TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conclusão de Curso

Por:   •  15/1/2020  •  Artigo  •  4.060 Palavras (17 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 17

A LUDICIDADE COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Rosiméri Alessandra Martins[1]

rosimerimartins6@gmail.com

Elenice Israel da Silva[2]

elenice.silva@uniube.br

RESUMO

Para a criança a brincadeira não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental, ou seja, por meio dos jogos a cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida. As brincadeiras e as atividades lúdicas devem ocupar um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade. Justifica o presente estudo, pois é através dos brinquedos que a criança aprende a coordenar seus movimentos, fazendo com que estes se tornem mais precisos e através dessas atividades é que a criança aprende a encontrar soluções para os conflitos, bem como conquistar o seu lugar no grupo. É através do brincar que as crianças crescem e exercitam suas capacidades físicas e mentais, aprendendo a respeito de seu mundo. O ato de brincar exerce uma grande influência na vida da criança e em seu desenvolvimento social e intelectual. O brinquedo representa uma parte indispensável no desenvolvimento infantil, pois brincar é importante para a criança, à atividade lúdica confunde-se com a própria infância. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que é através do lúdico que a criança desenvolve seus aspectos cognitivos, emocionais e afetivos. É de grande importância que professores ao planejarem suas atividades educativas, desenvolvam atividades que incluam brincadeiras, onde o jogo tenha maior ênfase, pois o mesmo é um meio de liberar tensões, fonte de prazer, alegria, descontração, convivência agradável e busca o desenvolvimento integral no processo educacional, contemplando os objetivos de um programa moderno de educação escolar.

Palavras-chave: Ludicidade. Aprendizagem. Brincadeiras. Jogos.

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO [pic 2]

        No presente trabalho de conclusão de curso será evidenciado o tema “A ludicidade como facilitadora da aprendizagem e sua contribuição no aprendizado das crianças no âmbito escolar”. A escolha do tema resultou de um estudo, visando entender e conhecer melhor a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento do ensino aprendizagem.

        As brincadeiras, as atividades lúdicas devem ocupar um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade. É através dos brinquedos também que a criança aprende a coordenar seus movimentos, fazendo com que estes se tornem mais precisos e através dessas atividades é que a criança aprende a encontrar soluções para os conflitos, bem como conquistar o seu lugar no grupo. É através do brincar que as crianças crescem e exercitam suas capacidades físicas e mentais, e aprendem a respeito de seu mundo.

        Entende-se que o jogo e as brincadeiras quando trabalhado na educação infantil, oferece tanto ao educador como a criança inúmeras possibilidades educacionais contribuindo para o desenvolvimento corporal estimulando a inteligência e enriquecendo a vida psíquica da criança, possibilitando ao educador avaliar e refletir sobre sua prática pedagógica.

O ato de brincar exerce uma grande influência na vida da criança e em seu desenvolvimento social e intelectual. O brinquedo representa uma parte indispensável no desenvolvimento infantil, pois brincar é importante para a criança, a atividade lúdica confunde-se com a própria infância.

        As brincadeiras comuns ao universo infantil é uma das mais poderosas formas de desenvolvimento das crianças, em todos os sentidos. Os brinquedos ajudam a experimentar sensações de alegria e cooperação, estimulam a agilidade corporal e mental e incentivam a criatividade.

        O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que é através do lúdico que a criança desenvolve seus aspectos cognitivos, emocionais e afetivos, a ludicidade presente no ensino aprendizagem e pode ser vista como ponto de ancoragem para a aprendizagem.

        Ressalta-se que o lúdico implica na superação de práticas de determinação prévia do tempo para exploração de conhecimentos na instituição de Educação Infantil e na postura humilde diante de sua atitude no que se refere ao domínio de conhecimentos, reconhecendo-se como aprendiz e companheiro das crianças.

         Justifica-se o estudo, pois o lúdico é essencial na vida da criança. Quando ela brinca, ela não está apenas se divertindo, ela também imagina, cria e interpreta o mundo, o codifica de maneira diferente e se identifica, estabelecendo uma relação direta com ele. É brincando que se aprende, ela nada mais é que uma preparação para a vida adulta. Contudo, os educadores focam os jogos e brincadeiras na rotina diária. Eles estabelecem um lugar de destaque no programa escolar, do Infantil aos anos iniciais.

        No presente trabalho de conclusão de curso utilizou-se o método basicamente de pesquisa bibliográfica, utilizou-se ainda, o método dedutivo, que parte do geral para o específico, onde se buscou subsídios para a composição da pesquisa.

        O professor como mediador do conhecimento, tem a função de proporcionar na criança através das brincadeiras a compreensão das diversas atividades. As brincadeiras infantis são essenciais para o desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança.

        Portanto as brincadeiras infantis não devem ser vistas pelo professor apenas como entretenimento e sim, como atividades que possibilitam o desenvolvimento das funções cognitivas das crianças.

2 A LUDICIDADE COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR[pic 3]

        As brincadeiras comuns ao universo infantil é uma das mais poderosas formas de desenvolvimento das crianças, em todos os sentidos. Os brinquedos ajudam a experimentar sensações de alegria e cooperação, estimulam a agilidade corporal e mental e incentivam a criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com