TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

PEDAGOGIA

Bruna Isis 1410777

Flavia Ferreira 1414790

Rubia Karolyne 1412824

“A Importância do lúdico nos primeiros anos do Ensino Fundamental”

 São Paulo - SP 2016

AGRADECIMENTOS

           Agradecemos primeiramente a Deus e aos nossos familiares pela compreensão e ajuda em toda a trajetória e desenvolvimento deste trabalho. A orientadora Josefina Valentini de Santi que com sua paciência nos ensinou e nos deu os instrumentos necessários para o aprendizado e construção do conhecimento. E ao nosso grupo que unidas desde o primeiro semestre, trilhamos esse caminho juntas superando todas as dificuldades e aos poucos alcançando nossos objetivos juntas na união e na amizade.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão de curso refere-se à pesquisa e projeto de intervenção realizada para a obtenção da certificação da licenciatura em Pedagogia da faculdade Sumaré.

Nosso trabalho busca compreender a importância do brincar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, enfatizando o lúdico na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. Nosso trabalho propõe discutir o quanto é importante a escola e os educadores entenderem este processo que envolve o desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem das crianças, a imaginação, o lúdico, o brincar e o socializar nos primeiros anos.

A partir da lei 11.274/2006 que implementa o Ensino Fundamental para nove anos, acelerou-se, em algumas instituições, atividades que antes eram apresentadas às crianças de sete anos, esquecendo-se o fato de que a criança de seis anos precisa de espaço para a interação social, possibilidades imaginativas e criativas, que favoreçam seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, é possível oportunizar às crianças uma aprendizagem significativa, pautada no concreto das relações que estabelece através do brincar.

O objetivo deste trabalho é compreender para sugerir atividades que favoreçam  o processo de interação das crianças à nova rotina escolar, e como a aprendizagem pode ser otimizada e favorecida por meio da ludicidade. São importantes discussões que problematizem a deficiência do currículo nas escolas de ensino fundamental, entendendo como as instituições envolvidas se comportam frente a esse currículo e de que forma as ações lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança.

Tornam-se claras as diferenças na aprendizagem das crianças que têm um currículo desenvolvido através de estratégias lúdicas e daquelas que não têm como ferramentas de ensino as brincadeiras e jogos, e quais são as experiências abordadas para as os grupos distintos, entendendo a forma de compartilhar as experiências a cada nova brincadeira. Sendo assim, entender como as crianças veem essa transição, faz com que compreendermos o seu universo infantil, e assim buscaremos compreender os desafios da escola para propor um currículo mais lúdico, fazendo com que se torne possível aprender a partir das brincadeiras e jogos de forma natural, do desenvolvimento dentro da sala de aula e de seus espaços escolares. Com esse estudo pretendemos provar e fazer refletir que as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, necessitam de uma atenção especial e de um olhar diferenciado para desenvolver a sua aprendizagem, de acordo com suas capacidades e suas habilidades referentes à idade, sem acelerar o que antes era obrigatório a partir dos sete anos de idade.

A escolha do tema justifica-se a partir da percepção realizada nas observações no cumprimento do estágio, quando percebemos o desinteresse de crianças a partir dos 6 anos com as atividades rotineiras na escola, desestimulantes e tradicionais, sendo o brincar nos primeiros anos do ensino fundamental esquecido por muitas escolas.

É de extrema importância compreender que a criança passa da Educação Infantil, onde todas as atividades são lúdicas, permitindo a fantasia e a imaginação na aprendizagem que vem sendo construída para o Ensino Fundamental, culturalmente associado à priorização da alfabetização por meio de registros. É papel do professor, entender os benefícios concedidos à criança que brinca e compreender como é conduzida a aprendizagem da criança quando chega a essa nova etapa. Cabe a ele também trabalhar em parceria com a família, orientando-a para que não se percam momentos tão importantes da infância de seus filhos, e não seja causado nenhum trauma em suas crianças. É preciso entender como trabalhar o currículo dentro dos PCN’S, de uma forma que seja prazerosa para nossos alunos, para que se possa tirar a imagem de que aluno quando entra na escola, deixa de ser criança.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

A implementação do Ensino Fundamental para nove anos, estabelecida pela Lei nº 11.274, de fevereiro de 2006, ampliou o Ensino Fundamental para as crianças de seis anos, antes caracterizadas como pertencentes à Educação Infantil. Percebemos que depois da lei promulgada, parece esquecido ou amenizado o direito de brincar para essas crianças. Os currículos não foram adaptados a esse novo perfil de aluno. Entretanto, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCN’s 1998), pode-se confirmar que:

Os sistemas de ensino e as escolas não poderão apenas adaptar seu currículo à nova realidade, pois não se trata de incorporar, no primeiro ano de escolaridade, o currículo da Pré-Escola, nem de trabalhar com as crianças de 6 (seis) anos os conteúdos que eram desenvolvidos com as crianças de 7 (sete) anos. Trata-se, portanto, de criar um novo currículo e de um novo projeto político pedagógico para o Ensino Fundamental que abranja os 9 anos de escolarização, incluindo as crianças de 6 anos(DCN’s.1998 p.109).        

Sendo assim percebemos que enquanto não tem um documento atual para essa mudança de oito para nove anos do ensino fundamental, as equipes gestoras das escolas em parceria com as professoras devem adaptar esse currículo seguindo dois documentos: o Referencial Curricular Nacional do Ensino Infantil (RCNEI) e o Parâmetro Curricular Nacional (PCN).

A partir do exposto, procuramos entender como as crianças convivem com essa transição, se os professores estão adaptados a esse currículo e qual a verdadeira importância do lúdico para a construção do conhecimento e desenvolvimento nos primeiros anos do Ensino Fundamental, por meio de brincadeiras jogos e experiências socializadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com