TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho conclusão de curso

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.260 Palavras (18 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 18

FACINTER - FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANGELA DE JESUS ANDRADE – RU – 590737

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Psicopedagogia Clínica e Institucional

MAIRIPORÃ

2011

FACINTER - FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Angela de Jesus Andrade – RU – 590737

DISCALCULIA – Dificuldades de Aprendizagem em Matemática

Este trabalho é uma pesquisa final de conclusão do curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional, para obtenção de grau de especialista na área psicopedagógica, pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba.

Professora Ms. Isabel Stochmanns, Jussara (Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Tutoria em EAD, Metodologia em Estudo Religioso, Informática na Educação e Mestre em Engenharia da Produção, Profª na UNICENTRO e Profª tutora na Facinter).

Mairiporã

2012


RESUMO

Um grande número de estudantes considera essa área de aprendizagem um grande tormento, justamente por apresentarem dificuldades na aprendizagem de matemática, os baixos resultados escolares, transformou a matemática em área de preocupação, o que a tornou foco de questionamentos tanto do ensino quanto da aprendizagem da matemática. É importante compreender que para a aprendizagem ser significativa é necessário que seja dado tempo à criança. A Matemática é aprendida de forma gradual, é necessário compreender cada passo para passar ao próximo. É de fundamental importância que tanto o professor quanto o psicopedagogo saber que o tempo adequado para a reorganização do pensamento, para interagir novas aprendizagens às anteriores é indispensável o uso de experiências do cotidiano, o jogo de regra, pois também desenvolve as estruturas cognitivas do aluno (na Psicopedagogia o jogo permite a apreensão dos conteúdos).

Palavra-chave: 1 matemática. 2 dificuldade. 3 significativo. 4 conceitos. 5 linguagem.

ABSTRACT

A large number of students believe that learning area a great torment, precisely because of difficulties in learning mathematics, low school achievement in mathematics, transformed the area of concern, which has become a focus of questioning both the teaching and learning of mathematics. It is important to understand that learning to be meaningful it must be given time to the child. Mathematics is learned gradually, it is necessary to understand each step to pass to the next. It is vital that both the teacher and the psicopedagogo know that the appropriate time for the reorganization of thought, new learning to previous to interact is essential the use of everyday experience, the game rule, since it also develops the student's cognitive structures (in the game allows the seizure Perceptual content).


INTRODUÇÃO

        Porque Falar em discalculia – Dificuldades em Matemática, simplesmente por ser um dos diagnósticos em que menos se fala, por seus materiais e literaturas serem menos procurados ou difíceis de se encontrar? Esta pesquisa tem como foco trazer a discalculia como tema de suma importância para a Psicopedagogia.

“A primeira manifestação do homem, com relação à numeração, foi o senso numérico, ou seja, a faculdade que permite reconhecer que alguma coisa mudou numa coleção quando, seu conhecimento direto, um objeto foi retirado ou adicionado à coleção”. (DANTZIG, 1970).

As dificuldades de aprendizagem em matemática (Discalculia) são às vezes as mais difíceis de remediar. Em muitos casos as crianças com dificuldades de aprendizagem, mesmo as que não as têm, apresentam problemas nesta área, por não adquirirem alguns conceitos básicos. Por isso é necessário que exista uma sequência progressiva* na aprendizagem; que a aprendizagem ocorra num contexto significativo; que exista prática e experiências concretas que permitam à criança interiorizar os conceitos novos; que haja coerência no processo de aprendizagem; que os estudantes aprendam os conceitos matemáticos e possam aplicá-los; que os estudantes tenham atitude positiva frente a aprendizagem da matemática. O pensamento matemático fundamentado pela teoria de Piaget, é de suma importância para a compreensão desse saber na criança. Sabemos hoje que a matemática é a área com um índice alto em dificuldade de aprendizagem.

“No conhecimento lógico-matemático, a fonte primária do conhecimento é a criança em si, nada é arbitrário, pois, os conceitos de números não podem ser ensinados pela transmissão social. As fontes primárias do conhecimento social são convenções estabelecidas pelas pessoas.” (Kamii, 1991).

Acreditamos que o desenvolvimento do pensamento aritmético dá-se inicialmente a partir da construção do conceito de número e do sistema de numeração decimal. Posteriormente, amplia-se com a compreensão do significado das operações permitindo seu uso adequado na resolução de problemas. Esse marco de aprendizagem, aritmética, inicia-se com a alfabetização matemática na educação infantil e tem continuidade ao longo de toda a escolaridade.

“O processo de ensino-aprendizagem possui um papel de destaque em nossas reflexões, pois, é esse processo que permitirá ao homem passar de geração à geração seus conhecimentos, métodos e técnicas para transformar a realidade natural,, que antecede sua existência, em uma realidade histórica e cultural, modificada e marcada diretamente para a sua atividade no mundo”. (Nogueira, 2009, p.19).

De um jeito simples ou empírico a criança focaliza apenas uma certa propriedade do objeto e acaba ignorando as demais, ela observa a cor do objeto, mas não o peso deste. Partindo deste princípio, é importante ressaltar que o pensamento lógico não depende da linguagem, e sim da sua realidade. A epistemologia de Jean Piaget identifica a matemática como uma interface entre o espírito humano e o mundo, sendo assim, podemos dizer que é um instrumento-chave no intercâmbio entre o sujeito e o universo, desta maneira os números são aprendidos por abstração reflexiva à medida que a criança constrói relações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com