ser numérico ou autor–data. Qualquer que seja o método escolhido, ele deve ser seguido durante todo o trabalho. Sugerimos a utilização do sistema autor–data.

Neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo último sobrenome de cada autor ou pela primeira palavra do título, caso a obra não tenha autoria. Devem ser grafadas com a inicial do sobrenome em maiúscula quando fizerem parte integrante do texto e com todas as letras maiúsculas quando estiverem ao final da frase, entre parênteses.

O ponto final deve ficar após o fechamento dos parênteses, pois, a indicação da responsabilidade faz parte da sentença ou frase. No caso das citações diretas, deve-se respeitar a grafia do texto. Se a frase transcrita terminar com um ponto, este deve ser inserido dentro das aspas.

2.1.1 Citações diretas

Nas citações diretas no texto, ou seja, nas citações literais, deve-se observar o tamanho do texto transcrito. As transcrições curtas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas, sendo as aspas simples utilizadas para indicar citação dentro de outra citação. Ainda nas citações diretas, devem ser especificados, no texto, primeiramente a data e em seguida, as páginas, volumes, seções ou tomos, precedidos pelo termo que os caracteriza de forma abreviada. Neste caso, respeitam-se todas as características formais do original como a redação, ortografia e pontuação.

Exemplos de citações diretas:

“Um trabalho científico produzido no início da vida acadêmica difere, em grau, quanto à originalidade e profundidade dos trabalhos de final de curso, e estes por sua vez diferem dos trabalhos de final de cursos de pós-graduação” (SIQUEIRA, 2002, p. 43).

OU

Para Siqueira (2002, p, 43), “um trabalho científico produzido no início da vida acadêmica difere, em grau, quanto à originalidade e profundidade dos trabalhos de final de curso, e estes por sua vez diferem dos trabalhos de final de cursos de pós-graduação”.

As citações diretas com mais de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com