TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  11.468 Palavras (46 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 46

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INDIARA DE JESUS BORTOLINI

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JOGOS E BRICADEIRAS

COLATINA/ES

2021

INDIARA DE JESUS BORTOLINI

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JOGOS E BRICADEIRAS

COLATINA/ES

2021

TERMO DE APROVAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JOGOS E BRICADEIRAS

Por Indiara de Jesus Bortolini

Esta monografia foi apresentada às

______________________________________

(orientador)

____________________________________

_________________________________________

Dedicatória

Dedico este trabalho, primeiramente a Deus, que me deu forças para vencer todas as dificuldades. Ao meu esposo que esteve comigo em todos os momentos me apoiando.

Agradecimentos

Agradeço aos meus amigos que me ajudaram e incentivaram a não desistir no caminho.Aos meus familiares que me ajudaram a ultrapassar todos os obstáculos encontrados durante essa jornada. Sou grata aos meus professores, gestores e orientadores pela paciência, dedicação, ensinamentos, conselhos e por tudo que aprendi ao longo desses anos.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (CORA CORALINA)

MEMORIAL ACADÊMICO

                            Sempre fui uma menina apegada a minha mãe estão nunca gostei de ficar longe dela, quando chegou o momento de ir para a creche foi como se o mundo tivesse acabado mesmo sendo por pouco tempo parecia que era o dia todo, com o passar do tempo fui fazendo amizade e me acostumando com a nova rotina, pois percebi que estava aprendendo coisas novas, mas muitas vezes eu ficava triste, chateada, pois não tinha minha mãe por perto.

                            Apesar de ter me acostumado com a creche no fundo ainda não tinha muito interesse em estudar, o pouquinho da minha vontade de esta lá era por causa das amizades que tinha feito, quando chegou a hora de ir para o ensino fundamental, teve uma enorme mudança já que era um ambiente totalmente novo, com professores e colegas novos.Tive muita dificuldade de aprender as matérias, porem teve uma professora que começou a me reparar e viu que eu não estada conseguindo acompanhar a turma, então ela começou a fazer atividades diferentes para mim, atividades no qual eu conseguia entender e aprender de forma muito prazerosa e divertida, por causa dessa professora, comecei a gostar de estudar, fazer atividade de casa, apresentar trabalho, não reclamar mais de ir à escola.

                            Lembro-me muito bem quando teve uma atividade na escola onde nós tínhamos que escrever e desenhar a profissão que nós alunos queríamos ter no futuro, muitos queria ser medico, dentistas, policial, e eu falei que queria ser professora para ajudar crianças iguais a mim que era tímida e não conseguia aprender tão rápido quanto a turma, ser uma excelente professora, igual que é eu tive. Quando fui para o ensino médio gostei muito de biologia, e queria ser professora de biologia, pois a aula era bem dinâmica, que poderia ficar o dia todo só com ela. Mas na hora de fazer o vestibular veio em minha mente à professora lá do ensino fundamental, e mais uma vez eu falei que queria ser igual a ela então revolvi fazer pedagogia, e hoje terminando o meu curso e lembrando-se detodas às meterias que já estude cada uma delas foram de extrema importância e contribuiu muito para meu aprendizado, a cada conhecimento novo era uma confirmação de que era isso que eu realmente queria.

RESUMO

Esse trabalho apresenta a importância do lúdico na educação infantil através de jogos e brincadeiras, tendo como objetivo compreender a importância na metodologia no processo do conhecimento na educação infantil, fazendo uma analise reflexiva para entender se realmente os jogos e brincadeiras podem contribuir no processo de ensino/aprendizagem, entendendo a história dos jogos para compreender melhor e chegarmos a um conhecimento atual. A questão que norteia o trabalho constitui-se em: Será que podemos afirmar que os jogos e brincadeiras contribuem para que ocorra uma efetiva aprendizagem na educação infantil? A finalidade deste estudo é enfatizar a importância dos educadores de terem em mente os objetivos para então diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias/projetos de trabalho; identificando desta forma, as dificuldades e os avanços dos educados. Este estudo está fundamentado nas pesquisas bibliográficas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. Os resultados mostram que os professores estão cientes que os jogos e brincadeiras contribuem para o processo de ensino/aprendizagem auxilia no crescimento da criança, utiliza a analise, observação, atenção, imaginação, vocabulário, linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Entendemos que os jogos são como experiências e liberdade de criação nas quais as crianças expressem suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e um espaço de interação conseguem mesma e com os outros.  

Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras, Aprendizagem e Desenvolvimento.

SUMÁRIO

2. Introdução.....................................................................................................10

3. Analise bibliográfica......................................................................................12

4 Problema ou Solução para a Escola..............................................................14

5 A Importância do Lúdico................................................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com